Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 6, Número: 2, Publicado: 2004
  • EDITORIAL Editorial

    Nascimento, Silvania Sousa do
  • Um modelo piagetiano de ensino como ferramenta para o planejamento do ensino e a avaliação da aprendizagem Artigos

    Aguiar Jr., Orlando

    Resumo em Português:

    Resumo: O trabalho sintetiza alguns resultados de pesquisa na qual avaliamos um modelo de ensino destinado a dar suporte ao planejamento e avaliação de seqüências didáticas. O modelo consiste na proposição de níveis de entendimento progressivos, baseados nas tríades sucessivas intra, inter e trans-objetais, propostas por Piaget e Garcia (1984). Apresentamos dados de um estudo de introdução à física térmica, junto a uma classe de 8a série (14/15 anos), acompanhando as trajetórias de aprendizagem de dois estudantes. Os resultados preliminares são favoráveis, na medida em que o modelo de ensino permite: a) a diversificação das metas de aprendizagem, de modo a favorecer progressões diferenciadas, conforme os interesses e habilidades dos estudantes; b) a reflexão sobre o ensino, a partir do reconhecimento da evolução das estruturas de pensamento dos estudantes; c) ajustes do ensino às características e necessidades formativas dos estudantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper summarises some results of a research in which we developed a model of teaching, that facilitates the planning and the assessment of teaching sequences. The model proposes three levels of understanding, according to the triads intra-, inter- and trans-object of Piaget and Garcia (1984). We present data from a study of an introductory thermal physics class for 8th grade students (14/15 years of age) and analyse the learning cases of two pupils, following their progress during the course. We conclude that the model favours: 1. different paths of evolution, respecting pupils' skills and interests; 2. a self-reflection on the teaching process through recognising the development of pupils' structures of thinking; 3. adjustment of teaching to students characteristics and necessities.
  • HIPERMÍDIA NA EDUCAÇÃO: FLEXIBILIDADE COGNITIVA, ITNTERDISCIPLINARIDADE E COMPLEXIDADE Artigos

    Rezende, Flavia; Cola, Cláudio dos Santos Dias

    Resumo em Português:

    Resumo: Inicialmente, define-se hipeimídia a partir dos conceitos de hipertexto e multimídia. Apresenta-se, em seguida, a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), que nasce atrelada à concepção dos sistemas hipeimídia de aprendizagem, investigando-se sua possível relação com os conceitos de interdisciplinaridade e complexidade. A síntese da discussão aponta para a convergência entre os conceitos de complexidade e interdisciplinaridade no âmbito da aprendizagem avançada e para a hipótese de que sistemas hipermídia também podem ser materiais educativos adequados para promover a flexibilidade cognitiva a partir da abordagem interdisciplinar de conteúdos complexos. Apresenta-se também, a descrição do desenho instrucional do sistema "Biomec" como exemplo de sistema hipermídia de aprendizagem desenvolvido a partir dos fundamentos teóricos discutidos anteriormente.
  • LA EDUCACIÓN SUPERIOR CUBANA: LOGROS Y PERSPECTIVAS Artigos

    Zayas, Acela Cantero

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El impetuoso desarrollo de la ciencia y la técnica contemporâneo en general y muy específicamente en la realidad cubana, estâ dirigido a satisfacer las necesidades creciente de nuestra sociedad, lo que conlleva a un continuo perfeccionamiento de todo el sistema educativo en correspondencia con las exigencias, demandas y necesidades de nuestro pueblo. En tal sentido, para comprender los resultados que exhibe la Educación cubana y dentro de ella la Educación Superior, se precisa de toda una reflexión histórica, como soporte lógico y metodológico del hecho educativo cubano. En la actualidad, el mayor impacto de nuestra Educación Superior, desde los puntos de vista social, político, económico y en especial formativo, lo constituye, el diseno e implementación del modelo de Universalización, el cual tiene como objetivo supremo la extensión de la Universidad a los distintos municipios del país, con la finalidad de irradiar cultura y saber, que son las únicas modalidades de garantizar un hombre libre y de hecho una sociedad independiente. En el presente trabajo se muestra una panorâmica de la Educación Superior en Cuba, partiendo del elemento histórico hasta la contemporaneidad y en ésta, los nuevos retos impuestos por el contexto socio-político a escala mundial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The impetuous development of the science and contemporary technique in general and specify inside Cuban reality is destining to satisfy the increasing needs of our society, which lead to the continuous educational system improvement according to the requirement, needs and exigency of our country. For understanding all results that are showed by the Cuban education and inside it the higher education in that way, it necessary an historical reflection as a logical and methodology support of the Cuban educational fact. Nowadays , the major impact of our higher education from the social, politic, economic and formative point of view are constituted by the drawing and implementation of the university model in which the main objective is to expand the university education to other municipalities of the country and irradiate Knowledge and a better culture across this method which has a lot of and original modals to guarantee a free man who is going to keep an independent society. Our present research paper shows a panoramic of the Cuban Higher Education, beginning of the historical until the contemporarily and inside it the new challenge that has been imposed for the social-political in a world scale.
  • Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciências Artigos

