Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 13, Issue: 1, Published: 2011
  • EDITORIAL Editorial

    Nascimento, Silvania Sousa do
  • OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS Artigo

    Rezende, Flavia; Queiroz, Gloria; Ferraz, Gleice

    Abstract in Portuguese:

    O debate sobre as efetivas contribuições da Educação em Ciências no sentido de melhor servir aos interesses da coletividade nos levou a investigar o discurso de professores de Ciências sobre as finalidades da Educação. Analisamos os enunciados de 27 professores (Física, Química, Biologia e Matemática) e, ao encontrarmos objetivos relacionados à realidade social, observamos sua relação com a formação disciplinar inicial e continuada do respondente. Menos da metade dos professores indicou objetivos relacionados à realidade social. A maioria enfatizou a realidade natural ou o indivíduo. Contextos acadêmicos de formação continuada parecem ter influenciado a preocupação social dos professores. Os resultados apontam para a necessidade de envidar esforços na formação inicial dos professores das Ciências Naturais no sentido de favorecer a abordagem de problemas sociais.

    Abstract in English:

    The debate on the contributions of Science Education to the community interests led us to investigate Science teachers' discourse on the goals of Education and its relationship with social reality. We analyzed the utterances of 27 teachers (Physics, Chemistry, Biology and Mathematics) and when the answers mentioned social reality we observed the relation between these answers, the respondent's disciplinary background and Continued Education. Less than half of the teachers indicated goals related to social reality. The majority emphasized the individual or the natural reality in their teaching goals. Academic context of Continued Education seems to have influenced teachers' social preoccupation. The results point to the necessity to use the best efforts in Science teachers' Education in the sense of favoring the approach to social problems.
  • ENCRUZILHADAS TEÓRICAS: DESVIOS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE Artigo

    Freitas, Lilliane Miranda

    Abstract in Portuguese:

    Este texto trata-se de uma pesquisa narrativa, no qual faço discussões no âmbito do currículo a partir da perspectiva pós-crítica. Abordo três eixos temáticos nos quais questiono sobre as produções discursivas que me subjetivaram em meu percurso escolar e formação inicial docente. Discuto no primeiro eixo as noções de diversidade e diferença como necessárias para a compreensão da constituição da identidade. No segundo instante, analiso a constituição da professoralidade através das narrativas fílmicas e como estas atuam na produção de marcas na subjetividade. E por fim, analiso a história do currículo escolar na formação das disciplinas acadêmicas, em especial da Biologia, e como a historização do currículo é importante na compreensão do caráter construído das práticas sociais e de subjetividades.

    Abstract in English:

    This text is a narrative research, in which I discuss the curriculum from the post-critical perspective. It addresses three themes on which I question the discursive productions that subjectivate me in my educational background and initial teaching formation. The first axis discusses the concepts of diversity and difference, as necessary for understanding the formation of identity. In the second instance, I analyze the establishment of teachingness through the film narratives and how they work to produce brands in subjectivity. And finally, I analyze the history of the school curriculum in the training of academic disciplines, particularly Biology, and how the historicity of the curriculum is important to understand the constructed nature of social practices and subjectivities.
  • FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA Artigo

    Quadros, Ana Luiza de; Silva, Dayse Carvalho da; Silva, Fernando César

    Abstract in Portuguese:

    A leitura de textos científicos e o entendimento decorrente desta leitura têm sido objeto de investigação. Neste trabalho buscamos verificar o entendimento do texto por meio da elaboração de questões, considerando que as questões elaboradas são um espelho do entendimento do lido. A pesquisa foi realizada com estudantes de Licenciatura em Química, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudantes apresentaram facilidade em elaborar questões cujas respostas podem ser copiadas do texto. Percebemos que esses estudantes possuem visão restrita da leitura de um texto, entendendo-a mais como interpretação da voz do autor do que como momento de confrontar as próprias ideias com a visão do autor e dos colegas. Assim, consideramos importante verificar o entendimento de um texto e, para isso, a elaboração de questões se mostrou uma boa ferramenta. Porém, a formulação de diferentes tipos de questões deve ser amplamente discutida durante os cursos de formação de professores.

    Abstract in English:

    The reading of scientific texts and the understanding resulting from this reading have been the object of investigation. In this work, we aimed to verify reading comprehension through the elaboration of questions by the students, considering that the questions formulated mirror the understanding of what was read. The research was carried out with students on the distance learning teacher training program of the Universidade Federal of Minas Gerais. The easiest questions for the students to elaborate were those whose responses could be copied from the text. The students demonstrated to have a restricted vision of reading, seeing it more as an interpretation of the author's voice than as a moment of confrontation of their own ideas with the vision of the author and that of fellow students. We consider, therefore, that it is important to verify reading comprehension, and to that end, the elaboration of questions has proven to be a useful tool. However, the formulation of different types of questions should be thoroughly discussed in teacher training courses.
  • A RESSIGNIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES NA SALA DE AULA Artigo

    Pacca, Jesuína L. A.; Scarinci, Anne L.

