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ANALOGIAS EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR

ANALOGIES IN UNDERGRADUATES' GENERAL CHEMISTRY TEXTBOOKS

Resumos

Apesar da comum utilização das analogias em livros de ciências em geral, estudos envolvendo essa presença em livros de Ensino Superior não são usuais. Nesse sentido, o presente artigo apresenta um estudo sobre as analogias encontradas nos livros de Química Geral voltados ao Ensino Superior, na tentativa de fazer um paralelo com estudos cujas análises se deram para livros de Ensino Médio. Após a leitura integral das obras, identificou-se 212 analogias, as quais foram classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Foi observada maior presença de analogias nas obras do Ensino Superior, diferenças no tipo de relação analógica e menor presença de analogias ilustrativas. Também foram discutidos apontamentos sobre um uso mais adequado de algumas das analogias, assim como sobre o papel do professor.

Analogia; livro didático; química geral.


Although analogies are commonly used in Science textbooks, studies on textbooks used in undergraduate courses are unusual. Taking this into account, this paper presents an analysis on the analogies found in General Chemistry textbooks, aiming to establish a parallel with studies whose focus was on high school textbooks. After reading the textbooks, 212 analogies were identified. They were classified according to a system of categories adapted from studies present at the literature. Undergraduates' textbooks presented more analogies than high school textbooks, differences in analogical relation and a minor presence of illustrative analogies. This work also discusses directions for an adequate use of some analogies, as well as aspects related to the teachers role.

Analogies; textbooks; general chemistry.


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    Diversos autores utilizam diferentes denominações para os conceitos comparados em uma analo gia; porém, a discordância semântica desses termos não indica que eles sejam percebidos diferen temente. Neste trabalho, será adotada a denominação de conceito-alvo para aquele conceito que se quer aprender (ensinar), e de conceito análogo para aquele que servirá de subsídio para o alcance do primeiro.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    29 Abr 2011
  • Aceito
    12 Dez 2011
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