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ENSINO DE CIÊNCIAS E CULTURA LOCAL: UM ESTUDO A PARTIR DAS FALAS DE PROFESSORES DE UM CONTEXTO TEUTO-BRASILEIRO

SCIENCE TEACHING AND LOCAL CULTURE: A STUDY OF TEACHERS' SPEECHES IN A GERMAN-BRAZILIAN CONTEXT

Resumos

O presente texto aborda os elos entre a cultura e o ensino de ciências, discutindo a existência de elementos da cultura local que permeiam os discursos dos professores de uma comunidade teuto-brasileira, sobre o ensino e a aprendizagem em ciências. O artigo relata resultados de uma pesquisa que investigou o cotidiano do ensino de ciências no município de Salvador das Missões (RS), colonizado por descendentes germânicos. Os resultados apontam que os principais identificadores culturais, como os valores atribuídos à escola, à família e à língua, continuam vivos no cotidiano da população local e permeiam as falas dos professores sobre temas como a função e os objetivos do ensino de ciências e as posturas adotadas em sala de aula.

Ensino de ciências; cultura teuto-brasileira; formação de professores


The present text discusses the relationship between the culture and the teaching of Science, focusing the presence of local culture elements in the discourses of teachers from a German-Brazilian community regarding the teaching and learning in Science. It reports results of a research in which we investigated the teaching practice of Science in Salvador das Missões (Rio Grande do Sul - Brazil), colonized by German descendants. The results show that the main cultural identifiers - that is, the values attributed to institutions like the school, the family and the the language - are still alive in the everyday life of the local population. These values are present in the teachers' speeches with respect to themes such as the function and the objectives of Science teaching, as well as in the teachers' attitudes in the classroom.

Science teaching; german-brazilian culture; teachers' education


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  • *
    Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • **
    Docente da Universidade de São Paulo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2009

Histórico

  • Recebido
    07 Dez 2007
  • Aceito
    14 Abr 2008
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