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ANÁLISE DO PROCESSO INCLUSIVO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE BAURU: A VOZ DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL1 1 Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Núcleo de Apoio ao Ensino de Ciências e Matemática de Ilha Solteira (NAECIM); Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e inclusão escolar (ENCINE- www.fc.unesp.br/encine).

ANALYSIS OF INCLUSIVE PROCESS IN A STATESCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF BAURU: THE VOICE OF A STUDENT WITH VISION IMPAIRMENT

Resumos

A proposta de educação inclusiva do governo estadual de São Paulo baseia-se na adaptação curricular. O presente estudo teve por ob jetivo analisar a voz do aluno com deficiência visual incluído na sala de aula regular. Utilizou-se, para análise dos dados, a Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos demonstraram que o aluno com defi ciência visual está apenas inserido na sala de aula regular, e as políticas públicas pouco se atentam para a sua inclusão. Nesse sentido, observa mos a necessidade de uma formação continuada dos professores da sala regular, não apenas para adequar suas metodologias, mas também para que eles se preocupem em dialogar com os professores especialistas, empregando as salas de recursos como um espaço de apoio.

Inclusão educacional; deficiência visual; ensino de ciências.


The proposal of inclusive education in the state government of São Paulo is based on curriculum adaptation. This study aimed to analyse the voice of the student with vision impairment included in a regular classroom. Textual Discourse Analysis was used for data analysis.the The results showed that the student with vision impairment is simply located in the regular classroom, and public policies pay little heed to their inclusion. In this sense, we notice the need for regular classroom teachers ongoing formation, so that they can conform their procedures, and also develop a dialogue with expert teachers, using the resource rooms as a place for support.

Inclusive education; vision impairment; science teaching.


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  • 1
    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Núcleo de Apoio ao Ensino de Ciências e Matemática de Ilha Solteira (NAECIM); Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e inclusão escolar (ENCINE- www.fc.unesp.br/encine).
  • 2
    Eliza Oliveira Lippe - Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em surdez, atuando principalmente nos seguintes temas: Surdez, Educação de Surdos, Deficiência Visual e Genética na Educação Especial. Email: li_lippe@yahoo.com.br
  • 3
    Fabio de Souza Alves - Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de São Paulo - USP, Pesquisador de novas Estratégias e Metodologias de Ensino de Física para Pessoas Surdas Investigando a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Email: proffabiofisica@gmail.com
  • 4
    Eder Pires de Camargo - Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru. Docente do Departamento de Física e Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), e do Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), de Bauru. Email:camargoep@dfq.feis.unesp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2012

Histórico

  • Recebido
    25 Maio 2011
  • Aceito
    23 Ago 2011
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