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FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY

Resumos

A problemática do processo de formação de conceitos encontra expli cação nas diversas correntes filosóficas, dentre as quais podem ser citadas a empirista e a materialista dialética. A primeira acredita que o esquema formativo dos conceitos deva se apoiar nas experiências sensoriais e na capacidade de representação dos ob jetos, enquanto a segunda atribui grande importância aos conhecimentos historica mente construídos, destacando os aspectos relacionados tanto a sua antogênese quanto a sua filogênese. Nesse sentido, o presente trabalho pretende contribuir com as pesquisas em Educação Química, na medida em que busca uma maior aproxi mação entre as investigações de cunho filosófico-psicológico e as de caráter didático- pedagógico, particularmente quanto ao estudo das vias de desenvolvimento dos con ceitos científicos em situações de ensino e aprendizagem.

Conceitos; ensino e aprendizagem; química


The problematic of the concepts formation process finds explanation in the several philosophical currents, among which the empiricist and the dialecti cal-materialistic can be mentioned. The former believes that the concepts formative scheme must be supported by the sensorial experience and by the object represen tation capacity, while the second gives great importance to the historically built knowledge, highlighting the aspects related to its antogenesis as well as to its phylo genesis. In this direction, the present work aims to contribute to the research in che mical education, as it searches an approximation between the psychological-phi losophical and the didactic-pedagogic investigation, particularly in relation to the study of the scientific concepts development on teaching and learning.

Concepts; teaching and learning; chemistry


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  • 1
    Segundo Davydov (1972), esse processo se caracteriza pela busca do comum e pela nomeação de certos invariantes em determinado conjunto de objetos. O re sultado desse processo consiste na capacidade de se separarem os traços comuns e portanto gerais, para que, em seguida, sejam identificados os objetos como per tencentes ou não a determinada classe.
  • 2
    Segundo Davídov (1988), essa operação constitui um dos aspectos da atividade objetivo-prática, a reprodução, nela, das formas universais das coisas. Tal reprodu- ção tem lugar na atividade laboral das pessoas como peculiar experimento obje- tivo-sensorial. Logo, esse experimento adquire, cada vez mais, um caráter cognosci- tivo, permitindo às pessoas passarem, com o tempo, a realizar os experimentos mentalmente.
  • 3
    Definido por Shtoff (1966) citado por Davydov (1972) como "...un sistema conce bido mentalmente o realizado en forma material, que, reflejando o reproduciendo el objeto de la investigación, es capaz de substituirlo de modo que su estudio nos dé nueva información sobre dicho objeto."
  • 4
    Rodrigo Garrett da Costa - Doutorando em Infor mática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGIE/UFRGS). Professor do curso de Licen ciatura em Química do Insti tuto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Campos - Centro. e-mail: rgarrett@iff.edu.br
  • 5
    Liliana Maria Passerino - Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGIE/UFRGS). Professora pesquisadora da UFRGS atuando na Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e na Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE). email: liliana@pgie.ufrgs.br
  • 6
    Milton Antonio Zaro - Doutor em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós- doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor/pesquisa dor convidado da Universi dade Federal do Rio Grande do Sul, no Programa de Pós- Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). e-mail: zaro@ufrgs.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2012

Histórico

  • Recebido
    12 Abr 2011
  • Aceito
    12 Nov 2011
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