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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 12, Número: 3, Publicado: 2010
  • EDITORIAL Editorial

    Nascimento, Silvania Sousa do
  • TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO Artigo

    Porto, Paulo Roberto de Araújo; Falcão, Eliane Brígida Morais

    Resumo em Português:

    Neste trabalho foram analisadas as representações sociais de um grupo de estudantes do Ensino Médio de uma escola confessional católi ca sobre a origem dos seres vivos, com destaque para o surgimento do homem e da mulher. No estudo, utilizou-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os resultados obtidos mostraram que o grupo investigado tem fortes características religiosas, mas com abertura para as explicações científicas. Seus discursos, ao revelarem influências religiosas, não indicaram que estas eram obstáculos à apreensão dos conteudos ensi nados no âmbito das ciências. Mostraram, antes, sinais de deficiência na abordagem escolar do tema. Nas representações sociais dos estudantes, as influências familiares apareceram como mais relevantes do que aquelas provenientes de atividades escolares.

    Resumo em Inglês:

    This work analyses the social representation of high school students group in a catholic school about the origin os living things, high lighting the man and woman arising. Its was foccused trough the subject collective discourse (SCD) methodology. The results shows that the ana lyzed group has vigorous religious characteristics althrough opened to sci entific explication. Their discourses revealed religious influence, but it did not denote that those were obstacles for dread the teaching content the scientific scope. They showed, before, fault sign in approach school topic. In their social representations, the family's influence seems to be more important than the ones from school activities.
  • AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS Artigo

    Zompero, Andreia de Freitas; Laburú, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    A linha de pesquisa em multimodos de representações vem atualmente sendo destacada como instrumento de instrução na educação científica. Partindo dos fundamentos que justificam um encaminhamento didático à luz dos multimodos de representações, este trabalho procura mostrar que há compatibilidade desses fundamentos com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Procuramos relacionar conceitos integrantes da Teoria da Aprendizagem Significativa com a linha de multímodos de representação, argumentando também sobre a pertinência existente entre ambas nas situações de ensino-aprendizagem que ocor rem na sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    The multi-modes in representation line research has been highlighted as an instruction instrument in the scientific education. From the concepts that justify a didactic procedure due to the multi-modes of representations, this paper tries to show that there is certain compatibili ty among these concepts with theories of the significant learning of Ausubel. The integrating concepts of Significant Learning Theory were related to the multi-modes line of representation by discussing its impor tance in all teaching-learning situations that occur in the classroom.
  • O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE Artigo

    Boton, Jaiane de Moraes; Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade; Kurzmann, Suzana Margarete; Terrazzan, Eduardo A.

    Resumo em Português:

    O crescente apelo da Educação Ambiental como ferramenta- chave para a construção de sociedades sustentáveis e a sua institucionali zação nos diversos níveis de ensino têm suscitado cada vez mais estudos a respeito da sua inserção no ensino superior, com a finalidade de prepa rar futuros professores para o desempenho do papel de orientador nessa tarefa, não reduzindo esse tema apenas ao ambiente físico e biológico, mas também às questões econômicas, sociais e culturais. Assim, neste tra balho, investigamos em que medida a temática Meio Ambiente está inse rida na preparação de professores em formação na Universidade Federal de Santa Maria, sendo avaliados os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da referida Instituição de Ensino Superior.

    Resumo em Inglês:

    The growing demand for Environmental Education as a key tool in the creation of sustainable societies and their institutionalization at all levels of education has attracted more and more attention to stud ies on its insertion in High School (curriculum, epistemological, etc.), with the aim to prepare future teachers to perform the role of guide in this task, not only reducing this subject to the physical and biological environ ment, but also considering economic, social and cultural issues. Thus, in this study, we verified how much the subject "environment" is inserted in the training of teachers in the Universidade Federal de Santa Maria, Projects are assessed the Educational Policy of Undergraduate Courses of the Higher Education Institution.
  • A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP Artigo

    Dias, Ricardo Henrique Almeida; Almeida, Maria José P. M. de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo compreender como um grupo de licenciandos em Física atribuiu sentidos à leitura de textos de divulgação científica da área publicados nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Para analisar as interpretações dos licenciandos, baseamo-nos na noção de autoria da análise de discurso e suas categorias de repetição: empírica, for mal e histórica, como explicitadas por Eni Orlandi. Identificamos elemen tos das três, o que nos evidenciou a multiplicidade nas maneiras como os licenciandos desta pesquisa leram os textos indicados. Notamos como alguns aspectos da ciência foram interpretados pelos licenciandos, como as suas relações com a sociedade, com as outras ciências e a produção científica nacional. Também encontramos algumas referências à utilização de analogias nos textos de divulgação científica. Os sentidos atribuídos à leitura e os exemplos de repetições por esse grupo de licenciandos em Física parecem sugerir como certos discursos relativos à ciência podem aflorar quando instados pela leitura dos textos de divulgação propostos.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to understand how future physics teachers compreheend physic scientific texts published in the magazines Ciência Hoje and Pesquisa Fapesp. Our theoretical reference was based on the notion of authorship of the discourse analysis and their repetition cate gories: empiric, formal and historical. We identified the three elements, what evidenced the multiplicity in the ways as the future physics teachers read the texts. We noticed some science aspects interpreted by the future physics teachers, such as: relationships with the society, with other sci ences and national scientific production. We also found some references in the use of analogies in the scientific popularization texts. The meanings attributed to reading seems to suggest how discourses relating to science can emerge when required by reading the popularization texts proposed.
  • CONTEXTUALIZANDO A ABORDAGEM DE RADIAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA Artigo

