Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 10, Issue: 2, Published: 2008
  • Editorial Editorial

    Nascimento, Silvânia Sousa
  • EVOLUÇÃO DO PERFIL DA PROVA DE FÍSICA DO VESTIBULAR DA UFMG Artigos

    Fernandes, Simone A.; Moreira, José Guilherme

    Abstract in Portuguese:

    Até apresentar o perfil atual, as provas de Física do vestibular da UFMG passaram por várias mudanças devido ao contexto educacional da época. Neste trabalho, apresentamos como as formas de abordagem dos conteúdos de Física evoluíram desde a implementação do vestibular, em 1970, até os dias atuais. Para isso, analisamos questões dessas provas e entrevistamos alguns professores que fizeram parte das equipes de elaboração das provas. Percebemos que várias formas de abordagem do conteúdo de Física defendidas hoje já estavam presentes nas questões da década de oitenta, mostrando que o perfil atual das provas é herança da postura assumida pela equipe daquela década.

    Abstract in English:

    The physics exams for access to the UFMG had passed for some changes until presenting the current profile, according to the educational context of the epoch. In this work, we present how the physics content approach have been evolved since the access exam implementation (1970) until today. For this, we analyzed some questions of these exams and we performed some interviews with professors from the elaboration exam team. We perceived that several tendencies in Physics exams were present since 80's. This means that the current shape in the Exams is inheritance of the 80's professors Exam Team thought.
  • UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS Artigos

    Silva, Osmar Henrique Moura da; Nardi, Roberto; Laburú, Carlos Eduardo

    Abstract in Portuguese:

    Um trabalho anterior justificou a necessidade de preparar os estudantes para debates racionais entre concepções e/ou teorias rivais e propôs a Reconstrução Racional Didática (RRD) como uma alternativa nesse sentido, seguindo uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos. O presente estudo apresenta análises de alguns resultados obtidos a partir de uma aplicação dessa estratégia no ensino formal dos conceitos de calor e temperatura em alunos do ensino médio.

    Abstract in English:

    In a previous paper we justified the possibility of preparing students for rational debates of rival theories and/or conceptions and proposed an alternative teaching strategy based on Didactic Rational Reconstruction (DRR). This paper presents an analysis of some outcomes resulting from the application of that strategy in the teaching of heat and temperature concepts to High School students.
  • IMPRESSÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A PRESENÇA DAS MULHERES NA CIÊNCIA Artigos

    Teixeira, Ricardo Roberto Plaza; Costa, Paola Zarrella da

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho é analisar a presença das mulheres nas ciências naturais nos aspectos histórico, social e epistemológico e tem como objetivo esclarecer as formas como esta presença ocorre. É feita uma análise de uma pesquisa realizada com estudantes universitários de um curso de licenciatura em física sobre a relação entre as mulheres e a ciência. São analisadas, também, as estratégias e práticas pedagógicas de educação científica que melhor se adaptem ao perfil feminino para permitir que professores de ciências naturais atuem como agentes de mudanças de modo a atrair mais mulheres para este campo de conhecimento.

    Abstract in English:

    The objective of this paper is to analyze the presence of women in natural sciences in its historical, social and epistemological aspects, with the objective of clarifying the ways in which this presence occurs. An analysis of a research carried out with university students of a course of physics about the relation between women and science is made. Some pedagogical practices and strategies of scientific education that better adapt to the women style are also analyzed in order to allow teachers of natural sciences to act as agents of change so that they can attract a greater number of women to this knowledge field.
  • Concepções de saúde no livro didático de ciências Artigos

    Freitas, Elisângela Oliveira de; Martins, Isabel

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho discute quais concepções de saúde permeiam o texto de uma coleção de livros didáticos de ciências, utilizando a Análise de Conteúdo como definida por Bardin, para a análise dos textos como principal referencial metodológico. Observamos que, de forma geral, as concepções higienistas e as pautadas nos aspectos anatômicos/fisiológicos predominam nos livros da coleção analisada. O conceito mais amplo de saúde introduzido a partir da Conferência de Ottawa em 1986 foi pouco explorado pelos textos analisados. Vimos também que, no livro como um todo, não há muitas referências a uma visão mais ampliada da saúde, compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. Esta maior ênfase nos condicionantes biológicos relacionados à saúde, que representa uma escolha criticada pelo PCN.

