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PRÁTICAS ENUNCIATIVAS EM UM EVENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS DO RIO DE JANEIRO

ENUNCIATIVE PRACTICES IN A POPULAR SCIENCE EVENT IN A SCIENCE MUSEUM IN RIO DE JANEIRO

Resumos

Na perspectiva dos estudos de linguagem, analisamos enuncia ções produzidas em um evento temático de divulgação científica, intitula do "Contadores de Histórias do Museu da Vida". Este evento se insere em meio às ações desenvolvidas pelo Programa Leitura e Ciência, organiza do mensalmente na Fundação Oswaldo Cruz, no espaço em questão. Inclui a apresentação de um grupo de contadores de histórias que utilizam textos de literatura, cenários criados com associações ao tema abordado e um convidado - pesquisador ou profissional da divulgação científica - que apresenta o tema durante quinze ou vinte minutos, ao que se segue o debate com o público. Registros videográficos do evento constituem o material empírico analisado. Tendo como enfoque de pesquisa o cunho qualitativo e interpretativo, apoiamo-nos em estudos de Mikhail Bakhtin, considerando o caráter dialógico da linguagem e enfatizando aspectos como a esfera de comunicação humana, a presença dos "já-ditos", e os sentidos estabelecidos pelos enunciadores na elaboração dos enunciados. Concluímos que, nesta esfera de comunicação, a constituição da enuncia ção é predominantemente do gênero cotidiano, estruturada por meio da linguagem coloquial, com momentos marcados pelo léxico da linguagem científica.

Linguagem; divulgação científica; museu de ciências


Enunciations produced in a thematic event aimed to promote science, entitled "Storytellers from the Museum of Life", have been ana lyzed within the perspective of language studies. This event is part of the actions developed by the Reading and Science Program, monthly held at Fundação Oswaldo Cruz. The storytellers performed literary texts in a scenography related to the topic. Moreover, a guest from the institution (a researcher or a science promoter) is invited to talk about the subject in fif teen to twenty minutes, as a debate with the audience follows. Video records from the event have been used for the empirical analysis. Focusing on the qualitative and interpretive approach, we were inspired by studies of Mikhail Bakhtin, considering the dialogical nature of language and emphasizing aspects such as the sphere of human communication, the presence of clichés, and the meanings conveyed by enunciators when pro ducing utterances. We conclude that, in this area of communication, the enunciations are predominantly built up through colloquial language, eventually marked by the lexicon of scientific language.

Language; science promotion; science museum


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    Adriana M. Assumpção - Coordenadora do Núcleo de Educação Não Formal em Ciência, Saúde e Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) / Programa de Implantação do Campus Fiocruz da Mata Atlântica. E-mail:assumpcao31@yahoo.com.br
  • 3
    Guaracira Gouvêa - Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: guaracirag@uol.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2010

Histórico

  • Recebido
    15 Abr 2009
  • Aceito
    11 Set 2009
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