Acessibilidade / Reportar erro

A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS1 1 Uma versão preliminar dessa pesquisa, intitulada "Os três momentos pedagógicos: um olhar histó- rico-epistemológico", foi apresentada em sessão especial do XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), realizado de 24 e 28 de outubro de 2010, em Águas de Lindóia/SP.

THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS

Resumos

No presente trabalho procura-se caracterizar conhecimentos e práticas do grupo de investigadores no ensino de Ciências que originou e implementou os Três Momentos Pedagógicos (3MP), denominados Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. A análise realizada com base em critérios epistemológicos de Ludwik Fleck teve como referência aspectos teóricos e dados de práticas, contidos em dissertações, teses, livros e artigos produzidos por membros desse grupo de investigadores. Dentre os resultados, destaca-se que o contexto da proposição dos 3MP é decorrência da transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar e teve como referência três grandes projetos: um desenvolvido na África e dois no Brasil.

Três momentos pedagógicos; freire; fleck.


In the present work, we aim to characterize the knowledge and practices of the group of researchers in Science/Physics education who originated and implemented the Three Pedagogical Moments (3PM), called Initial Problematization, Knowledge Organization and Application of the Knowledge. The analysis, based onLudwik Fleck's epistemological criteria, had as reference theoretical aspects and practice data available in dissertations, theses, books and articles produced by members of this research group. The resultspoint out that the background of the proposition of 3PM is a result of the transposition of Paulo Freire's concept of school education, and had as reference three major projects: one developed in Africa and two in Brazil.

