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INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL

INQUIRY OF THE PHENOMENON OF ISOMERISM: HIGH SCHOOL STUDENTS' PREVIOUS CONCEPTIONS AND CONCEPTUAL EVOLUTION

Resumos

As dificuldades conceituais que alunos apresentam sobre o tema "isomerismo" são atribuídas a problemas básicos, como a compreensão de teorias estruturais, ligações químicas e representações de fórmulas estruturais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a evolução da apren dizagem de estudantes do ensino médio sobre o fenômeno de isomeris mo. A metodologia utilizada se baseou nas concepções prévias dos estu dantes e na utilização do processo de construção do conceito de isome- ria. Os dados foram coletados de um grupo de 25 estudantes da terceira série por meio de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análi se de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução con- ceitual da maioria dos estudantes, objeto do estudo.

Ensino de química; isomeria; evolução conceitual


The conceptual difficulties faced by students on the theme "isomerism" are attributed to basic problems, such as the understanding of structural theories, chemical bonds and representations of structural formulas. This study was aimed at the evaluation of the High School stu dents' learning evolution on the isomerism phenomenon. Our strategy was based on the students' previous conceptions and on the use of the construction of concept isomers. The results have been collected from a group of twenty-five students from third grade through pre and post tri als, and were analyzed using contents analysis technique. As conclusions, it was possible to verify a conceptual evolution on the majority of the stu dents, object of this study.

Chemistry teaching; isomerism; conceptual evolution


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  • 1
    Maria Emanuella Amâncio Correia - Estudante do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL), Palmares/PE E-mail: emanuellacorreia@hotmail.com
  • 2
    Juliano C. Rufino de Freitas e Jucleiton José R. de Freitas - Estudantes do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). E-mails:julianocrufino@yahoo.com.br e jucacleiton@yahoo.com.br
  • 3
    João R. de Freitas Filho - Professor de Química da Unidade Acadêmica de Garanhuns / Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Garanhuns/PE E-mail: joaoveronice@yahoo.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2010

Histórico

  • Recebido
    10 Jan 2009
  • Aceito
    23 Dez 2009
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