Acessibilidade / Reportar erro

A CONSTRUÇÃO E O USO DE SISTEMAS DE CATEGORIAS PARA AVALIAR O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES

BUILDING AND USING SYSTEMS OF CATEGORIES TO EVALUATE STUDENTS' UNDERSTANDING

Resumos

Neste trabalho, expomos três metodologias utilizadas para identificar patamares de entendimento de sujeitos em situações específi cas de pesquisa. Construímos sistemas categóricos para analisar respos tas de estudantes de diferentes séries do Ensino Médio. Três perspec tivas fundamentaram a elaboração: a Teoria de Habilidades Dinâmicas (FISCHER, 1980, 2006), a Taxonomia SOLO (BIGGS e COLLIS, 1982) e a perspectiva docente de avaliação. Duas investigações são relatadas, porém, o foco do trabalho é evidenciar os três métodos de análise qua litativa, explicitando os critérios e os procedimentos realizados para a construção dos sistemas. Acreditamos que discussões metodológicas dessa natureza devam ser realizadas no âmbito das pesquisas educacio nais para que os parâmetros de investigação sejam melhor pensados em termos de elaboração e aplicação.

Metodologia; ensino de ciências; aprendizagem.


We report in this paper three methodologies used to identify students' understanding levels when different kinds of research have been made. Systems of categories were built to analyze students' responses; these students were at different grades in High School. Our systems were elaborated under three perspectives: SOLO Taxonomy (BIGGS and COLLIS, 1982), Dynamic Skills Theory (FISCHER, 1980, 2006), and teacher's' views for evaluation. Although we reported two investigations, this paper aims to present three methods of qualitative analysis and to elicit criteria and procedures used to build the systems. We believe this kind of methodological issues must be discussed in educational research for improving methods, techniques and investigation parameters.