Three pedagogical moments; freire; fleck.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ANGOTTI, J.A. (1981) Rapport sur le projet deformation des professeurs de sciences naturelles en Guiné Bissau: Bilan 1979-1981.. Paris: IRFED, 1981.
  • ANGOTTI, J.A. Solução alternativa para a formação de professores de ciências: um projeto educacional desenvolvido na Guiné-Bissau. 1982. Dissertação (Mestrado). Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo ( FEUSP), São Paulo, 1982.
  • ANGOTTI, J.A. Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e no ensino de ciências. 1991. Tese (Doutorado). Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo ( FEUSP), São Paulo, 1991.
  • BRASIL, INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Interdisciplinaridade no município de São Paulo. Brasília: Série Inovações Educacionais: INEP, 1994.
  • BOMBOLON - Revista do CEPI. (1980 out). Bissau, n°6 (mimeografado).
  • DA ROS, M. A. Estilo de pensamento em educação médica um estudo da produção da FSP-USP e ENSP- FIOCRUZ entre 1948 e 1994, a partir de epistemologia de Ludwik Fleck. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
  • DELIZOICOV, D. (1980). Rapport sur le projet de formation des professeurs de sciences naturelles en Guiné Bissau: Bilan 1979-1980. Paris: IRFED, 1980.
  • DELIZOICOV, D. Uma experiência em ensino de ciências na Guiné Bissau Depoimento. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v.2, n.4. Dez. 1980
  • DELIZOICOV, D. (1982). Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal. Dissertação de mestrado. São Paulo: IFUSP/FEUSP.
  • DELIZOICOV, D. Ensino de Física e a Concepção Freiriana de Educação., Revista de Ensino de Física. São Paulo, vol. 5, n.2. Dez. 1983.
  • DELIZOICOV, D. (1991). Conhecimento, tensões e transições. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1991. .
  • DELIZOICOV, D. (2004). Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n. 2. 2004.
  • DELIZOICOV, D. (2008). La Educación en Ciencias y la Perspectiva de Paulo Freire. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia., v.1, n.2, p.37-62. Disponível em:<http://alexandria.ppgect.ufsc.br//numero_2/artigos/demetrio.pdf>. Acesso em: 10 jan., 2011.
    » http://alexandria.ppgect.ufsc.br//numero_2/artigos/demetrio.pdf
  • DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.Física. São Paulo: Cortez,1992.
  • DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1994.
  • DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos.São Paulo: Cortez, 2002.
  • DELIZOICOV, D.;; ANGOTTI, J. A. PERNAMBUCO, M.M. (2002a). Temas de ensino e escola. In:; DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
  • FLECK, L. La génesis y el desarrollo de un hecho científico. Madrid: Alianza, 1986.
  • Fleck, L. Genesis and Development of a Scientific Fact. Chicago: University of Chicago Press, 1979.
  • FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  • FREIRE, P. Educação na Cidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
  • LEITE, R. C. M.; FERRARI, N.; DELIZOICOV, D. (2001 jan/abr). A Historia das Leis de Mendel na Perspectiva Fleckiana. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre, v.1, n.2, p.97-108. Disponível em: <http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V1-2/v1n2a9.pdf>. Acesso em: 10 jan., 2011.
    » http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V1-2/v1n2a9.pdf
  • LORENZETTI, L. (2008). Estilos de Pensamentos em Educação Ambiental: Um Estudo a partir das Dissertações e Teses. 2008. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
  • MENEZEZ, L.C. (1988). Crise, cosmos, vida humana: Física para uma educação humanista. 2008.Tese (Livre docência) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
  • MENEZEZ, L.C. (1996). Paulo Freire e os Físicos. In: Moacir Gadotti. (Org.) Paulo Freire, uma bibliografia. São Paulo: Ed. Cortez.
  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. (1981). Ensino de Ciências a Partir de Problemas da Comunidade.1981. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Física, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1981.
  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. Projeto ensino de ciências a partir de problemas da comunidade: uma experiência no Rio Grande do Norte. Brasília: CAPES/MEC/SPEC, 1983.
  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. Significações e realidade: conhecimento (a construção coletiva do programa). In: PONTUSCHKA, N. (Org.) Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Loyola, 1993.
  • PONTUSCHKA, N. Educação e escola como movimento: do ensino de ciências à transformação da escola pública. 1994. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
  • PONTUSCHKA, N. et al. Projeto ensino de Ciências a partir de problemas da comunidade. In: Atas do seminário Ciência Integrada e/ou Integração entre as Ciências: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1988.
  • PIERSON, A. H. C. O cotidiano e a busca de sentido para o ensino de física. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
  • PONTUSCHKA, N. (Org.).. Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública São Paulo: Loyola, 1994.
  • SAMPAIO, M. M. F.; QUADRADO, A. D.; PIMENTEL, Z. P. Interdisciplinaridade no municipio de São Paulo. Brasília: INEP, 1994.
  • SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de Formação 01, 02 e 03. Série Ação Pedagógica na escola pela via da interdisciplinaridade. São Paulo: DOT/SME-SP, 1990.
  • SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Visões de área. Coleção de autores coletivos. São Paulo: SME/SP, 1992.
  • SLONGO, I. I. P. (2004). A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
  • SLONGO, I. I. P. ; DELIZOICOV, D..Teses e dissertações em ensino de Biologia: uma análise histórico-epistemológica. Investigações em Ensino de Ciências(Online), Porto Alegre, v 15, p. 275- 296, 2010. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID237/v15_n2_a2010.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2011.
    » http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID237/v15_n2_a2010.pdf
  • TORRES, C. A.; O' CADIZ, M. P.; WONG, P. L. Educação e democracia: a práxis de Paulo Freire em São Paulo. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2002
  • ZANETIC, J. (1989). Física também é cultura. Tese. São Paulo: FEUSP
  • 1
    Uma versão preliminar dessa pesquisa, intitulada "Os três momentos pedagógicos: um olhar histó- rico-epistemológico", foi apresentada em sessão especial do XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), realizado de 24 e 28 de outubro de 2010, em Águas de Lindóia/SP.
  • 2
    Como, por exemplo, os realizados e analisados na Guiné Bissau (Delizoicov, 1982), no Rio Grande do Norte (Pernambuco, 1981; 1993; 1994) e no município de São Paulo (São Paulo, 1990; 1992).
  • 3
    Torna-se relevante enfatizar que a população da Guiné-Bissau era eminentemente rural, pois dos 800.000 habitantes da época, 85% viviam nesse meio. O projeto foi considerado de emergência, devido à falta de professores, o que não substituiu a formação de nível superior (DELIZOICOV, 1982; 1983).
  • 4
    Na época denominado de Comissariado da Educação Nacional - CEN.
  • 5
    Segundo Delizoicov (1991), foi também a partir desse projeto que a utilização dos três momentos pedagógicos para planejar o trabalho das equipes em cursos de formação de professores começou a ser refletida.
  • 6
    Como organizadores, os três momentos não se distinguem necessariamente no tempo, constituindo atividades separadas. São uma maneira de refletir aonde se quer chegar e qual rumo se pode dar ao trabalho em cada momento (PERNAMBUCO, 1994).
  • 7
    As questões geradoras têm a finalidade de explicitar "para quem" e "o que dos múltiplos aspectos que envolvem os temas geradores" serão considerados como proposta de trabalho para a escola, para cada série, para cada área do conhecimento. Dentre os objetivos das questões geradoras, des tacam-se: dar continuidade à problematização dos temas geradores; gerar conteúdos que favoreçam desocultar as contradições da realidade implícitas na temática; articular os conteúdos propostos; direcionar as respostas para o lugar aonde os educadores querem chegar (SÃO PAULO, 1990).
  • 8
    Dados reforçados por sondagens a empresas, clínicas e outros órgãos locais, assim como por obser vações gerais recolhidas juntamente com documentações secundárias, como dados estatísticos sobre a área, artigos de imprensa e outra literatura relevante.
  • 9
    Como "fotografias, vídeos, estatísticas demográficas e outra informação proveniente de docu mentos formais sobre as características econômicas, políticas e socioculturais" (TORRES, O'CADIZ e WONG, 2002: 144).
  • 10
    Cf.: Disciplina Didática Geral do curso de Licenciatura em Física a Distância da UFSC. DELIZOICOV, D.Didática Geral. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2008.
  • 11
    9° Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, ocorrido em maio de 2007, na cidade do Rio Grande/RS.
  • 12
    Cristiane Muenchen - Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: crismuenchen@yahoo.com.br
  • 13
    Demétrio Delizoicov - Doutor em Educação/ Didática pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Assistente 2 do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: demetrio@ced.ufsc.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    01 Jan 2012
  • Aceito
    26 Fev 2012
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br