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ENCRUZILHADAS TEÓRICAS: DESVIOS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

THEORETICAL CROSSROADS: DIVERSIONS NECESSARY IN INITIAL TEACHER EDUCATION

Resumos

Este texto trata-se de uma pesquisa narrativa, no qual faço discussões no âmbito do currículo a partir da perspectiva pós-crítica. Abordo três eixos temáticos nos quais questiono sobre as produções discursivas que me subjetivaram em meu percurso escolar e formação inicial docente. Discuto no primeiro eixo as noções de diversidade e diferença como necessárias para a compreensão da constituição da identidade. No segundo instante, analiso a constituição da professoralidade através das narrativas fílmicas e como estas atuam na produção de marcas na subjetividade. E por fim, analiso a história do currículo escolar na formação das disciplinas acadêmicas, em especial da Biologia, e como a historização do currículo é importante na compreensão do caráter construído das práticas sociais e de subjetividades.

Currículo; Identidade; Formação de Professores


This text is a narrative research, in which I discuss the curriculum from the post-critical perspective. It addresses three themes on which I question the discursive productions that subjectivate me in my educational background and initial teaching formation. The first axis discusses the concepts of diversity and difference, as necessary for understanding the formation of identity. In the second instance, I analyze the establishment of teachingness through the film narratives and how they work to produce brands in subjectivity. And finally, I analyze the history of the school curriculum in the training of academic disciplines, particularly Biology, and how the historicity of the curriculum is important to understand the constructed nature of social practices and subjectivities.

Curriculum; Identity; Teacher Training


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  • 1
    Disciplina optativa do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, ministrada pela professora Dra. Silvia Chaves na Universidade Federal do Pará.
  • 2
    Ao referir-me à desvios quero fazer referência aos deslocamentos teóricos que fiz. Aludo estes desvios à estrada teórica que eu tranquilamente trilhava, por ser linear, segura, com partida e chegada certas. Em dados caminhos deparei-me com encruzilhadas que apontavam que outros caminhos eram possíveis além daquele por qual eu vinha percorrendo. Decidi então seguir estes desvios que me conduziram a rumos alternativos, até então desconhecidos para mim
  • *
    Lilliane Miranda Freitas, Mestre em Educação em Ciências pelo Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: lillianefreitas@yahoo.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2011

Histórico

  • Recebido
    29 Jul 2009
  • Aceito
    23 Jun 2010
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