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O USO DE DOCUMENTÁRIOS PARA O DEBATE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) EM SALA DE AULA

THE USE OF DOCUMENTARIES FOR SCIENCE-TECHNOLOGY-SOCIETY (STS) DISCUSSION IN THE CLASSROOM

Resumos

A partir das experiências vivenciadas em uma disciplina sobre estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) verificou-se o forte potencial de alguns documentários para a promoção do debate desta articulação. A proposta deste artigo é apresentar alguns documentários e suas características de cunho CTS. Desse modo o artigo apresenta um enfoque informativo e torna-se possível subsídio para auxílio a professores que pretendem discutir CTS em suas aulas. Os documentários aqui descritos caracterizam-se como recursos para a elevação do pensamento crítico e postura cidadã das pessoas e para a promoção de discussões/reflexões, entre educadores e formadores, sobre a realidade vigente e a tríade CTS, culminando em possíveis mudanças escolares.

Recursos didáticos; mídias no ensino; filmes documentários.


Based on the experiences in a discipline which studies on Science, Technology and Society (STS) there was strong potential for some documentaries to promote discussion of these issues. The purpose of this paper is to present some documentary films and their features related to STS. In this way, this paper presents an informative approach and it becomes possible to aid teachers who want to discuss STS in their classes. The films described here are characterized as resources to promote critical thinking and civic attitude of the people and to encourage discussions / reflections among educators and trainers on the current reality and the triad STS, resulting in possible changes in school.

Teaching resources; media in education; documentary films.


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    Leila Cristina Aoyama Barbosa - Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis/MT. E-mail: leila.aoyama@gmail.com
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    Walter Antonio Bazzo - Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: wbazzo@emc.ufsc.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    14 Out 2012
  • Aceito
    13 Mar 2013
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