Acessibilidade / Reportar erro

A COLEÇÃO DE INSTRUMENTOS ANTIGOS DO LABORATÓRIO DE FÍSICA DA ESCOLA ESTADUAL BENTO DE ABREU DE ARARAQUARA (SP) 1 1 Trabalho realizado com apoio da FAPESP (Processo 2007/07198-0). Os desenvolvimentos iniciais do projeto foram apresentados no "I Encontro Iberoamericano de Museos Pedagóxicos e Museólogos da Educación" em Santiago de Compostela, Espanha, em fevereiro de 2008.

THE COLLECTION OF SCIENTIFIC INSTRUMENTS OF THE PHYSICS LABORATORY AT THE BENTO DE ABREU STATE SCHOOL IN ARARAQUARA (SP) BRAZIL

Resumos

A Escola Estadual Bento de Abreu - EEBA, primeiro ginásio oficial da cidade de Araraquara, teve origem no início do século XX. Seu laboratório de Física abriga um variado conjunto de materiais para o ensino de Ciências e de Física do qual se destaca uma coleção de cerca de 200 instrumentos antigos, encontrados em locais impróprios e inacessíveis para a comunidade e para pesquisadores. Desde 2007 essa coleção vem sendo organizada, documentada e estudada visando à construção de um inventário com o objetivo de contribuir para a preservação da memória da escola, para a pesquisa sobre a cultura material escolar, bem como para o estudo da História do Ensino de Ciências e de Física no Brasil.

Instrumentos científicos; ensino de ciências e de física; museologia


The Bento de Abreu State School, the first official secondary school in Araraquara city, São Paulo, had its origin in the beginning of the twentieth century. The school's Physics Laboratory contains a wide variety of equipment and materials for teaching science and physics, among which we would like to highlight the collection of 200 old instruments, which were previously inappropriately stored and were inaccessible to the community and to researchers. Since 2007, this collection has been organized, documented and studied by a group of researchers, who are building an inventory of the instruments aiming at: contributing to the preservation of the memory of the school, carrying out research on school material culture, and studying the history of physics teaching in Brazil.

Scientific instruments; science and physics teaching; museology


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ASSOCIATION DE SAUVEGARDE ET D'ÉTUDE DES INSTRUMENTS SCIENTIFIQUES ET TECHNIQUES DE L'ENSEIGNEMENT - L'ASEISTE Disponível em: <http://www.inrp.fr/she/aseiste>. Acesso em: 12 jan 2008.
  • BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Museu de astronomia e ciências afins. Disponível em: <http://www.mast.br>. Acesso em: 22 ago. 2007
  • BROSS, Ana Maria Marques. Recuperação da memória do ensino experimental de Física na escola secundária brasileira: produção, utilização, evolução e preservação dos equipamentos. 151f. 1990. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Física/Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.
  • CHAMOUX, Henri. Inventaire des instruments scientifiques anciens dans les établissements publics. Disponível em: <http://www.inrp.fr/she/instruments/index.htm>. Acesso em: 21 jul. 2007.
    » http://www.inrp.fr/she/instruments/index.htm
  • FELGUEIRAS, Margarida Louro. Materialidade da cultura escolar: a importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa, Pro-posições, Campinas, v. 16, n. 46, p.87-102, 2005.
  • FERREZ, Helena Dodd. Documentação museológica: teoria para uma boa prática. In: INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Estudos de Museologia. Rio de Janeiro: IPHAN, 1994. p.65-74. (Caderno de Ensaios, 2).
  • HALLEUX, R. O instrumento na história das ciências. Disponível em: <http://bibfisserver.fis.pt/hist.htm>. Acesso em: 2 dez. 2006
    » http://bibfisserver.fis.pt/hist.htm
  • MALAQUIAS, Isabel. Instrumentos científicos antigos no ensino e divulgação da física. 2004. Disponível em: <http://baudafisica.web.ua.pt/principal.aspx>. Acesso em: 30 jul. 2008.
    » http://baudafisica.web.ua.pt/principal.aspx
  • PEIXOTO, Ana Maria Casasanta. Museu da Escola: uma leitura em aberto. In: MENEZES, Maria Cristina (Org). Educação, memória, história: possibilidades, leituras. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p.265-286.
  • CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6, 2006. Museu da escola e produção de conhecimento em história da educação. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,2006.
  • PEREZ, Maria Isabel. História de uma instituição pública de ensino secundário: implicações da democratização do ensino na cultura escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2006.
  • PEARCE, Susan. Thinking about things: approaches to the study of artifacts. Museums Journal, London, v. 85, n.2, p.198-201, 1986.
  • SÁNCHEZ, Manuela Martín. Memoria final del Proyecto de Innovación Educativa (PIE) número 2002/42. Universidad Complutense de Madrid. 2002. Disponível em: <http://www.ucm.es/info/diciex/proyectos/pie_2002-42/proyecto1.html>. Acesso em 20 jul. 2006.
    » http://www.ucm.es/info/diciex/proyectos/pie_2002-42/proyecto1.html
  • SILVA, Ana Maria Marques. Uma proposta de análise museológica dos equipamentos para o ensino experimental de física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru, Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas., 2005. p. 1-10.
  • SCIENTIFIC INSTRUMENT COMMISSION;. Disponível em: <http://www.sic.iuhps.org/index.htm>. Acesso em: 29 dez. 2007
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Museu dinâmico de ciência e tecnologia. Disponível em <http://www.ufjf.br/procult.php?centro=proreitorias/procult/ciencia_tec>. Acesso em: 2 out. 2007.
    » http://www.ufjf.br/procult.php?centro=proreitorias/procult/ciencia_tec
  • 1
    Trabalho realizado com apoio da FAPESP (Processo 2007/07198-0). Os desenvolvimentos iniciais do projeto foram apresentados no "I Encontro Iberoamericano de Museos Pedagóxicos e Museólogos da Educación" em Santiago de Compostela, Espanha, em fevereiro de 2008.
  • 2
    Além da autora, participaram da primeira fase da pesquisa os seguintes estudantes do curso de Graduação em Pedagogia da FCL/Car: Alessandra A. Tomás de Aquino (2007), Elton de Oliveira Barreto, Bruna Natália Barbosa e Fernanda Silva de Lima (2007/2008), desenvolvendo projetos de Iniciação Científica
  • 3
    Maria Cristina de Senzi Zancul - UNESP - Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Departamento de Ciências da Educação. Araraquara -SP - Brasil. 14800901 - mczancul@fclar.unesp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2009

Histórico

  • Recebido
    30 Jul 2008
  • Aceito
    08 Out 2008
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br