Acessibilidade / Reportar erro

Formas de Construtivismo: Mudança Conceitual e Construtivismo Contextual* * Este artigo é uma versão significativamente modificada de trabalho que se encontra nas Atas do II Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), realizado em Valinhos-SP, no mês de Setembro de 1999.

Forms of Constructivismo: Conceptual Change and Contextual Constructivism

Geelan (1997), em seu modelo bidimensional das formas de construtivismo, situa o construtivismo contextual, proposto por William Cobern, numa posição diametralmente oposta à pedagogia da mudança conceitual, por ele associada ao construtivismo pessoal. Neste artigo, discutimos as relações entre essas duas formas de construtivismo e algumas implicações para o ensino de Ciências.

construtivismo; mudança conceitual; construtivismo contextual; ensino de ciências.


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br