Acessibilidade / Reportar erro

IMPRESSÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A PRESENÇA DAS MULHERES NA CIÊNCIA

IMPRESSIONS OF UNIVERSITY STUDENTS ABOUT THE PRESENCE OF WOMEN IN SCIENCE

Resumos

O objetivo deste trabalho é analisar a presença das mulheres nas ciências naturais nos aspectos histórico, social e epistemológico e tem como objetivo esclarecer as formas como esta presença ocorre. É feita uma análise de uma pesquisa realizada com estudantes universitários de um curso de licenciatura em física sobre a relação entre as mulheres e a ciência. São analisadas, também, as estratégias e práticas pedagógicas de educação científica que melhor se adaptem ao perfil feminino para permitir que professores de ciências naturais atuem como agentes de mudanças de modo a atrair mais mulheres para este campo de conhecimento.

história da ciência; mulher; física; sexismo.


The objective of this paper is to analyze the presence of women in natural sciences in its historical, social and epistemological aspects, with the objective of clarifying the ways in which this presence occurs. An analysis of a research carried out with university students of a course of physics about the relation between women and science is made. Some pedagogical practices and strategies of scientific education that better adapt to the women style are also analyzed in order to allow teachers of natural sciences to act as agents of change so that they can attract a greater number of women to this knowledge field.

history of science; woman; physics; sexism.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AIP - AMERICAN INSTITUTE OF PHYSICS. Women in Physics and Astronomy - 2005. AIP Report Number R-441, 2005.
  • AIP - AMERICAN INSTITUTE OF PHYSICS. Women physicists speak again. AIP Report Number R-441, 2006.
  • ARISTÓTELES. A política. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.
  • ATTALI, J. Dicionário do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
  • BARBERCHECK, M. Mixed Messages - Men and women in advertisements in science. In: Woman, science and technology. Org: WYER, Mary. New York: Routledge, 2001.
  • BLICKENSTAFF, J. C. Women and science careers: leaky pipeline or gender filter? In: Gender and education. V. 17, n. 4, p. 369, 2005.
  • CANDOTTI, E. Cientistas do Brasil - Depoimentos. São Paulo: SPBC, 1998.
  • CASAGRANDE, L. S. e CARVALHO, M. G. Educando as novas gerações: representações de gênero nos livros didáticos de matemática. Caxambu: Anais da 29a Reunião Anual da ANPED, 2006.
  • CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
  • CHASSOT, A. A ciência é masculina? São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.
  • ESTÉBANEZ, M. E. As mulheres na ciência regional. In: ComCiência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. Laboratório de Jornalismo da Unicamp e da SBPC, n. 50, dez/2003 - jan/2004.
  • HILBORN, R. C. et al. What works for women in undergraduate physics? In: Physics Today. v. 56, n. 9, p. 46, 2003.
  • IUPAP - INTERNACIONAL UNION OF PURE AND APPLIED PHYSICS. Women in Physics: The IUPAP International Conference on Women in Physics. Paris: AIP Conference Proceedings 628, 2002.
  • JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 1976.
  • KAKU, Michio. Visões do futuro. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
  • LE BON, G. Recherches anatomiques et mathématiques sur les lois des variations du volume du cerveau et sur leurs relations avec l'intelligence. In: Revue d'Anthropologie: 2a série, v. 2, 1879.
  • LEVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.
  • LEWONTIN, R. C., ROSE, S. e KAMIN, L. J. Not in our genes. New York: Pantheon Books, 1984.
  • MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
  • MORO, C. C. A questão de gênero no ensino de ciências. Chapecó: Argos, 2001.
  • ROSEMBERG, F. Educação formal, mulher e gênero no Brasil contemporâneo. In: Revista de Estudos Feministas. Florianópolis: v. 9, no 2, 2001.
  • SANTOS, A. N. M., BENTO, M. A. e AURETTA, C. Mulheres na ciência. Lisboa: Gradiva, 1991.
  • SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
  • SANTOS, B. S. A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002.
  • SANTOS, L. W., ICHIKAWA, E. Y. e CARGANO, D. F. Ciência, tecnologia e gênero. Londrina: IAPAR, 2006.
  • SAYERS, J. Feminismo e ciência. In: ROSE, E. e APPIGNANESI, L. Para uma nova ciência. Lisboa: Gradiva, 1989.
  • SCHIENBINGER, L. O feminismo mudou a ciência? Bauru: EDUSC, 2001.
  • SPELKE, E. The science of gender and science - Pinker vs. Spelker - A debate - 16/5/2005. Disponível em: http://www.edge.org. Acessado em 03/04/2008.
    » http://www.edge.org
  • TRECKER, J. L. Sex, science and education. In:. Woman, science and technology Org:. WYER, Mary New York: Routledge, 2001.
  • WHITTEN, B. L. et al. What works for women in undergraduate physics and what we can learn from women's colleges. In: Journal of women and minorities in science and engineering. v. 13, n. 1, p. 37, 2007.
  • 1
    Ricardo Roberto Plaza Teixeira - Doutor em Física pela USP e professor do CEFET-SP (Rua Pedro Vicente, 625 - São Paulo - SP - CEP: 01109-010) e da PUC-SP (Rua Monte Alegre, 984 - São Paulo - SP - CEP: 05014- 001). E-mail: rrpteixeira@bol.com.br.
  • 2
    Paola Zarrella da Costa - Licenciada em Física pelo CEFET-SP. E-mail: papi_za@hotmail.com.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2008
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br