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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 23, Published: 2021
  • OPEN SCIENCE AND THE SCIENCE EDUCATION FIELD: PERSPECTIVES AND DIALOGUES Editorial

    Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Franco, Luiz Gustavo
  • Invitation letter to the Science Education community for submissions on the theme "Differences, multiculturalism and interculturality in Science Education" Editorial

    Orofino, Renata; Silva, Glauco dos Santos Ferreira da
  • CONSTITUTIVE PRACTICES OF INQUIRY PLANNED BY STUDENTS IN SCIENCE LESSON: ANALYSIS OF AN EXAMPLE Artigo

    Sasseron, Lúcia Helena

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Nos últimos anos muito se tem discutido sobre o ensino de ciências como prática que possibilite relação com as dimensões conceitual, social, material e epistêmica do conhecimento. Neste estudo de caso, com análise qualitativa, estudamos uma situação de ensino em atividade eletiva em que estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a supervisão de monitores com formação em diferentes áreas das ciências, se envolvem no planejamento de investigação. A partir do estudo, identificamos elementos constituintes da investigação e como eles se relacionam aos objetos epistêmicos e às condições experimentais. Entendemos que os resultados apresentados podem contribuir para a pesquisa em Educação em Ciências por expor um modo de análise de situações de investigação em que práticas epistêmicas são realizadas pelos estudantes.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: En los últimos años se ha discutido sobre la enseñanza de las ciencias como una práctica que permite relacionar las dimensiones conceptual, social, material y epistémica del conocimiento. En este estudio de caso, con análisis cualitativo, investigamos una situación de enseñanza en una actividad optativa en la que alumnos de los ciclos iniciales de la educación primaria, bajo la supervisión de monitores formados en diferentes áreas de las ciencias, se involucran en la planificación de la investigación. A partir del análisis, identificamos elementos que componen la investigación y cómo se relacionan con los objetos epistémicos y las condiciones experimentales. Creemos que los resultados presentados pueden contribuir a la investigación en Educación Científica al exponer una forma de analizar situaciones de investigación en las que los estudiantes realizan prácticas epistémicas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: In recent years, much has been discussed about the teaching of science as a practice allowing relations among conceptual, social, material and epistemic dimensions of knowledge. In this case study, with qualitative analysis, we analyzed a teaching situation in elective activity in which Elementary School students, under the supervision of monitors trained in different areas of science, get involved in an inquiry planning. From the study, we identified constituent elements of the investigation and how they relate to epistemic objects and experimental conditions. The results presented in this paper can contribute to Science Education research area by exposing a way of analyzing research situations in which epistemic practices are performed by students.
  • DISCUSSIONS AND TRENDS OF THESES AND DISSERTATIONS ON TRAINING SCIENCE TEACHERS IN NON-FORMAL SPACES: A SYSTEMATIC BIBLIOGRAPHIC REVIEW Artigo