    Abstract in English:

    This paper discusses which conceptions of health underlie a collection of science textbooks, using Content Analysis, as defined by Bardin, as the main methodological reference. Our results show that views of Health in connection with Hygiene and Biology were the most frequently present in the textbooks. Broader conceptions of Health, as those introduced by the Ottawa Conference in 1986, were fully explored. There were not many references to conceptions of Health as well being and not only as the absence of disease. The greater emphasis in Biological determinants represents a choice which is criticized by the Brazilian Curriculum Guidelines (PCN).
  • Integrando o espaço virtual de aprendizagem "Eva" à formação de professores: estudo de caso sobre o currículo de Física no ensino médio Artigos

    Reis, Ernesto Macedo; Linhares, Marília Paixão

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho relata um experimento didático desenvolvido no âmbito de uma proposta de formação inicial de professores de Física. Um ambiente virtual de aprendizagem apóia as aulas presenciais da disciplina curricular denominada Estratégias para o Ensino de Física. O objetivo da proposta de formação é oportunizar que os estudantes exponham suas concepções a cerca do conhecimento profissional, através de atividades que estimulem a reflexão sobre a docência, promovam interatividade e incentivem o trabalho cooperativo. Apresentamos neste artigo os resultados de um dos Estudos de Caso da disciplina: "O Currículo de Física: contexto e reflexões". Analisamos a evolução das concepções dos licenciandos sobre ensino, conteúdo, metodologia, avaliação e currículo. A eficácia e a funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem também foram avaliadas.

    Abstract in English:

    This work was developed in the context of initial formation of physics teachers. A virtual learning environment was used as support instrument in the discipline called Strategies for the Physics Teaching. The objective is to give chance to the students to expose their conceptions about professional knowledge, through activities that stimulates the reflection about the professorship, promotes interactivity and stimulates cooperative work. In this study we describe the data relative to the study of case "Physics Curriculum in the High School". The student's conceptions evolution about teaching, content, methodology, evaluation and curriculum were analyzed. The effectiveness and functionality of the virtual learning environment was demonstrated.
  • Freire e Vigotski no contexto da Educação em Ciências: aproximações e distanciamentos Artigos

    Gehlen, Simoni Tormöhlen; Auth, Milton Antonio; Auler, Décio; Pansera-de-Araújo, Maria Cristina; Maldaner, Otavio Aloisio

    Abstract in Portuguese:

    No contexto da Educação em Ciências, as concepções de Paulo Freire e Lev S. Vigotski, individualmente, têm contribuído para a configuração de novas perspectivas de análise e teorização do conhecimento científico produzido e apropriado pelos sujeitos. O estudo teórico apresentou indicativos de que as idéias de Freire e Vigotski aproximam-se em três aspectos: a) a valorização do conhecimento cotidiano; b) as semelhanças entre o papel dos especialistas em Freire e dos sujeitos mais capazes em Vigotski e c) a conscientização; e apresentam distanciamentos em dois: a) na gênese do conhecimento e b) no ponto de partida do processo de aprendizagem. Além do mais, sinaliza-se que a possível complementaridade das idéias dos autores pode enriquecer propostas curriculares para a Educação em Ciências.

    Abstract in English:

    In the context of Science Education, the conceptions of Paulo Freire and Lev S. Vigotski have contributed individually to the shaping of new perspectives of analysis and theory of scientific knowledge that is produced and incorporated by individuals. This theoretical study indicates that on one hand Freire and Vigotski' ideas converge in three aspects: a) valorization of daily knowledge; b) similarities between the role of specialists in Freire and the role of more able individuals in Vigotski and c) awareness. On the other hand, the scholar's ideas diverge in two aspects: the knowledge genesis and b) the starting point of learning process. Moreover, the possible complementarity of both Freire and Vigotski's ideas may improve curricular proposals in Science Education.
  • RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Artigos

    Verona, Matheus Fabricio; Mori, Horácio; Arruda, Sergio de Mello

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar e analisar os elementos considerados determinantes, por biólogos e graduandos em Ciências Biológicas, na escolha de seu curso de graduação, apontando para as raízes formais e, principalmente, informais desta escolha. Os dados, coletados mediante à realização de 20 micro-entrevistas, foram analisados em termos da relação com o saber, proposta por Charlot (2000). Pôde-se detectar um predomínio de raízes informais, como a identificação com os temas relacionados à Biologia; a influência de familiares, amigos e do cotidiano do entrevistado. Por sua vez, a identificação com as disciplinas de Ciências/Biologia e com seus respectivos professores são determinantes importantes para aqueles que apresentam uma raiz formal para a opção por esse curso.

