Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 18, Número: 2, Publicado: 2016
  • CONTEXTUALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E A PERSPECTIVA EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE Artigos

    Fernandes, Carolina dos Santos; Marques, Carlos Alberto; Delizoicov, Demétrio

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este trabalho pretende favorecer reflexões de ordem teórico-metodológica sobre práticas contextualizadas na formação inicial de professores e no ensino de ciências a partir da perspectiva educacional de Paulo Freire, tendo como base sua obra Extensão ou Comunicação?. Os elementos apontados como possibilidades de abordagem contextualizada não são conclusivos, mas, sim, reflexões que abrem caminhos para um trabalho contextualizado na formação de professores e no ensino de ciências, especialmente no que se refere a romper com uma formação pautada nos pressupostos da racionalidade técnica. Em linhas gerais, ressalta-se a contribuição da perspectiva freireana na superação de concepções extensionistas de ensino.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Este trabajo pretende favorecer reflexiones de orden teórico y metodológico sobre prácticas contextualizadas en la formación inicial de profesores y en la enseñanza de las ciencias a partir de la perspectiva educacional de Paulo Freire. La propuesta está basada en la obra del autor Extensión o comunicación?. Los elementos apuntados como posibilidades de abordaje contextualizada no son conclusivos, pero, sí, reflexiones que abren caminos para un trabajo contextualizado en la formación de profesores y en la enseñanza de las ciencias, especialmente acerca el rompimiento con una formación pautada en los presupuestos de la racionalidad técnica. En síntesis, se resalta la contribución de la perspectiva freireana en la superación de conceptos extensionistas de enseñanza.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This work proposes to support theoretical and methodological reflections on contextualized practice in the initial teacher training and in teaching Science, from Paulo Freire's educational perspective. The proposal builds on the work Extension or Communication?, from the aforementioned author. The elements identified as contextualized approach possibilities are not conclusive, but they are reflections that open paths for a work contextualized in teacher's training and science education, especially about cutting off training guided in technical rationality assumptions. In general, the contribution is that it highlights Freire's perspective in overcoming educational extension conceptions.
  • CIENTISTAS EM REVISTA: EINSTEIN, DARWIN E MARIE CURIE NA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS Artigos

    Almeida, Sheila Alves de; Lima, Maria Emília Caixeta de Castro

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este trabalho analisou três edições da revista Ciência Hoje das Crianças, em que Einstein, Darwin e Marie Curie são apresentados. Frente ao desafio de divulgar a vida e a obra desses cientistas de forma adequada às crianças, para análise dos artigos consideramos a linguagem utilizada, as imagens apresentadas e, principalmente, a representação da revista sobre os cientistas. A metodologia de análise do material é inspirada nos trabalhos de Bakhtin sobre dialogismo e na compreensão por meio dos procedimentos discursivos, verbais e visuais com que a revista interpela e dialoga com as crianças. Os resultados mostram que a chancela editorial opta por focar a infância dos cientistas e uma imagem do cientista curioso e aventureiro. Entretanto, veicula-se nos artigos analisados uma visão estereotipada do cientista como alguém que já se anunciava cientista. Reitera-se a importância da Ciência Hoje das Crianças para a promoção da leitura e a democratização da linguagem de divulgação científica para crianças.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Este trabajo analizó tres ediciones de la revista Ciência Hoje das Crianças, en las que Einstein, Darwin y Marie Curie son presentados. Frente al desafío de publicar la vida y obra de eses científicos de forma adecuada para los niños, para análisis de los artículos consideramos el lenguaje utilizado, las imágenes presentadas y, principalmente, la representación de la revista acerca los científicos. La metodología de análisis del material está inspirada en los trabajos de Bakhtin sobre dialogismo y en la comprensión por medio de procedimientos discursivos, verbales y visuales, con las que la revista interpela y dialoga con los niños. Los resultados muestran que la publicación decide por enfocar la infancia de los científicos y una imagen del científico curioso y aventurero. Entretanto, se publica la visión estereotipada del científico como alguien que ya se anunciaba como científico desde niño. Reiteramos la importancia de la revista Ciência Hoje das Crianças para la promoción de la lectura y la democratización del lenguaje de divulgación científica para niños.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This work analyzes articles from Ciência Hoje das Crianças magazine's three editions, where Einstein, Darwin and Marie Curie are presented. Facing the challenge of spreading the life and work of these scientists to children, to analyze the magazine's articles we consider language used, images presented and especially the magazine's representation of scientists. The analysis' methodology of the material is inspired by Bakhtin's work on dialogism and understanding through discursive procedures, verbal and visual, with which the magazine challenges and dialogues with children. The results show that the publication chooses to put into focus the childhood of scientists and an image of a curious scientist and adventurer. However, the emphasis on some typical aspects of childhood are linked to a stereotypical view of the scientist as someone who was already an announced scientist. We reiterate the importance of Ciência Hoje magazine as a reading promotion material and democratization of science communication language for children.
  • ESQUEMAS ARGUMENTATIVOS DE WALTON NA ANÁLISE DE ARGUMENTOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO INICIAL Artigos