    Coelho, Yuri Cavaleiro de Macêdo; Oliveira, Endell Menezes de; Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Este estudo buscou investigar como os Programas de Pós-Graduação brasileiros têm estruturado suas pesquisas, teses e dissertações, sobre formação de professores de Ciências em Espaços Não Formais (ENF), além das principais discussões sobre esta temática. Metodologicamente, realizou-se uma revisão sistemática de teses e dissertações encontradas na base de dados da Biblioteca Digital (BDTD), utilizando a Análise Textual Discursiva para análise do corpus. Constatou-se que os trabalhos selecionados investigam a ação/formação em ENF de licenciandos, bem como a natureza e/ou reflexos de cursos de formação continuada. Verificou-se que muitas formações implementadas em ENF são curtas, descontínuas, mais informativas/instrutivas do que reflexivas e excluem os professores do planejamento. Nesse contexto, acredita-se que a formação de professores em ENF se consolidará apenas com o fortalecimento da aliança entre Universidade, Escola e ENF.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Este estudio buscó investigar cómo los Programas de Posgrado brasileños han estructurado sus investigaciones, tesis y disertaciones, sobre la formación de profesores de Ciencias en Espacios No Formales (ENF), además de las principales discusiones sobre esta temática. Metodológicamente, se realizó una revisión sistemática de las tesis y disertaciones encontradas en la base de datos de la Biblioteca Digital (BDTD), utilizando el Análisis Textual Discursivo para el análisis del corpus. Se constató que los estudios seleccionados investigan la acción / formación en ENF de estudiantes de pregrado, así como la naturaleza y / o reflejos de los cursos de formación continua. Se verificó que muchos cursos de capacitación implementados en ENF son cortos, discontinuos, más informativos / instructivos que reflexivos y excluyen a los profesores de la planificación. En este contexto, se cree que la formación de profesores en ENF se consolidará solo con el fortalecimiento de la alianza entre la Universidad, la Escuela y los ENF.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: This study sought to investigate how Brazilian Postgraduate Programs have structured their research, theses and dissertations, on the training of science teachers in non-formal spaces (NFS), in addition to the main discussions on this theme. Methodologically, a systematic review of theses and dissertations found in the database of the Digital Library (BDTD) was carried out, using the Discursive Textual Analysis for corpus analysis. It was found that the selected studies investigate the action/training in NFS of undergraduate students, as well as the nature and/or reflexes of continuing education courses. It was found that many training courses implemented in NFS are short, discontinuous, more informative/instructive than reflective and exclude teachers from planning. In this context, it is believed that the training of teachers in NFE will be consolidated only with the strengthening of the alliance between University, School and NFS.
  • ANALYSIS OF ASPECTS OF NATURE OF SCIENCE EXPRESSED BY A TEACHER IN INITIAL TRAINING IN THE CONTEXT OF A CHEMISTRY HISTORY DISCIPLINE Artigo

    Lima, Marcondes Medeiros de; Ibraim, Stefannie de Sá; Santos, Monique

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Pesquisadores têm ressaltado a necessidade de professores desenvolverem seus conhecimentos de Natureza da Ciência. Diante disso, investigamos as visões sobre Ciências de uma professora em formação inicial, para tal, identificamos e discutimos aspectos de Natureza da Ciência que foram expressos por ela em um ambiente de ensino-aprendizagem de história da química envolvendo explicitamente discussões sobre Ciências. Baseado em notas de campo e no portfólio redigido pela professora em formação, identificamos, utilizando o MoCEC v.2, a expressão de 23 aspectos de Natureza da Ciência relacionados ao contexto dos casos históricos discutidos na disciplina. Por fim, enfatizamos a necessidade de discussões sobre Ciências e sobre história da química permearem a formação inicial, visando o desenvolvimento e mobilização de conhecimentos pedagógicos de conteúdo, e discutimos as potencialidades e limitações do uso do MoCEC v.2 como ferramenta de análise.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Los investigadores han enfatizado la necesidad de que los profesores desarrollen sus conocimientos sobre la Naturaleza de la Ciencia. Ante eso, investigamos las visiones sobre Ciencias de una docente en formación inicial, para ello, identificamos y discutimos aspectos de Naturaleza de la Ciencia expresados por ella en un ambiente de enseñanza-aprendizaje de historia de la química involucrando explícitamente discusiones sobre Ciencias. Basados en notas de campo y el portafolio redactado por la docente en formación, identificamos, desde MoCEC v.2, la expresión de 23 aspectos de Naturaleza de la Ciencia relacionados con el contexto de los casos históricos discutidos en la disciplina. Finalmente, enfatizamos la necesidad de que las discusiones sobre Ciencia y sobre historia de la química permeen la formación inicial, con el objetivo de desarrollar y movilizar el conocimiento del contenido pedagógico, y discutimos las potencialidades y limitaciones de utilizar MoCEC v.2 como herramienta de análisis.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Researchers have emphasized the need for teachers to develop their knowledge of nature of science. Therefore, we investigated the views about science of a pre-service teacher, for such, we identified and discussed aspects of nature of science that were expressed by her in a teaching-learning environment of History of Chemistry explicitly involving discussions about science. Based on field notes and the portfolio written by the pre-service teachers, we identified, from MoSSE v.2, the expression of 23 aspects of nature of science related to the context of the historical cases discussed in the discipline. Finally, we emphasize the need for discussions about science and about History of Chemistry to permeate pre-service teacher education, aiming at the development and mobilization of pedagogical content knowledge, and we discuss the potentials and limitations of using MoSSE v.2 as an analysis tool.
  • PRODUCTION PROCESSES OF EXHIBITIONS IN A SCIENCE MUSEUM: THE MAST AS AN EXAMPLE Artigo

