Acessibilidade / Reportar erro

TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA EM GOIÁS

TRENDS FOR CHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF INTERDISCIPLINARITY PROJECTS OF CHEMISTRY TEACHER EDUCATION IN GOIÁS

Resumos

Para adequar o contexto da formação de professores às orientações legais da educação básica, os projetos pedagógicos de cursos (PPC) de formação de pro fessores inseriram em seus textos a interdisciplinaridade tratando-a como um dos eixos norteadores da proposta pedagógica. A partir de tal aspecto, esta pesquisa in vestigou, por meio da análise textual discursiva, oito PPCs de cursos de licenciatura em Química do estado de Goiás, buscando identificar de que forma a interdiscipli naridade está caracterizada nos PPCs e se estes documentos apresentam a viabiliza ção da formação de caráter interdisciplinar para o futuro docente. Observamos que os PPCs apresentam a interdisciplinaridade como um dos eixos de suas propostas pedagógicas, mas não oferecem suporte teórico nem indicam os caminhos metodológicos para tal adequação.

Interdisciplinaridade; projeto pedagógico; licenciatura em química


To adapt the context of teacher education to legal guidelines of basic education, the undergraduate program's Pedagogical Projects of Courses (PPC) in serted interdisciplinarity in their texts, treating it as one of the guiding principles of the educational proposal. From of this aspect, this research investigated, through the discursive textual analysis, eight PPCs from Chemistry graduation programs in Goias, seeking to identify how interdisciplinarity is characterized in these PPCs and analyze if these documents show a feasible interdisciplinary training for future teach ers. We observed that the PPCs have the interdisciplinarity as one of their educa tional proposals axes, but do not offer support theoretical or methodological ways to indicate such suitability.

Interdisciplinary; teaching project; chemistry degree


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AUGUSTO, T. G. M. et al. Interdisciplinaridade: concepções de professores da área Ciências da Natureza em formação em serviço. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p.277-289, 2004.
  • BATISTA, I. L.; LAVAQUI, V.; SALVI, R. F. Interdisciplinaridade escolar no Ensino Médio por meio de trabalho com projetos pedagógicos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 2, p.209-239, 2008.
  • BATISTA, I. L, SALVI, R. F.Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade educativa: pensamento complexo e reconciliação integrativa. Ensaio, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p.147 -159, 2006.
  • BRASIL, Resolução CNE/ CP N° 1, de 18 de Fevereiro de 2002. (2002) Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf>.Acesso em: 09 de janeiro de 2009.
  • BERNSTEIN, B. Clases, códigos y control: hacia uma teoria de lãs transmisiones educa tivas. Madri: Akal, 1988 apud Veiga, I. P. In: Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político-Pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.
  • CARLOS, J. G. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. 2007. 139p. Dis sertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
  • DOMINGUES, J. J. TOCHI, M. S. OLIVEIRA, J. F. A reforma do Ensino Médio:a nova formulação curricular e a realidade da escola pública. Educação & Sociedade, n. 70, p.63-79, 2000.
  • FAZENDA, I. C. A. Intenlisciplimridade: história, teoria epesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2001.
  • FREITAS, H. C. L. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e Sociedade, v. 23, n. 80, p. 136-167, 2002.
  • GUERRA, A. FREITAS, J. BRAGA, M. A. A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica. Cad.Cat.Ens.Fís., v. 15, n. 1: p. 32-46, 1998.
  • JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade epatologia do saber. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1976.
  • LOPES, A. C. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualização., Educação & Sociedade v. 23, n. 80, p. 386-400, 2002.
  • MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. Revista Ibero-Americana de Educación, n. 25, p. 147-174, 2001.
  • MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
  • MORAES, R. e GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
  • PIERSON, A. H. C. NEVES, M. R. Interdisciplinaridade na formação de professores de ciências: conhecendo obstáculos. Revista brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 2, p. 120-131, 2001.
  • PIAGET, J. La epistemologia de las relaciones interdisciplinares. In APOSTEL, L. BERGER, G. BRIGGS, A. e MICHAUD, G. Interdisciplinariedad: problemas de la enseñanza y de la investigaciõn en las universidades, México: Associación Nacional de Universidades e Institutos de Enseñanza Superior, 1979 apud SANTOMÉ, J. T. Trad. Cláudia Schilling. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médica, 1998.
  • SANTOMÉ, J. T. Trad.. Cláudia Schilling Globaligação e interdisciplinaridade: o currículo inte grado. Porto Alegre: Artes Médica, 1998.
  • SILVA, R M. G. SCHNETZLER, R. P. Concepções e ações de formadores de professores de química sobre o estágio supervisionado: propostas brasileiras e portuguesas. Química Nova, v. 31, n. 8, p. 2174-2183, 2008.
  • VEIGA, I. P.. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político-Pedagógico Campinas, SP: Papirus, 2004.
  • ZIBAS, D. M. L. A reforma do Ensino Médio nos anos de 1990: o parto da montanha e as novas perspectivas. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 24-37, 2005.
  • 1
    Nyuara Araújo da Silva Mesquita - Doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do es tágio da Licenciatura em Química dessa instituição e pesquisadora do LEQUAL- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). e-mail: nyuara@quimica.ufg.br
  • 2
    Márlon H. F. B. Soares - Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Adjunto IV de Ensino de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG). Coor denador do Laboratório de Educação Química e Ativi dades Lúdicas da Universi dade Federal de Goiás (LEQUAL-UFG). e-mail: mar- lon@quimica.ufg.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2012

Histórico

  • Recebido
    08 Jul 2010
  • Aceito
    16 Dez 2011
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br