Methodology; science teaching; learning.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AMANTES, A. O entendimento de estudantes do Ensino Médio sobre Movimento Relativo e Referencial Inercial. 2005. 183f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
  • AMANTES, A. Contextualização no ensino de Física: feito sobre a evolução do entendimento dos estu dantes. Orientador: Oto Borges. 2009. 275f. Tese (Doutorado) - Faculdade, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
  • AMANTES, A.; BORGES, O. Uso da taxonomia SOLO como ferramenta metodológica na pes quisa educacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊN CIAS, 6, 2008, Florianópolis: FAE\UFMG Anais... Belo Horizonte, v. Único. p. 1-12, 2008.
  • BIGGS, J.; COLLIS, K. Evaluating the quality of learning the SOLO taxonomy. New York: Academic Press, 1982.
  • BIGGS, J.; COLLIS, K.Multimodal Learning and the quality of intelligent behavior. In: ROWE, Helga A. H. (Ed.). Intelligence: reconceptualization and measurement. Hillsdale, NJ: Lawrence Erl baum, 1991. Cap. 5, p.57-76.
  • BIGGS, J. Assessing for learning: Some dimensions underlying new approaches to educational asses sment. The Alberta Journal of Educational Research, Edmonton, v. 41, n. 1, p. 1-17, 1995.
  • BOND, L. et al. The certification system of the National Boardfor Professional Teaching Standards': a construct and consequential validity study (Research Report). Greensboro, NC: University of North Carolina at Greensboro, Center for Educational Research and Evaluation, 2000.
  • BORGES, Oto; AMANTES, Amanda. O Entendimento de estudantes do ensino médio sobre Siste ma de Referência e Movimento Relativo. 0: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES ENSINO DE CIÊNCIAS, 4, 2003, Bauru, SP- ABRAPEC. Anais... Bauru, SP:, 2003.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curricula res Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999.
  • COELHO, Geide R.;. BORGES, Oto O Entendimento dos estudantes sobre a natureza da luz em um currículo recursivo. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v 27, n. 1, p. 63-87, abr 2010.
  • DAWSON, T. L.; WILSON, M. The LAAS: A computerizes developmental scoring system for small - and large-scale assessments. Educational Assessment, v. 9, p. 153-191, 2004.
  • DAWSON, Theo L.; STEIN, Z. Cycles of research and application in education: Learning pathways for energy concepts. Mind, Brain, e Education, Cambridge, v. 2, n. 2, p. 90-103, 2008.
  • FISCHER, K. W. A theory of cognitive development: the control and construction of hierarchies of skills. Psychological Review, v. 87, p. 477-531, 1980.
  • FISCHER, K. W. Dynamic cycles of Cognitive and Brain development. In: BATTRO, A. M.; FIS CHER, K. W. (Eds.). The educated brain. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press. 2006.
  • GOLAFSHANI, N. Understanding reliability and validity in qualitative research. The Qualitative Re port, Canadá, v. 8, n. 4, p. 597-607, 2003.
  • GORARD, Stephen. Can we overcome the methodological schism? Four models for combining qualitative and quantitative evidence. Research Papers in Education, v.17, n.4, p.345-361, 2002.
  • GUTTMAN, L. A basis for scaling qualitative data. American Sociological Review, n. 9, v. 2, p. 139-150, 1944.
  • HAWKINS, Wayne; HEDBERG. John G. Evaluating LOGO: use of the SOLO Taxonomy. Austra lian Journal of Educational Technology. Australia, v. 2, n. 2, p. 103-109, 1986.
  • HATTIE, J.A.C., & BROWN, G.T.L. Cognitive processes in asTTle: The SOLO taxonomy asTTle Tech nical Report, University of Auckland/Ministry of Education, n. 43, set. 2004.
  • HOLMES, Kathryn. Analysis of Asynchronous Online Discussion using the SOLO Taxonomy. Australian Journal of Educational & Developmental Psychology, Newcastle, v. 5, p. 117-127, 2005.
  • KENNEDY, Cathleen. Models and Tools for Drawing Inferences from Student Work. Berkeley: Center Uni versity of California; Berkeley Evaluation & Assessment Research (BEAR). Paper presented at the Annual Meeting of the American Education Research Association. Montreal, Canada, April, 2005.
  • MAGUIRE, T. O. The use of the SOLO taxonomy for evaluating a program for gifted students. Armidale, NSW, dez, 1988.
  • MEAGHER-LUNDBERG, P.; BROWN, G. T. L. Item signature study: Report on the characteris tics of reading texts and items from calibration 1. Auckland, NZ: University of Auckland, Project asTTle. Technical Report, n.12, 2001.
  • McMILLAN, J. H. Classroom assessment, principles and practice for effective instruction. 2. ed. Boston, MA: Allyn & Bacon, 2001.
  • MORSE, J. et al. Verification strategies for establishing reliability and validity in qualitative research. International Journal of Qualitative Methods, Canadá, v.1, Issue 2, p. 1-19, Spring, 2002.
  • PANIZZON, Debra. Using a cognitive structural model to provide new insights into students' unders tandings of diffusion. International Journal of Science Education, Amsterdam, v. 25, n. 12, p. 1427-1450, 2003.
  • RAPPOLT-SCHLICHTMANN, Gabrielle; et al. Transient and Robust Knowledge: contextual sup port and the dynamics of children's reasoning about density. Mind, Brain and Education, Cambridge, v. 1, n. 2, , p. 98-108. June 2007.
  • SAGLAM-ARSLAN, Aysegul. Cross-Grade Comparison of Students' Understanding of Energy Concepts. Journal of Science Educational and Technology, [Netherlands], n. 19, p. 303 - 313, 2010.
  • SCHWARTZ, M. S.; FISCHER, K. W. Building general knowledge and skill: cognition and microdeve lopment in schince learning. In: DEMETRIOU, A.; RAFTOPOULOS, A. (Eds.). Cognitive developmental change: theories, models, and measurement. Cambridge(U.K.): Cambridge University Press, 2004.
  • diSESSA, Andrea; LEVRINI, Olivia. How students learn form multiple contexts and definitions: Proper time as a coordination class. Physical Review Special Topics- Physics Education Research, v.4, n.1, p. 1-10, 2008.
  • THOMAS, G., Holton, D., TAGG, A.; BROWN, G. T. L.Numeracy item signature study: A theoreti cally derived basis. Auckland, NZ: University of Auckland, Project asTTle., Technical Report n. 25, 2002.
  • 1
    A abordagem no material é geral, permitindo ao estudante aprender os conteúdos como novi dade ou aprofundar seu entendimento quando o assunto lhe é familiar. O objetivo foi manter o foco no princípio de funcionamento, e não utilizar o aparato para explicar fenômenos físicos es pecíficos. O conteúdo foi abordado do ponto de vista dos aspectos tecnológicos e dos fenômenos físicos envolvidos no processo desde a captura da imagem e do som, passando pelo seu transporte até a recepção e a reprodução dos sinais.
  • 2
    Os alunos do primeiro ano tinham estudado recentemente o tema, já os alunos do segundo ano tiveram contato somente no ano anterior, quando cursaram a primeira série. Os alunos do terceiro ano tiveram contato com os conteúdos no primeiro, segundo e terceiro anos, de forma explícita ou subjacente a outros conteúdos, uma vez que o currículo adotado para a disciplina de Física na instituição pesquisada é no formato recursivo (espiral).
  • 3
    A escala Guttman compreende uma hierarquia em que o último item ou alternativa possui uma di mensão mais complexa que abarca os itens ou alternativas anteriores. Acertar uma última alternativa ou pertencer à ultima categoria, como no caso deste trabalho, significa possuir o entendimento de todas as alternativas e categorias anteriores.
  • 4
    Amanda Amantes - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta do Departamento II da Faculdade de Educação da Bahia (UFBA). E-mail: amandaamantes@gmail.com
  • 5
    Elrismar Oliveira - Mestre em Ensino de Física pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC- MG). Professora Assistente do Instituto Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (UFMA). E-mail: elrismar@gmail.com

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2012

Histórico

  • Recebido
    01 Fev 2011
  • Aceito
    08 Set 2011
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br