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AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE FÍSICA REFERENTES À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS

SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS REGARDING SOCIAL INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED PERSONS

Este trabalho estuda a disciplina Ensino de Física e Inclusão Social criada há três anos como eletiva no curso de Licenciatura em Física. Pretendemos conhecer o que os licenciandos pensam de um ensino de Física inclusivo enquanto estão na Universidade, para eventuais mudanças no curso. Utilizamos Grupo Focal articulado ao Discurso do Sujeito Coletivo para identificar as representações sociais. O resultado mostrou que o tema inclusão não mobiliza os licenciandos, não constituindo uma representação social. Por outro lado, a ideia de o ensino de Física estar associado com dificuldade que só pode ser enfrentada por estudantes segundo um padrão de normalidade é um objeto de representação social, uma vez que se apresentou como um fenômeno capaz de gerar concepções, opiniões e atitudes ora contraditórias ora convergentes. Esse resultado é um indicador de que nossos estudantes ainda não aceitam que deficientes visuais possam aprender Física.

Representação social; ensino de Física; inclusão social


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