    Dubrull, Davi Saldanha; Deccache-Maia, Eline

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: O presente artigo analisa os processos de produção de exposições, consideradas instrumento de educação e de comunicação dos museus. Para tanto, foram utilizadas como exemplo as exposições de uma das mais notórias instituições de divulgação da ciência do Brasil, o MAST. A partir da pesquisa qualitativa que envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas, foi possível observar as diversas etapas e intencionalidades que fazem parte da produção de exposições, tendo os modelos de museu tradicional, emergente e de transição como parâmetros de análise. Os resultados obtidos apontaram que os processos de produção de exposições do MAST estão em um momento de transição entre o modelo tradicional e o emergente.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Este trabajo analiza los procesos de producción de las exposiciones, consideradas un instrumento de educación y comunicación de los museos. Para ello, se utilizaron como ejemplo las exposiciones de una de las instituciones más relevantes en la difusión de la ciencia en Brasil, el MAST. A partir de la investigación cualitativa que implicó la realización de entrevistas semiestructuradas, se observaron las diversas etapas e intencionalidades que forman parte de la producción de exposiciones, tomando como parámetros de análisis los modelos de museos tradicionales, emergentes y de transición. Los resultados obtenidos señalan que los procesos de producción de exposiciones del MAST se encuentran en un momento de transición entre el modelo tradicional y el emergente.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: This article analyzes the production process of exhibitions as a museum educational and communication tool. As an example, this article uses the exhibitions by one of the most egregious Brazilian institutes for science promotion, the Museum of Astronomy and Related Subjects (MAST). From a qualitative research method, which involved semi-structured interviews, it was possible to observe several steps and intentionalities that are part of the production of exhibitions, using models of traditional, emergent and in-transition museums as analysis parameters. The results obtained point out that the production processes of MAST exhibitions are in transition between the traditional and the emergent models.
  • COLLECTIVE REFLECTION IN TEACHER EDUCATION: AN EXPERIENCE IN THE CHEMISTRY TEACHER TRAINING COURSE IN UFVJM Artigo

    Janerine, Aline de Souza; Quadros, Ana Luiza de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: A percepção de que os egressos do curso de formação de professores, apesar de realizarem estudos teóricos importantes, nem sempre atuam de maneira diferente daquela que seus professores atuavam nos levou a realizar esta investigação. Envolvemos professores de Química em formação na elaboração de aulas a partir de temas do contexto, que foram desenvolvidas em três turmas de instituições do Ensino Médio. Essas aulas foram analisadas coletivamente, em reuniões de avaliação, para que um processo reflexivo acontecesse. Para isso as aulas e as reuniões de avaliação foram gravadas em vídeo. Neste trabalho analisamos as contribuições da reflexão no entendimento do papel do professor em sala de aula. Observamos resultados expressivos em termos de apropriação de estudos teóricos (interações discursivas, natureza da Ciência e relações pedagógicas), realizados com base na prática docente de cada um. Este estudo traz implicações para a formação de professores, principalmente para o estágio curricular.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: La percepción de que los egresados del curso de formación de profesores, a pesar de que realizan importantes estudios teóricos, generalmente no actúan de manera diferente a lo que hicieron sus maestros nos llevó a realizar esta investigación. Involucramos a los profesores de Química en formación en la preparación de clases desde temas del contexto, las cuales se desarrollaron en tres clases de escuelas de secundaria. Se analizaron esas clases en conjunto, en reuniones de evaluación, con el fin de promover el proceso reflexivo. Para ello, se llevaron a cabo grabaciones en video de las clases y las reuniones de evaluación. En este artículo analizaremos las contribuciones de la reflexión para comprender el rol del profesor en las clases. Los resultados fueron expresivos en cuanto a la apropiación de estudios teóricos (interacciones discursivas, naturaleza de las Ciencias y relaciones pedagógicas), realizados con base en la práctica docente de cada uno. Esta investigación trae implicaciones para la formación de profesores, principalmente para la práctica curricular.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: What motivated this investigation is the idea that although students of teacher training courses engage in important theoretical discussions, they do not always act differently from what their teachers used to. Our project placed Chemistry teachers in training into procedures to prepare and develop their own classes based on contextualized themes that were deployed in three classes in High School. These classes were analyzed collectively, in evaluation meetings, seeking to promote a reflective process. For this, the classes and evaluation meetings were recorded in video. In this article we analyze the contributions of the reflective process in understanding the role of the teacher in a classroom. We observed expressive results in the appropriation of their theoretical studies (discursive interactions, nature of Science and pedagogical link-making), based on the teaching performance of each student. This study brings important implications in understanding the teacher formation, mainly for curricular stage.
  • CHEMISTRY SELF-CONCEPT OF HIGH SCHOOL STUDENTS INVESTIGATED BY THE PREPARATION AND VALIDATION OF A SCALE Artigo