    Abstract in English:

    This paper presents the results of a research whose objective was to identify and analyze the elements considered determinants, by biologists and undergraduating students in Biological Sciences, in the choice of his course, pointing to the formal and mainly informal roots for that option. The data were collected by means of 20 micro interviews, that were analyzed in terms of the relationship with the knowledge, proposed by Charlot (2000). It was detect a predominance of informal roots, for example, the identification with the issues related to biology, the influence of family, friends and daily life of the interviewee. In turn, the identification with the disciplines of Science/Biology and with their teachers were important determinants for those who had a formal root for the choice of this course.
  • O COMPUTADOR NO ENSINO DE QUÍMICA: Impressões versus Realidade. Em Foco as Escolas Públicas da Baixada Fluminense. Artigos

    Benite, Anna Maria Canavarro; Benite, Claudio Roberto Machado

    Abstract in Portuguese:

    O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação tem atraído atenção generalizada. Esse panorama permite diferentes leituras sobre a utilização de computadores no processo de ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva, este artigo relata uma reflexão em bases sócio-históricas e culturais, sobre a compreensão das potencialidades e limitações do uso do computador em Escolas do Ensino Médio da Rede Pública da Baixada Fluminense, para o Ensino de Química. Algumas considerações gerais, referentes às primeiras experiências desta utilização concluem nossa apresentação da investigação.

    Abstract in English:

    The use of Technologies of Information and Communication (TIC) in education has called attention. This use allows different interpretations on the use of computers in the teaching and learning process. Thus, this article reports a reflection on socio-historical and cultural basis, about the potentialities and limitations of the use of computers for Chemistry Education in State High Schools in Baixada Fluminense, a region in the state of Rio de Janeiro, Brazil. Some general considerations, for the first experiments using this conclude our presentation of research results.
  • Saberes previos y sentido común en la enseñanza-aprendizaje de las ciencias: un enfoque desde la historia epistemológica de las ciencias Artigos

    Valderrama, Jorge Márquez

    Abstract in Spanish:

    Este artículo propone una apertura de los educadores hacia la reflexión sobre los saberes previos de ellos mismos y de sus educandos, a partir de la consideración de estos saberes como un elemento del entorno vital cotidiano, de la construcción del sentido común y de la comunicación en los procesos de ensenanza-aprendizaje. El punto de partida es la pregunta: ^es concebible algún intento por cultivar la actitud científica sin cultivar la actitud crítica? La actitud de los maestros de ciencias hacia el conocimiento también se transmite a los jóvenes que los toman por modelo. En la tarea de convertir el aula en un lugar de trabajo del pensamiento y de cambio de actitudes hacia la investigación, hay que trabajar en la transformación de la imagen de ciencia de los mismos profesores. Se propone una sencilla reflexión, elaborada a partir de la experiencia con la historia epistemológica de las ciencias.

    Abstract in English:

    This article proposes that teachers should be open to reflecting upon their prior knowledge (know-how, skills) and that of their students. This should be done based on the consideration of the knowledge as an element of the vital daily environment, on the construction of common sense and on the communication of the teaching-learning processes. The starting point is the question: is any attempt for encouraging the scientific attitude conceivable without encouraging a critical attitude? The attitude of science teachers towards knowledge is also transmitted to the students, who take them as models. In order to turn the classrooms into a place where the work of thoughts and the change in attitudes towards research are possible, it is necessary to shape the transformation of the image of science that the teachers themselves have. A simple reflection is proposed, based on the experience with the epistemological history of sciences.
  • Quanta Ciência há no Ensino de Ciências Resenha

    Ventura, Paulo Cezar Santos
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br