HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS COM A DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL1 1 Este trabalho é resultado da articulação de dois projetos de pesquisa. O primeiro deles, "A Fac uldade de Formação de Professores em São Gonçalo: movimentos de uma história em construção (1971-1987)", é financiado pela FAPERJ, e o segundo, "Experimentação no ensino de Biologia: ma trizes históricas e curriculares na formação de professores", financiado pela FAPERJ e pelo CNPq, respectivamente, sob coordenação da primeira e da segunda autora. Ambos são realizados no âmbito do grupo de pesquisa "Currículo, Docência e Cultura", na Universidade Federal Fluminense.

HISTORY OF THE INITIAL TEACHER TRAINING: DIALOGUES WITH THE SCHOOL SUBJECT SCIENCE IN ELEMENTARY SCHOOL

Ana Cléa Moreira Ayres Sandra Escovedo Selles Sobre os autores

O artigo apresenta um estudo histórico acerca dos cursos de Licenciatura na área de Ciências Naturais no Brasil e, em particular, das propostas de Licenciaturas Curtas implementadas nas décadas de 1960-70. Apoiado em referenciais do campo do currículo, problematizam-se rela ções e conflitos que se estabeleceram na proposição das licenciaturas cur tas, relacionando-os com as demandas históricas por escolarização e com as especificidades da disciplina escolar Ciências. A análise dos argumentos produzidos no interior da comunidade acadêmica face a essas propostas e sustentados a partir de perspectivas epistemológicas e curriculares confli tantes é igualmente apresentada. Argumenta-se que o estudo da formação docente - suas concepções e modelos formativos - requer analisar tanto sua dimensão macrossocial quanto as relações mais específicas que confi guram a disciplina escolar.

Educação em ciências; história do currículo; formação de professores de ciências.


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br