    Melo, Viviane Florentino de; Amantes, Amanda

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Neste estudo apresentamos o processo de construção e validação de uma escala de autoconceito em Química para estudantes do ensino médio brasileiro e avaliação da configuração do autoconceito da amostra. Construímos um modelo estrutural e um teste que foi aplicado a 203 estudantes. As análises foram realizadas através do emprego da teoria de resposta ao item e da teoria clássica de testes. Os resultados indicaram que a escala é válida e é composta por três fatores: desempenho, interesse e engajamento cognitivo, sendo que nenhum deles prevalece no autoconceito, ou seja, todos esses fatores contribuem igualmente para dimensionar o constructo. Também por essa análise identificamos que somente o sexo foi preditor, contudo ele só influenciou o autoconceito no fator desempenho.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: En este estudio presentamos el proceso de construcción y validación de una escala de autoconcepto en Química para estudiantes de la enseñanza media brasileña y la evaluación de la configuración del autoconpecto de la muestra. Construimos un modelo estructural y una prueba, que se aplicó a 203 estudiantes. Se utilizaron la teoría de respuesta al ítem y la teoría clásica de tests para realizar el análisis. Los resultados indicaron que la escala es válida y se compone de tres factores: desempeño, interés y compromiso cognitivo, pero ninguno de ellos prevalece en el autoconcepto, o sea, todos los factores contribuyen igualmente a dimensionar el constructo. Identificamos también por medio de ese análisis que solamente el sexo fue predictor, sin embargo influyó solamente en el autoconpecto en el factor desempeño.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: In this study, we present the process of developing and validating a chemistry self-concept scale for Brazilian high school students and of evaluating the configuration of the sample’s self-concept. We developed a structural model and a test that was applied to 203 students. The analysis was done using the item response theory and the classic test theory. The results indicated that the scale is valid and comprises three factors: performance, interest, and cognitive engagement. None of these factors prevail in the self-concept, which means that they all contribute equally to dimension this construct. Through this analysis, we also identified that only sex was a predictor. However, it only influenced the self-concept in the performance factor.
  • TEACHER DEVELOPMENT OF A SCIENCE EDUCATION TEACHER BY MEANS OF TEACHING TRAINING PROGRAMS ARTICULATION Artigo