    Abstract in Portuguese:

    Neste texto investigam-se concepções de professores sobre três estratégias de ensino - aula expositiva, aula experimental e aula de demonstração - e analisa-se o seu processo de ressignificação, dirigido à coerência com princípios construtivistas de ensino e aprendizagem que os professores protagonizam em um programa de formação contínua. Para que a ressignificação de uma atividade pudesse ocorrer, os professores experienciaram fases de estranhamento, operacionalização e conscientização e tiveram oportunidade, nesse percurso, de aprofundar conhecimentos sobre o construtivismo no que se refere à sua tradução para situações de sala de aula. Partindo de concepções ingênuas, perceberam que não é o tipo de atividade que determina um ensino construtivista, mas a maneira como esta é entendida e considerada na sala de aula e na sequência didática.

    Abstract in English:

    Teachers' conceptions about three teaching strategies - lectures, experimental classes and demonstrations - are investigated, as well as their process of re-meaning, heading coherence with constructivist principles of teaching and learning, that teachers accomplish in a professional development program. For the re-meaning to occur, teachers experienced phases of awkwardness, operationalization and consciousness and had the opportunity, on the way, to deepen knowledge on constructivism with respect to its translation to classroom instances. Departing from naïve conceptions, they realized it is not the type of activity what determines a constructivist teaching, but the way it is approached and considered in the classroom and in the didactic sequence.
  • VOZES DOCENTES: ANÁLISE DE REFLEXÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE SUA VIVÊNCIA PROFISSIONAL Artigo

    Behrsin, Maria Cristina Doglio

    Abstract in Portuguese:

    O presente texto traz algumas reflexões feitas durante a realização de uma pesquisa sobre formação de professores, cujo objeto de estudo se estabeleceu em torno de elementos da caminhada docente de seis professores de Ciências. A citada pesquisa teve como ponto de confluência das histórias de vida profissional desses professores, a sua participação em um curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. A partir dos relatos, buscou-se identificar aproximações e distanciamentos em suas percepções sobre a escola, a Educação e o trabalho docente, tecendo-se um diálogo entre os protagonistas da pesquisa e entre estes e diversos autores que tem investigado sobre as questões recorrentes em suas falas, objetivando, assim, trazer algumas contribuições para o debate.

    Abstract in English:

    The present text shows some reflections made during the accomplishment of a research regarding the graduation of teachers, whose object of studies was established around the elements of the teaching journey of six Science teachers. The mentioned research had as a point of confluence the histories of the professional life of these teachers, its participation in a course of Post Graduation in Science Teaching. From the reports onwards, one sought to identify the approximations and distances in its perceptions about the school, the Education and the work of teaching, establishing a dialogue among the protagonists of the research and among the several authors who examined the questions recurrent of these speeches, intending, therefore, to give some contributions to the discussion.
  • POSSIBILIDADES DE ENSINO DE BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS Artigo

    Faria, Rafaella Librelon de; Jacobucci, Daniela Franco Carvalho; Oliveira, Renata Carmo

    Abstract in Portuguese:

    O interesse por atividades e locais diferenciados para o ensino tem aumentado a procura por Museus de Ciências. A diversidade de informações encontradas nos espaços não-formais amplia as possibilidades de ensino e fortalece as relações com as escolas. O presente trabalho traz as concepções de professoras de Ciências sobre espaços não-formais de Educação e apresenta uma atividade chamada "Chá de Sentidos" com o tema Botânica, no Museu DICA, em Uberlândia - MG. As professoras apresentaram dificuldades em conceituar e distinguir o espaço formal do não-formal e vincularam o Museu DICA como um local complementar à escola. A atividade foi avaliada positivamente pelas professoras, mas, como uma forma de trabalhar o conteúdo curricular e não para simplesmente deflagrar o interesse pelos vegetais e ampliar as possibilidades de aprendizado de seus alunos, relacionando as experiências vivenciadas fora da escola com as da sala de aula.

    Abstract in English:

    The interest for alternative activities and places for teaching has increased the attendance in museums and Science centers. The diversity of information encountered in non-formal Education spaces expands teaching possibilities and strengthens the links with schools. The present work reads the conceptions of a group of Science teachers about nonformal spaces. Furthermore, it reports an activity on a Botany topic, which the group participated in the DICA Museum, in Uberlândia - MG. The teachers had difficulties to conceptualize and distinguish the formal and non-formal spaces and viewed the Museum as a complementary place to the school. The activity was evaluated positively by the teachers, but as a way to work the curriculum content and not simply to spark interest in plant Biology and expand the possibilities of learning of their students, relating their experiences outside school with the classroom.
  • A OCORRÊNCIA DE 'FALA PRIVADA' ENTRE ADULTOS: UMA ESTRATÉGIA ANALÍTICA PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES INTRAPSICOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS1 Artigo

    Pereira, Alexsandro Pereira de; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Cláudio José de Holanda

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho apresenta um estudo sobre a fala privada em uma tarefa conduzida por um grupo de licenciandos em Física e mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é verificar a ocorrência da fala privada entre adultos e analisar como esse modo de mediação é utilizado em uma situação de resolução de problemas envolvendo conceitos de Física Quântica. Os resultados de uma análise discursiva pautada na perspectiva sociocultural mostraram que a fala privada surgiu da interação dos estudantes com as ferramentas culturais fornecidas pelo cenário sociocultural (roteiro e software). Esse modo de mediação foi utilizado no ordenamento da própria ação, assim como no planejamento de novas ações em direção a solução dos problemas.

