Acessibilidade / Reportar erro

USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

USINA: ARTICULACIONES ENTRE ENSEÑANZA, LITERATURA E INTERACCIONES ENTRE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD

USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY

RESUMO:

Nesse artigo se apresenta a análise da obra literária Usina do autor brasileiro José Lins do Rego, a fim de identificar a sua potencialidade para abordagens de interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de ciências da natureza. O livro foi submetido aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir de três categorias a priori e uma emergente: a visão salvacionista da ciência e da tecnologia e sua contradição; determinismo tecnológico; tecnocracia; e a relação entre cultura e tecnologia. Dentre os resultados podemos destacar que o livro Usina pode colaborar para: problematizar mitos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico, de modo a favorecer o questionamento do otimismo e do pessimismo relacionado a ele; fomentar debates sobre a tomada de decisão no que concerne à tecnologia e seus impactos; e discutir como o desenvolvimento científico e tecnológico influencia as culturas.

Palavras-chave:
CTS; Literatura; Educação científica e tecnológica

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br