    Nardi, Roberto; Gatti, Sandra Regina Teodoro

    Resumo em Português:

    Resumo: A abordagem construtivista no ensino de Ciências tornou-se influente a partir da década de 70, com a grande ênfase dada as investigações sobre as concepções espontâneas de estudantes sobre diversos conteúdos de ciências. As tentativas de levar os resultados das investigações para a sala de aula originaram as discussões sobre mudança conceituai, seguidas de inúmeros estudos que até hoje têm procurado interferir no ensino de sala de aula. Neste capítulo procuramos mostrar alguns trabalhos sobre concepções espontâneas em física realizados no Brasil naquele período e fazer uma revisão das principais publicações que se seguiram após os trabalhos pioneiros de Posner e colaboradores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The constructivist approach in Science Education became a strong influence in the middle of the 70s, with a great emphasis on investigating students' conceptions of a variety of science contents. The attempts to take these results into the science classes originated the research on conceptual change followed by many studies that are still today trying to interfere in classroom teaching. In this chapter we look for presenting some research about spontaneous reasoning in physics carried out in Brazil in that period and to review the main research that followed the pioneer paper on conceptual change published by Posner and his collaborators.
  • Levantamento preliminar da concepção de jovens estudantes sobre a conservação de primatas da Mata Atlântica em duas instituições não-formais de ensino Artigos

    Couto-Santos, Fabiana R.; Mourthé, Ítalo M. C.; Maia-Barbosa, Paulina M.

    Resumo em Português:

    Resumo: Procuramos neste estudo levantar as concepções de jovens escolarizados sobre a conservação de primatas a partir de suas vivências em duas instituições não-formais de ensino: Fundação Zoo-botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) e Reserva Particular do Patrimônio Nacional Feliciano Miguel Abdala (RPPN-FMA). Os dados foram levantados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com estudantes entre 14 e 18 anos. Os resultados obtidos mostraram que os entrevistados da FZB-BH associam aquela área quase sempre às atividades de lazer, enquanto a RPPN-FMA foi vista como uma unidade voltada à realização de pesquisas. Os entrevistados nesta última instituição apresentaram um maior nível de informação a respeito dos aspectos da ecologia e comportamento dos primatas, contrariamente aos da FZB-BH, o que pode ser explicado, entre outros, pelas atividades sistematizadas de educação ambiental desenvolvidas pela unidade de conservação em questão. A educação ambiental nestas instituições mostrou-se importante na disseminação de informações sobre os primatas e suas ameaças.

    Resumo em Inglês:

    Abstract : Preliminary survey of teen student's conception concerning Atlantic Forest primate conservation in two non-formal educational institutions In this study we survey the teen student's conception concerning primate conservation in two non-formal educational institutions: Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) e Reserva Particular do Patrimônio Nacional Feliciano Miguel Abdala (RPPN- FMA). Data was collected by semi-structured interviews of 14 to 18 years old students. Our results showed that interviewers at FZB-BH associate that area almost always to leisure's activities while RPPN-FMA was pointed like a research's unit. Moreover, students at RPPN-FMA presented higher level of information about ecology and behavior of the primates than that at FZB-BH, what can be explained, among other things, by the systematic activities of environmental education developed in this protected area. Environmental education at these institutions becomes important to spread information about primate and its threats.
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br