    Abstract in English:

    This paper presents a study on private speech in a task conducted by a group of undergraduate physics students and mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometer. The aim of this study is to verify the occurrence of private speech among adults and to analyze how this means of mediation is used in a solving-problem situation involving quantum physics concepts. The results of an analysis of discourse based on socio-cultural perspectives showed that private speech came from interaction between students and cultural tools provided by the socio-cultural setting (guide and software). This mean of mediation is used in the ordering of own actions, as well as in the planning of new actions in solving-problems situations.
  • PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS1 Artigo

    Andrade, Guilherme Trópia Barreto de

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho discute momentos históricos em que a perspectiva do ensino por atividades investigativas foi debatida por estudiosos da Educação e da Educação em Ciências. Recorro aos trabalhos de John Dewey no início do século XX que propõem a investigação na escola a partir do método científico. Apresento as reformas curriculares em 19501960 no ensino de Ciências no Brasil em que materiais didáticos propunham a realização de investigações científicas. E por fim, discorro sobre a retomada da perspectiva investigativa no final do século XX com discussões sobre a natureza da Ciência e relações entre a Ciência e a sociedade no ensino de Ciências. Aponto que os fundamentos da perspectiva investigativa no ensino de Ciências estão intimamente relacionados às concepções de Ciência em discussão em cada momento histórico.

    Abstract in English:

    In this paper, I discuss historical moments in which the perspective of inquiry Education was debated by Science Education and Education researchers. I have investigated John Dewey's papers in the beginning of the 20th century that proposes the inquiry perspective at school, using the scientific method. I have investigated the curriculum reforms on the Science Education in Brazil during the decades of 19501960 in which the didactic material recommended the scientific inquiry. And at last, I investigated a recovering of the inquiry perspective in the end of the 20th century, influenced by discussions about the nature of Science and the relations between Science and Society in Science Education. I point out that the bases of the inquiry perspectives in Science Education are intimately connected to the conceptions of Science in discussion at each historical moment.
  • LO QUE PIENSAN DE LA ENSEÑANZA Y LO QUE HACEN LOS PROFESORES UNIVERSITARIOS Artigo

    Manterola, Carlos

    Abstract in Spanish:

    Este trabajo pretende identificar las "teorías explícitas" e "implícitas" que poseen profesores universitarios sobre la enseñanza y apreciar si existen diferencias entre ellas. Para examinar las teorías implícitas se observaron y grabaron dieciséis horas de clases de 6 profesores, que se transcribieron y analizaron. Para identificar las teorías explícitas se les pasó un cuestionario, cuyas preguntas reflejan las teorías de la enseñanza. Un estudio estadístico simple por la frecuencia de las respuestas del cuestionario reflejó las teorías que dicen mantener los profesores. El análisis de las grabaciones del discurso del profesor en sus clases se efectuó en dos fases; una separando el discurso por actividad didáctica para conformar la unidad de análisis; y, la segunda, caracterizando cada actividad con códigos que permitieran ubicarlas en alguna de las cinco teorías de la enseñanza seleccionadas. Se concluye que los profesores "dicen" mantener con preferencia las teorías activa y constructiva, mientras que en su práctica de clase reflejan preferentemente una teoría tradicional con rasgos de la técnica y activa. La contradicción entre lo que se defiende verbalmente y lo que se hace no podía ser más neta. A la luz de estos resultados, se debe repensar la concepción de la formación de los docentes.

    Abstract in English:

    This paper aims to identify the "explicit theories" and "implicit" that have academics on teaching and assessing whether there are differences between them. To examine the implicit theories were observed and recorded sixteen hours of classes 6 teachers, which were transcribed and analyzed. To identify the explicit theories answered a questionnaire, whose questions reflected the theories of teaching. A simple statistical study by the frequency of questionnaire responses reflected the theories that say keep teachers. The analysis of the recordings of the speech of the teacher in the classroom was conducted in two phases: a speech by separating the educational activity to form the unit of analysis, and, second, characterizing each activity codes that can be positioned any of the five selected theories of teaching. It concluded that teachers "say" in preference to keep active and constructive theories, while in his classroom practice reflect preferably a traditional theory with features of the technique and active theories. The contradiction between what is defended orally and what is done could not be more distinct. In light of these results, we must rethink the concept of teacher training.
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS ENTRE A CULTURA DO TÉDIO E DO SENTIDO Resenha

    Razera, Júlio César Castilho

    Abstract in Portuguese:

    Situada na área de Psicologia Moral, a obra de La Taille traz relevantes subsídios para o ensino de Ciências, que também tem o seu papel na construção de um futuro ética e moralmente modificado para melhor.
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