    Martins, Marina; Ibraim, Stefannie de Sá; Mendonça, Paula Cristina Cardoso

    Resumo em Português:

    RESUMO: Utilizamos os 60 Esquemas Argumentativos de Walton (EAW) para analisar, reconstruir e classificar argumentos de professoras de Química em formação inicial em situação de entrevista sobre dois problemas: i) derretimento de bonecos de neve (SP1); ii) fenômeno da queima de uma vela (SP2). Ambos favorecem a mobilização de argumentos envolvendo uso de conceitos científicos, sendo estes, em SP1, mudanças de estado físico e fenômenos de absorção e reflexão da luz e, em SP2, reações químicas. Cada problema demandava dos sujeitos habilidades distintas para análise de evidências, proposição de justificativas e elaboração de conclusões. Houve predomínio de esquemas relacionados ao raciocínio científico - o que indica que as licenciandas manifestaram tal forma de pensar, algo relevante para situações em sala de aula - e número similar de argumentos nos dois problemas. Percebemos que os tipos de EAW mobilizados pelas licenciandas foram influenciados pela natureza dos problemas e pelos conhecimentos científicos envolvidos nas resoluções.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Utilizamos los 60 Esquemas Argumentativos de Walton (EAW) para analizar, reconstruir y clasificar argumentos de profesoras de química en formación inicial en situación de entrevista acerca dos problemas: i) derretimiento de muñecos de nieve (SP1); ii) la queima de una vela (SP2). Ambos favorecen la movilización de argumentos que usan conceptos científicos: en SP1 el cámbio de estado físico y fenómenos de absorción de luz y en SP2 reacciones químicas. Cada problema demandava de los sujetos habilidades distintas para análisis de evidéncias, proposición de justificativas y elaboración de conclusiones. Hubo predomínio de esquemas relaccionados al raciocínio científico - qué indica que las licenciadas manifestaron tal forma de pensar, algo relevante para el aula - y número similar de argumentos en los dos problemas. Percibimos que los tipos de EAW movilizados por las licenciadas fueron influenciados por la naturaleza de los problemas y por los conocimientos científicos de las resoluciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: We used Walton's 60 Argumentative Schemes (WAS) to analyse pre-service chemistry teacher's arguments in an interview about two problems: i) snowmen melting (SP1); and ii) a burning candle (SP2). Both problems favour arguments mobilization involving scientific concepts' use. SP1 favours knowledge related to physical state changes and absorption and reflection of light, while SP2 involves chemical reactions. The problems demanded distinct skills from the pre-service chemistry teachers, regarding the analysis of evidence, proposing justifications and drawing conclusions. We found a predominance of schemes related to scientific reasoning and similar arguments in the two problems - which indicates that teachers had developed such ways of thinking, which may be relevant to classroom situations. We realised that the WAS kinds mobilized by the pre-service teachers are influenced by the nature of the problems and the scientific knowledge involved in the resolutions.
  • ENSINO ORIENTADO PARA A APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E ENSINO TRADICIONAL: UM ESTUDO CENTRADO EM "TRANSFORMAÇÃO DE MATÉRIA E DE ENERGIA" Artigos

