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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS DA ÁREA ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

COMPUTERS IN MATHEMATICS AND SCIENCE EDUCATION IN THE FIRST YEARS OF SCHOOLING: A STUDY ON RESEARCH IN THE AREA OF MATHEMATICS AND SCIENCE TEACHING

Resumos

Neste artigo, examinamos dissertações e teses sobre o uso da informática na educação matemática e científica nos anos iniciais de escolaridade, defendidas no âmbito da área ensino de Ciências e Matemática (46) no Brasil. Os referenciais teóricos que adotamos para analisar essas pesquisas são: Valente (1999), Almeida (2007), Haddad (2002), Franco (2003), dentre outros. Os resultados revelam que pesquisas, ao investirem na compreensão do ensino e/ou da aprendizagem utilizando informática como recurso, privilegiam estudo das potencialidades das tecnologias empregadas. Poucos trabalhos verticalizam de maneira epistêmica ou metodológica o papel docente em contextos em que a informática está inserida. Investir em pesquisas sobre essa temática é desejável, considerando as perspectivas da área de educação em Ciências e Matemática neste século.

Informática; educação em ciências e matemática; anos iniciais do ensino fundamental.


This article aims to review dissertations and theses on the use of computing in Maths and Science Education in the early years of schooling, within the defended area of Mathematics and Science Teaching (46). For this purpose, we are theoretically supported by Valente (1999), Almeida (2007), Haddad (2002), among others. This study shows that investing in research to understand the teaching / learning content using computers technology as a pedagogical tool privileges the study of the used technologies potential. Few studies deepen epistemic or methodogically the teacher's role in contexts in which computers are used. Investing in research on this topic it is desirable to discuss Science and Mathematics Education for this century.

Informatics; science and mathematics education; early years of schooling.


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  • 1
    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
  • 2
    A área 46 foi criada pela CAPES no ano de 2000. Até o ano anterior à sua criação, as pesquisas desen volvidas sobre o ensino de Ciências e Matemática ficavam vinculadas à área Educação, o que vem ocorrendo até os dias atuais em alguns programas de pós-graduação na área Educação que mantêm linha de pesquisa em educação matemática e científica. A criação da área 46 tem contribuído para o avanço das pesquisas nessa área específica do conhecimento, assim como no desenvolvimento profissional de seus pesquisadores.
  • 3
    De acordo com avaliação da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico - OCDE, no ano de 2006. E possível ter acesso a essas informações por meio da lista completa do PISA em vários sites, dentre eles, www.epoca.com.br.
  • 4
    Informações contidas no site da CAPES atualizadas em 31/08/2010. Os 60 programas são carac terizados da seguinte forma: 11 programas de mestrado acadêmico, 01 programa de doutorado, 30 programas de mestrado profissional e 18 programas de mestrado acadêmico e doutorado.
  • 5
    Das 27 pesquisas, não tivemos acesso aos arquivos digitais de apenas 03 dissertações. Esses traba lhos foram aproveitados por considerar que os respectivos resumos davam conta da caracterização geral do trabalho.
  • 6
    Pontifícia Universidade Católica (PUC); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).
  • 7
    Atribuímos o termo experiência formativa à estratégia, utilizada pelo pesquisador, de realizar formação conti nuada junto aos sujeitos a fim de investigar o processo de formação docente e suas possíveis repercussões.
  • 8
    Tais pesquisas assumem-se como estudos de caso. Fazem observações sem interferência na reali dade investigada.
  • 9
    A autora se apoia no conceito de tecnologia de Kenski (2003), em que se refere a um conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em determinado tipo de atividade.
  • 10
    France Fraiha-Martins - Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do IEMCI/UFPA atuando com tecnologias de informação e comunicação no ensino de Ciências e Matemática. Email: francefraiha@hotmail.com
  • 11
    Terezinha Valim Oliver Gonçalves - Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/ UFPA). É pesquisadora na área de Educação em Ciências e Educação Ambiental, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, ensino de ciências, formação inicial, pesquisa narrativa e ensino com pesquisa. Email: tevalim@yahoo.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    02 Mar 2011
  • Aceito
    24 Dez 2011
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