    Barolli, Elisabeth; Guridi, Verónica Marcela

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Este trabalho parte da hipótese de que um processo de desenvolvimento profissional docente que se inicia na graduação - apoiado em programas e projetos de incentivo à docência - requer continuidade na participação do professor em outros contextos formativos de longa duração. Para verificar tal hipótese, analisamos, numa perspectiva indiciária, a trajetória de uma professora de Física desde seu ingresso na licenciatura de uma universidade pública até sua participação em um curso de Mestrado Profissional. Metodologicamente, optamos pela tradição qualitativa de pesquisa e utilizamos como fonte de dados uma entrevista semiestruturada realizada com a professora. A análise dos dados seguiu um esquema que compreende o desenvolvimento profissional constituído por diferentes dimensões relacionadas aos saberes docentes. Os resultados parecem confirmar a nossa hipótese, mostrando a importância da continuidade e articulação de programas de formação inicial e continuada para favorecer o desenvolvimento profissional de professores de Ciências.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Este trabajo parte de la hipótesis de que es fundamental que un proceso de formación de profesores que se inicia en los estudios de grado, apoyado en programas y proyectos de incentivo a la docencia, tenga continuidad por medio de la participación del profesor en otros contextos formativos de larga duración, para favorecer el desarrollo profesional. Para verificar tal hipótesis, analizamos la trayectoria de una profesora de Física egresada de un curso de Maestría profesional, desde su ingreso en el profesorado. Metodológicamente, optamos por la tradición cualitativa de investigación, utilizando como fuentes de datos una entrevista semi-estructurada. El análisis de los datos fue realizado siguiendo un esquema que comprende el desarrollo profesional constituido por diferentes dimensiones relacionadas con los saberes docentes. Los resultados parecen confirmar nuestra hipótesis, mostrando la importancia de la continuidad y articulación de programas de formación inicial y continua para favorecer el desarrollo profesional de profesores de Ciencias.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: This work starts from the hypothesis that a process of professional teacher development that starts at graduation - supported by programs and projects to encourage teaching -, requires continuity in the participation of the teacher in other long-term training contexts. To verify that hypothesis, we have analyzed the trajectory of a Physics teacher who has completed a Professional Master, starting from her admission in Physics Teaching Program at a public University. Regarding methodology, we opted for the qualitative research tradition, using as the main source of data a flexible structured interview with the teacher. Data analysis was conducted following a scheme that understands professional development as constituted by different dimensions related to teaching knowledge. Results seem to confirm our hypothesis, making evident the relevance of the continuity and articulation between initial and continuing teacher’s education programs, to favor professional development of Science teachers.
  • THE BUILDING OF THE CURRICULUM OF A SCIENCE TEACHERIN YAE: HOW DOES THE PRESENCE OF YOUNG PEOPLE AFFECT HER PRACTICE? Artigo

    Resende, Ana Carolina Costa; Cassab, Mariana

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: A juvenilização é um processo que atinge há décadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA), impondo desafios de diferentes ordens. O trabalho propõe entender como uma professora de Ciências desenvolve sua prática curricular em face da presença dos jovens. Ele se apoia em autores do campo do currículo, como Sacristán e Arroyo e constrói seu contexto de inteligibilidade, se movendo metodologicamente a partir da realização da história oral de vida e de observações de inspiração etnográfica às aulas da EJA. O trabalho conclui que os educandos centralizam a preocupação da professora no sentido de garantir seu interesse, aprendizagem e até mesmo presença na escola. Todavia, isso não significa que as juventudes se manifestam no fazer curricular como princípio estruturador. Há uma tensão em jogo que o estudo procura caracterizar.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: La juvenilización es un proceso que ha afectado por décadas la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), imponiéndole diversos desafíos. La investigación pretende comprender cómo una profesora de Ciencias desarrolla su práctica curricular ante la presencia de los jóvenes. Este trabajo tiene como base autores del campo del currículo, como Sacristán y Arroyo, y construye su contexto de inteligibilidad moviéndose metodológicamente a partir de la realización de la historia oral de vida y de observaciones de inspiración etnográfica a las clases de EJA. La investigación concluye que los educandos son el centro de la preocupación de la profesora en el sentido de garantizar su interés, aprendizaje e incluso la presencia en la escuela. Sin embargo, esto no significa que las juventudes se manifiesten en el hacer curricular como principio estructurador. Hay una tensión en juego que la investigación busca caracterizar.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Juvenilization is a process that has affected Youth and Adult Education (YAE) for decades, imposing challenges of different orders. This work intends to understand how a science teacher builds her curriculum facing the presence of young people. It relies on authors from the field of curriculum studies, such as Sacristán and Arroyo, building its context of intelligibility by moving methodologically from the narration of the life oral history and ethnographic-inspired observations in the YAE classes. It concludes that the students are central in the teacher’s concern, in the sense of guaranteeing their interest, learning and even presence in the school. However, this does not mean that youths appear in the building of the curriculum as a structuring principle. There is a tension at play that the study seeks to characterize.
  • ANALYSIS OF THE TRAINING OF MEDIATORS IN A ITINERANT ASTRONOMY PROJECT Artigo