    Morgado, Sofia; Leite, Laurinda; Dourado, Luís; Fernandes, Célia; Silva, Eleutério

    Resumo em Português:

    RESUMO: O Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada em Problemas é uma metodologia de ensino centrada nos alunos que lhes permite aprender conhecimentos novos resolvendo problemas. O objetivo deste estudo foi comparar os contributos desse tipo de ensino, organizado segundo uma abordagem transdisciplinar, com os do ensino tradicional no que concerne à aprendizagem de conhecimentos conceituais, com diferentes níveis de complexidade, no âmbito do tema "Transformação de Matéria e de Energia". Os resultados demonstram que os alunos da turma experimental obtiveram melhor desempenho (apresentaram respostas menos incompletas) do que os alunos da turma de controle nas questões que eram cognitivamente mais exigentes. Apesar de esse tipo de resultados ser esperado, são necessárias mais investigações que permitam testar a sua consistência.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: La Enseñanza Orientada para el Aprendizaje Basado en Solución de Problemas es una metodología de enseñanza centrada en los alumnos que les permite aprender conocimientos nuevos solucionando problemas. El objetivo de esta investigación fue comparar las contribuciones de este tipo de enseñanza, organizada segundo un abordaje interdisciplinario, con los de la enseñanza tradicional con el foco en el aprendizaje de conocimientos conceptuales, con diferentes tipos de complejidad, en el ámbito del tema "Transformación de Materia e de Energía". Los resultados sugieren que los alumnos de la clase experimental tuvieron mejor desempeño (presentaron respuestas menos incompletas) que los alumnos de la clase control en las cuestiones que eran cognitivamente más exigentes. Aunque este tipo de resultados sea esperado, son necesarias más investigaciones que permitan testar su consistencia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Teaching for Problem-Based Learning is a teaching approach centred in students that enables learning new information by solving problems. This paper aims at comparing the contribution of Teaching for Problem-Based Learning according to a transdisciplinary approach, compared to a traditional teaching approach in what concerns students' learning on the theme 'Matter and Energy Transformations'. Data collected through a science knowledge test suggest that the experimental group performed better (presented less incomplete answers) than the control group did regarding high demanding cognitive questions. Even though this type of results was expected, follow up studies are needed in order to test the consistency of the result obtained.
  • O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS Artigos

    Silva, Wagner Moreira da; Velasco, Patrícia Del Nero; Zanotello, Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste trabalho, analisamos o desenvolvimento de um debate escolar realizado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio acerca de temáticas científicas contemporâneas controversas, a partir da leitura de textos de divulgação científica. A organização do debate se deu conforme modelo específico que preconiza a realização de atividades prévias, entendidas como condição de produção para a construção de argumentos e sentidos. O registro audiovisual do debate, obtido no âmbito de uma pesquisa-ação, foi analisado qualitativamente segundo preceitos fundamentais da Lógica Informal. A análise revelou indícios de variedade de argumentos elaborados pelos estudantes ao defenderem seus posicionamentos, de contribuições ao desenvolvimento de certos aspectos cognitivos e de proficuidade em se trabalharem na escola a apropriação do gênero discursivo "debate" e conceitos básicos relacionados à capacidade argumentativa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este trabajo, analizamos el desarrollo de un debate escolar realizado por estudiantes del tercer año de la Secundaria acerca de temáticas científicas contemporáneas polémicas, a partir de la lectura de textos de divulgación científica. La organización del debate ocurrió de acuerdo con modelo específico que preconiza la realización de actividades previas, comprendidas como condición de producción para la construcción de argumentos y sentidos. El registro audiovisual del debate, obtenida en el ámbito de una investigación-acción, fue analizado cualitativamente segundo preceptos fundamentales de la Lógica Informal. El análisis reveló indicios de variedad de argumentos elaborados por los estudiantes al defender sus posicionamientos, de contribuciones al desarrollo de algunos aspectos cognitivos, de utilidad en trabajar en la escuela la apropiación del género discursivo "debate" y conceptos básicos relacionados a la capacidad argumentativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study analyzes the development of an academic debate about controversial contemporary scientific themes by students in the third year of high school. The debate was motivated by reading scientific divulgation texts. The organization of the debate occurred as a specific model that proposes previous activities, understood as conditions for the construction of arguments and senses. The audiovisual record of the debate was qualitatively analyzed according fundamental concepts of Informal Logic. The analysis revealed evidences of a variety of arguments conceived by students to defend their positions, contributions for the development of certain cognitive aspects, the importance of the genre "debate's" appropriation discursive and basic concepts related to argumentative capacity.
  • A PRÁTICA DA ESCRITA E DA REESCRITA ORIENTADA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM AULAS DE QUÍMICA Artigos

