POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE MINAS GERAIS

EDUCATIONAL POLICIES FOR CONTINUED FORMATION AND THE PROGRAM OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF THE STATE OF MINAS GERAIS

Jacqueline de Sousa Batista Figueiredo Jairo de Araujo Lopes Sobre os autores

Este trabalho tem por objetivo analisar a implantação de uma política pública mineira do Projeto Escolas-Referência com o Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores - PDP - desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas-MG no contexto das políticas públicas, nos âmbitos federal e estadual, de capacitação continuada. O Programa tem a pretensão de inserir o professor como construtor e reconstrutor de seu percurso formativo e profissional por meio do desenvolvimento de atividades, do acompanhamento e suporte pedagógico para a implantação das novas propostas curriculares - a conjectura do Currículo Básico Comum. Mediante análise bibliográfica e documental, e de depoimento de quatro docentes participantes ativos do processo, refletiu-se, a partir de referências teóricas referentes a políticas públicas, sobre inquietações decorrentes da implantação da nova proposta no meio escolar, buscando conhecer os pontos que representam avanços e obstáculos do PDP.

Políticas públicas; formação continuada; currículo escolar


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