    Medeiros, Miguel de Araújo; Lobato, Anderson César

    Resumo em Português:

    Este trabalho consiste em: (i) análise do conteúdo radiação em livros didáticos de Química e Física; (ii) análise das concepções prévias dos alunos sobre radiação; (iii) desenvolvimento e aplicação de um mate rial didático para suporte ao ensino e aprendizagem de radiação e (iv) aná lise do conhecimento adquirido pelos estudantes após o estudo do con teúdo. A análise dos livros didáticos de Química mostrou que radiação nuclear é o conteúdo principalmente abordado, enquanto que nos livros de Física são apresentadas principalmente ondas eletromagnéticas. Esse resultado demonstra que o conteúdo não foi ensinado de maneira eficien te. O conhecimento prévio, observado através de questionário, identificou as principais dificuldades dos alunos. Neste contexto, um material didáti co foi desenvolvido para o ensino e aprendizagem de radiação para mini mizar a ideia errada de que a radiação é prejudicial (como foi identificado em 82% das respostas dos estudantes). Através do ensino de radiações, usando esse material, e analisando os resultados deste trabalho, foi possí vel verificar que os alunos se interessam pelo assunto, reconhecendo e diferenciando vários tipos de radiação presentes no cotidiano.

    Resumo em Inglês:

    This work is consisted of: (i) analysis of the content of radia tion in chemistry and physics textbooks; (ii) analysis of the students' pre vious knowledge of radiation; (iii) development and implementation of a didactic material to support the teaching and the learning of radiation; and (iv) analysis of the knowledge acquired by the students after the study of the contents. The analysis of chemistry textbooks showed that the only content is nuclear radiation, while physics textbooks presented only electromagnetic waves contents. It demonstrates that the contents are not efficiently taught. The previous knowledge was observed through ques tionnaires that identified main difficulties of the students. In this context, a didactic material was developed for teaching and learning radiation to minimize the wrong idea that radiation is harmful (as identified in the 82% of students answers). By teaching radiation, using this material, and analyzing the results of this work, it was possible to check that the stu dents are interested in the subject and recognize and differentiate several types and sources of radiation present in everyday life.
  • A IMAGEM EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 1998-2007 NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Artigo

    Souza, Lucia Helena Pralon de; Rego, Sheila Cristina Ribeiro; Gouvêa, Guaracira

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, procedemos à análise de um conjunto represen tativo dos artigos sobre imagens no campo da educação em ciências, publicado no período entre 1998 e 2007, com o objetivo de obter pistas sobre o status do corpo de conhecimentos sobre o tema construído até o momento. Utilizando as categorias: papel da imagem; natureza da ima gem, suporte e mídia; abordagem; campo de estudos de referência; natu reza do estudo; cenário dos estudos empíricos; instrumentos de coleta de dados e tipo de análise de dados, verificamos uma predominância dos campos de estudos da semiótica e da cognição, dos trabalhos empíricos sobre os teóricos e, ainda, uma preferência em abordar a imagem como objeto central de estudo e os aspectos de sua produção.

    Resumo em Inglês:

    This work analyses a set of representative articles about images in Science Education field, published from 1998 through 2007, with the aim of getting clues as to the status of the body of knowledge of the theme built so far. Using categories such as: image role; image nature; support and media; approach; reference studies scenery; empirical data collecting tools and kind of data analysis, we have noticed a predom inance of the fields of semiotic and cognition, of the empiric works of the theorists and yet, a preference in approaching the image as the central study object and the aspects of its production.
  • IDENTIFICANDO OS MODELOS DIDÁTICOS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA Artigo

    Santos Junior, João Batista; Marcondes, Maria Eunice Ribeiro

    Resumo em Português:

    Esta investigação visa a identificar os modelos didáticos de um grupo de professores de Química de escolas públicas e propõe uma meto dologia para a sua utilização como instrumento de reflexão do docente em relação às suas concepções acerca do processo de ensino e aprendiza gem. Para tal, foi solicitado aos professores que respondessem a um ques tionário baseado nas ideias de Garcia Pérez (2000). Os resultados obtidos apontam que os professores combinam características diferentes dos modelos didáticos para formar um modelo didático eclético (GUIMARÃES, ECHEVERRÍA & MORAES, 2006). Esses modelos ecléticos encerram características antagônicas e podem indicar a necessi dade de aprofundamento da reflexão dos docentes sobre as suas concep ções. É proposta uma metodologia para a utilização do instrumento de investigação do pensamento do professor.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to identify the didactic models adopted by a group of twenty Chemistry teachers working in state schools in the state of São Paulo, Brazil. In order to obtain that information, the group were asked to answer a questionnaire based on the ideas of García Pérez (2000) whose aim was to provide the elements for the identification of the didac tic model adopted by each particular teacher. The results obtained indi cates that teachers combine different characteristics of the proposed didactic models and develop their own personal didactic model, classified as eclectic (GUIMARÃES, ECHEVERRÍA & MORAES, 2006). These eclectic models combine antagonistic characteristics and may indicate the need for deeper reflection about their conceptions. This study proposes a methodology for the use of this investigative instrument of the teachers' thought.
  • VISÕES DE AUTONOMIA DO PROFESSOR E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Artigo

    Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga; Monteiro, Isabel Cristina de Castro; Azevedo, Tânia Cristina Arantes Macedo de

    Resumo em Português:

    Atualmente muitos trabalhos têm destacado a importância do desenvolvimento da autonomia do professor para a melhoria da qualida de de ensino. Nosso trabalho buscou estudar as concepções sobre auto nomia apresentadas por professoras que atuam na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental recém-ingressas no programa de formação de professores Pedagogia Cidadã, oferecido pela Unesp. Nosso intuito é o de compreender como essas concepões contribuíam ou apre sentavam obstáculos ao desenvolvimento da profissionalidade docente segundo a visão proposta por Contreras (2002). Os resultados mostraram que as concepções, de natureza altamente individualista e solipsista, apre sentadas pelas professoras evidenciam um exercício profissional voltado apenas para questões relativas ao fazer didático-pedagógico de sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    Currently many studies have highlighted the importance of development autonomy of teachers to improve the quality of education. Our study aimed to explore the concepts of autonomy presented that teachers working in kindergarten and first grades of elementary school. Our aim was to understand how these concepoes helped or hindered the development of the action of the teacher second Contreras (2002). The results showed that the conceptions, presented by the teacher, were high ly individualistic, demonstrate a professional focused only on matters relating to the didactic and pedagogic classroom.
  • EL USO DE ACTIVIDAD DE LATORATORIO DE BIOLOGÍA PARA LA ENSENANZA DE MATEMÁTICA EN LOS AÑOS INICIALES: UNA ESTRATEGIA INTERDICIPLINARIA DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE Artigo

    Bridi, Jacira Helena; Sant'Ana, Marilaine de Fraga; Geller, Marlise; Silva, Juliana da

    Resumo em Espanhol:

    Objetivando la interdisciplinariedad y considerándose las difi- cultades en el proceso de ensenanza y aprendizaje, este trabajo ha articu lado una propuesta metodológica entre la Biologia y la Matemática, des- arrollada con dos grupos de 4° ano de la Ensenanza Fundamental de las redes pública y particular en Brasil, donde han sido realizadas actividades prácticas de laboratorio de Ciencias. El uso del método Allium cepa como estrategia en el estudio de fracciones, medidas y gráficos ha posibilitado la observación y el registro de datos, desarrollando igualmente el razona- miento cientifico y aportando el desarrollo de destrezas manipulativas. Los resultados obtenidos en esta investigación son animadores y relevan tes, visto que el trabajo en laboratorio ha sido de gran provecho en el aprendizaje en Ciencias para los alumnos apuntados. Frente a los resulta dos, podemos observar todavia que la aplicación del test Allium cepa, a tra vés del desarrollo de modelos matemáticos, ha desencadenado cambios significativos tanto en la postura docente cuanto en la discente.

    Resumo em Inglês:

    Aiming interdisciplinary and considering the difficulties in the process of teaching and learning, this paper has articulated a methodolog ical proposal between Biology and Mathematics, developed by two groups of 4th year of Basic Education of public and private institutions in Brazil, where activities have been conducted using laboratory practice of Sciences. The use of Allium cepa as a strategy method in the study of frac tions, measurement, and graphics has made possible the observation and recording of data, developing scientific reasoning and also providing manipulative skill development. The results obtained in this study are encouraging and relevant, given that the laboratory activity has been of great benefit in science learning for students. Compared to the results, we can still see that the application of Allium cepa test, through the develop ment of mathematical models, has triggered significant changes in both the teaching position as the learner.
  • COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS Resenha

    Costa, Alberto Luiz Pereira da
  • The Shallows: what the internet is doing to our brains Resenha

    Caldeira, Pedro Zany
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