Acessibilidade / Reportar erro

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E INTERAÇÕES EM SALA DE AULA: ALGUMAS DIRETRIZES PARA UMA ANÁLISE DINÂMICA

Este artigo trata da seguinte ideia: a análise de situações de sala de aula devem combinar uma conjunto de quatro parâmetros para desvendar a complexi dade e a riqueza. Os parâmetros em questão são os aspectos epistemológicos conti dos no discurso, a forma das representações utilizadas, o tipo de interação discursiva e as formas de engajamento dos atores na situação. Ferramentas metodológicas são propostas para construir a articulação entre estes diferentes aspectos. Uma situação é analisada, a título de exemplo, seguindo as quatro dimensões.

Análise de situações de sala de aula; complexidade; metodologia


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br