    Barros, Lucas Guimarães; Dutra, Glênon; Boss, Sergio Luiz Bragatto

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a formação de mediadores desenvolvida em um projeto de divulgação científica itinerante no interior do Estado da Bahia. Para tal, construiu-se uma base teórica a partir de estudos que analisaram práticas, características e dificuldades da formação de mediadores desenvolvida em museus e centros de ciências. De caráter qualitativo, a pesquisa se utilizou da Análise de Conteúdo para exploração dos dados coletados a partir de questionários respondidos pelos mediadores do projeto, e entrevista semiestruturada com um dos coordenadores. Os resultados apontam que a formação ocorre predominantemente com o mediador novato sendo formado por outro mais experiente nas atividades de campo. Além disso, notou-se dificuldades com a manipulação de equipamentos e nas atividades de formação, além do caráter temporário do vínculo do mediador no projeto. Por fim, são feitos alguns apontamentos com a intenção de superar dificuldades comuns à formação de mediadores.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Esta investigación tuvo como objetivo analizar la formación de mediadores desarrollada en un proyecto de divulgación científica itinerante, al interior del Estado de Bahía. Para ello, se construyó una base teórica a partir de estudios que analizaron prácticas, características y dificultades de la formación de mediadores, desarrollados en museos y centros científicos. De carácter cualitativo, la investigación utilizó el Análisis de Contenido para explorar los datos recogidos a partir de cuestionarios respondidos por los mediadores del proyecto, y de entrevistas semiestructuradas con uno de los coordinadores. Los resultados indican que la formación ocurre predominantemente con el mediador novato siendo formado por otro con más experiencia en las actividades del campo. Además se observó dificultades con la manipulación de equipos y en las actividades de formación, junto al carácter temporal del vínculo del mediador en el proyecto. Finalmente, se toman notas con la intención de superar dificultades comunes a la formación de mediadores.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: This research intended to analyze the formation of mediators developed in a project of science dissemination in the inside of the Bahia State. To this end, a theoretical basis was built from studies that analyzed practices, characteristics and difficulties of the formation of mediators developed in museums and science centers. Qualitative, the research used Content Analysis to explore the data collected from questionnaires answered by project mediators and semi-structured interviews with one of the coordinators. The results indicate that the formation occurs predominantly with the beginner mediator formed by another more experienced in field activities. Moreover, there were difficulties with the manipulation of equipment and in training activities, in addition to the temporary nature of the mediator’s bond in the project. Finally, notes are made with the intention of overcoming some difficulties common to the training of mediators.
  • THE DIALECTIC-AXIOLOGICAL INSTRUMENT IN THE SELECTION OF SIGNIFICANT SPEECHES: IN SEARCH OF ETHICAL-CRITICAL SCIENTIFIC EDUCATION Artigo

    Santos, Jefferson da Silva; Gehlen, Simoni Tormöhlen

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: As discussões sobre a dimensão axiológica na educação têm chamado a atenção de pesquisadores que investigam as possibilidades do desenvolvimento de uma Educação Científica ético-crítico, que considere os valores fundamentais à humanização dos educandos. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo consiste em explicitar a estruturação de um Instrumento dialético-axiológico e analisar suas contribuições para a identificação dos valores e desvalores no processo de obtenção dos Temas Geradores que nortearam a organização das atividades de um Clube de Ciências. Dentre os resultados, destaca-se que o Instrumento permitiu tanto a compreensão da dimensão valorativa nas limitações explicativas dos participantes da Investigação Temática quanto a orientação de quais valores são necessários para superar as situações-limites identificadas, viabilizando uma práxis axiológica no Ensino de Ciências.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Las discusiones sobre la dimensión axiológica en la educación han llamado la atención de investigadores que estudian las posibilidades de desarrollar una Educación Científica ético-crítica, que considere los valores fundamentales a la humanización de los estudiantes. En esta perspectiva, el objetivo de este estudio es explicar la estructuración de un Instrumento dialéctico-axiológico y analizar sus aportes a la identificación de valores y devaluaciones en el proceso de obtención de los Temas Generadores que orientaron la organización de actividades de un Club de Ciencias. Entre los resultados, se destaca que el Instrumento permitió tanto la comprensión de la dimensión evaluativa en las limitaciones explicativas de los participantes de la Investigación Temática como la orientación de qué valores son necesarios para superar las situaciones límite identificadas, posibilitando una praxis axiológica en la Enseñanza de las Ciencias.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Discussions about the axiological dimension in education have drawn the attention of researchers who investigate the possibilities of developing an ethical-critical Scientific Education that considers the fundamental values for the humanization of students. In this perspective, the aim of this study is to explain the structuring of a dialectic-axiological instrument and to analyze its contributions to the identification of values and devaluations in the process of obtaining the Generating Themes that guided the organization of activities of a Science Club. Among the results, it is noteworthy that the Instrument allowed both the understanding of the evaluative dimension in the explanatory limitations of the participants of Thematic Research and the orientation of which values are necessary to overcome identified limit situations, enabling an axiological praxis in Science Education.
  • SOCIAL TECHNOLOGY IN THE PROGRAMMING OF A CRITICAL-TRANSFORMATIVE CURRICULUM IN SCIENCE EDUCATION Artigo