    Wenzel, Judite Scherer; Maldaner, Otavio Aloisio

    Resumo em Português:

    RESUMO: Apresenta-se um recorte de pesquisa de doutoramento que teve como objetivo principal propiciar a estudantes de curso de licenciatura em Ciências o uso e a significação da linguagem química mediante a escrita e a reescrita em processo de orientação qualificada. Para a produção de dados, foram utilizados princípios da análise textual discursiva segundo categorias de análise a priori e elaboração de categorias emergentes. A discussão contempla os resultados da análise dos textos dos estudantes e de orientação com atenção, em especial, para a interação discursiva e a possibilidade de apropriação conceitual e evolução conceitual. Os resultados permitem afirmar que o uso da linguagem química pelos estudantes em espaços orientados possibilitou avanços na significação conceitual em química, com diferentes níveis de generalização.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Presentamos un recorte de investigación de doctoramiento que tuvo como objetivo principal propiciar a estudiantes de licenciatura en Ciencias el uso y la significación del lenguaje químico mediante la escrita y la reescrita en proceso de orientación calificada. Para producción de datos, fueron utilizados principios del análisis textual discursivo segundo categorías de análisis a priori y elaboración de categorías emergentes. La discusión contempla los resultados del análisis de los textos de los estudiantes y de orientación con atención, en especial, para la interacción discursiva y la posibilidad de apropiación conceptual y evolución conceptual. Los resultados permiten afirmar que el uso del lenguaje químico por los estudiantes en espacios orientados posibilitó avances en la significación conceptual en química, con diferentes niveles de generalización.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: We present a Doctoral Degree Research clipping that had, as main goals, to offer the use and the meaning of Chemistry language Science Undergraduate Students, through writing and rewriting in qualified guidance process. To produce data, textual content analysis principles were used a priori and we elaborated emerging categories in the process. The discussion considers the results of the students' textual analysis and guidance with attention in particular, especially discursive interaction and the possibility of conceptual appropriation and conceptual evolution. The results can state that Chemistry language use by the students in guided places enabled advances in the conceptual meaning in chemistry with different levels of generalization.
  • INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR Artigos

    Silva, Roger Magalhães da; Gehlen, Simoni Tormöhlen

    Resumo em Português:

