ANÁLISE DO PROCESSO INCLUSIVO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE BAURU: A VOZ DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL1 1 Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Núcleo de Apoio ao Ensino de Ciências e Matemática de Ilha Solteira (NAECIM); Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e inclusão escolar (ENCINE- www.fc.unesp.br/encine).

ANALYSIS OF INCLUSIVE PROCESS IN A STATESCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF BAURU: THE VOICE OF A STUDENT WITH VISION IMPAIRMENT

Eliza Oliveira Lippe Fabio de Souza Alves Eder Pires de Camargo Sobre os autores

A proposta de educação inclusiva do governo estadual de São Paulo baseia-se na adaptação curricular. O presente estudo teve por ob jetivo analisar a voz do aluno com deficiência visual incluído na sala de aula regular. Utilizou-se, para análise dos dados, a Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos demonstraram que o aluno com defi ciência visual está apenas inserido na sala de aula regular, e as políticas públicas pouco se atentam para a sua inclusão. Nesse sentido, observa mos a necessidade de uma formação continuada dos professores da sala regular, não apenas para adequar suas metodologias, mas também para que eles se preocupem em dialogar com os professores especialistas, empregando as salas de recursos como um espaço de apoio.

Inclusão educacional; deficiência visual; ensino de ciências.


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