    RESUMO: Desenvolveu-se um processo formativo de professores de ciências baseado nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador, em que se analisaram as compreensões de professores acerca da natureza, da função e dos critérios de seleção do Tema Gerador "O perigo do rio Água Preta em Pau Brasil-BA". As informações foram obtidas por meio da gravação audiovisual de reuniões com os professores de Ciências da rede municipal de Pau Brasil-BA e por entrevistas semiestruturadas, realizadas após o processo formativo e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destaca-se que os professores compreenderam significativamente as características problematizadora e dialógica do Tema Gerador e estabeleceram relações de temas desta natureza com problemas específicos da comunidade local. Além disso, os professores destacaram que a Investigação Temática possibilita a apreensão de contradições sociais da comunidade e distingue os Temas Geradores dos demais temas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Desarrollamos un proceso de formación de profesores de ciencias basado en las relaciones entre la dinámica del Abordaje Temático Freireano y de la Praxis Organizativa Curricular por medio de Tema Generador, en el cual se analizaron las comprensiones de los profesores sobre la naturaleza, de la función y los criterios de selección del Tema Generador "El peligro del rio Agua Preta en Pau Brasil-BA". Las informaciones se obtuvieron por medio de grabación audiovisual de reuniones con los profesores y por medio de entrevistas semiestructuradas, realizadas después del proceso formativo. Después, ellas fueron analizadas via Análisis Textual Discursiva por medio de una categoría establecida a priori, la cual fue estructurada en subcategorías emergentes. Destacamos que los profesores comprendieron significativamente las características de problematizar y dialogar del Tema Generador y establecieron relaciones de temas de la misma naturaleza con problemas específicos de la comunidad local. Los profesores destacaron que la Investigación Temática posibilita la aprensión de contradicciones sociales de la comunidad y distingue los Temas Generadores de los otros temas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: We developed a science teachers' training process based on the relationship between the dynamics of Thematic Approach Freirean and Organizational Curriculum Praxis via Theme Generator, which analyzed the teachers' understanding about the Theme Generator's nature, function and selection criteria: "The dangers of the river Água Preta in Pau Brazil/BA". The information was obtained through meetings with teachers' audiovisual recording and semi-structured interviews conducted after the training process. They were analyzed via Text Analysis Discourse through a category established a priori, which was structured in emerging subcategories. Among the results, it is emphasized that teachers significantly understood the Theme Generator's problematical and dialogical characteristics, as well as established relationships issues of this nature with local community's specific problems. About this, the teachers pointed out that the process of Thematic Research enables the seizure of social contradictions of the community and distinguishes Theme Generators from other themes.
  • APROPRIAÇÃO DISCURSIVA DE MODELOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Artigos

    Souza, Josiane de; Rezende, Flavia; Ostermann, Fernanda

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo teve como objetivo investigar em três trabalhos de conclusão a apropriação discursiva do modelo de formação docente com o qual o mestrado profissional em ensino de física da UFRGS se compromete. Inicialmente, depreendemos, por meio de uma análise bakhtiniana da proposta inicial do curso e de seu currículo - considerados contexto extraverbal do objeto de análise -, que o modelo de formação propagado é o do especialista técnico. Em seguida, a análise bakhtiniana dos trabalhos nos permitiu inferir a forma como os professores-alunos se apropriam desse discurso, quando, por exemplo, apresentam referenciais teóricos desvinculados do produto educacional proposto, não consideram a realidade educacional da escola ou se pautam apenas pelo discurso oficial ou por testes internacionais de aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resúmen: Este trabajo tiene el objetivo de investigar, en tres trabajos de conclusión, la apropiación discursiva del modelo de formación docente con el cual la Maestría Profesional en Enseñanza de la Física de la UFRGS se compromete. Inicialmente, deprendemos, por medio de un análisis bakhtiniano de la propuesta inicial del curso y de su currículum, considerado como contexto extra-verbal del objeto de análisis, que el modelo de formación es el del especialista técnico. Enseguida, el análisis bakhtiniano de los trabajos permitió inferir la forma como los profesores-alumnos se apropian de ese discurso, cuando, por ejemplo, presentan referenciales teóricos desvinculados al producto educacional propuesto, no consideran la realidad educacional de la escuela o se basan solamente en el discurso oficial o por testes internacionales de aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper investigates, in three dissertations, the discursive appropriation of the teacher training model that the Professional Master in Physics Teaching at UFRGS promotes.First of all we performed a Bakhtinian analysis of the course's initial proposal and its curriculum, considered as extra verbal-context, from which we were able to infer that this training model is technical specialist. In the following, also by means of the Bakhtinian analysis, we were able to infer the way that teachers-students appropriate of this model, when, for example, the theoretical framework isn't articulated to the educational product developed, disregarded from real school's educational needs, or it is based on official educational discourse and international learning tests.
  • UMA ANÁLISE BAKHTINIANA/VOLOCHINOVIANA DA PSICANÁLISE: REFLEXÕES NECESSÁRIAS PARA O ESTABELECIMENTO DE UM NOVO PARADIGMA EM ENSINO DE CIÊNCIAS Resenha

    Bianchi*, Cristina dos Santos
  • Errata Errata

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br