    Archanjo Junior, Miguel Guilhermino de; Gehlen, Simoni Tormohlen

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: O objetivo da presente pesquisa1 consiste em investigar o papel da Tecnologia Social (TS) na apreensão e superação de algumas contradições sociais que constituem um Tema Gerador. Para isso, foi elaborada e implementada uma atividade didático-pedagógica, baseada na TS, em uma comunidade escolar, localizada em Ilhéus-BA, durante um processo formativo de professores da Educação Infantil, com foco na Educação em Ciências. Metodologicamente, a pesquisa compreendeu duas etapas: i) seleção, planejamento e elaboração da atividade baseada na TS; ii) implementação da atividade com as crianças. Dentre os resultados, constatou-se que o processo de Investigação Temática, na obtenção de Temas Geradores, articulado aos fundamentos da TS, como a autonomia e tomada de decisões, potencializou as ações colaborativas durante o curso de formação de professores, na elaboração das atividades no âmbito da Educação em Ciências. Além disso, foi identificada a autonomia das crianças no enfrentamento das contradições sociais locais, mediante a efetivação das atividades relacionadas aos problemas concretos locais.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: El objetivo de esta investigación es examinar el papel de la Tecnología Social (TS) en la aprehensión y superación de algunas contradicciones sociales que constituyen un Tema Generador. Para ello, se desarrolló e implementó una actividad didáctico-pedagógica, basada en la TS, en una comunidad escolar, ubicada en Ilhéus-BA, durante un proceso formativo de docentes de Educación Infantil, con enfoque en la Educación en Ciencias. Metodológicamente, la investigación comprendió dos etapas: i) selección, planificación y elaboración de la actividad con base en la TS; ii) implementación de la actividad con los niños. Entre los resultados, se encontró que el proceso de Investigación Temática, en la obtención de Temas Generadores, articulado a los fundamentos de la TS, como la autonomía y la toma de decisiones, potenció las acciones colaborativas durante el curso de formación docente, en la elaboración de actividades en el ámbito de la Educación en Ciencias. Además, se identificó la autonomía de los niños para enfrentar las contradicciones sociales locales, a través de la realización de actividades relacionadas con problemas locales específicos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The aim of this research is to investigate the role of Social Technology (TS) in apprehending and overcoming some social contradictions that constitute a Generating Theme. To this end, a didactic-pedagogical activity was developed and implemented, based on the TS, in a school community located in Ilhéus-BA, during a formative process of Early Childhood Education teachers, focusing on Science Education. Methodologically, the research comprised two stages: i) selection, planning and elaboration of the activity based on the TS; ii) implementation of the activity with the children. Among the results, it was found that the Thematic Research process, in obtaining Generating Themes, articulated to the fundamentals of the TS, such as autonomy and decision-making, enhanced the collaborative actions during the teacher training course, in the elaboration of activities in the scope of Science Education. In addition, children’s autonomy in dealing with local social contradictions was identified through the realization of activities related to specific local problems.
  • OBSERVING THE INVISIBLE: THE TRANSFERENTIAL RELATIONSHIP FROM THE DISCOURSES BETWEEN CHILDREN AND TEACHERS MONITORS IN AN ASTRONOMICAL OBSERVATORY Artigo

    Lima, Gleici Kelly de; Langhi, Rodolfo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo interpretar os discursos das relações transferenciais entre crianças e professores monitores em um observatório astronômico. Nesse sentido, apresenta-se o conceito de transferência e de discurso destacando a vertente psicanalítica como referencial para compreender a relação professor-estudante durante uma visita a um observatório astronômico. Fundamenta-se teórica e metodologicamente em referenciais da Educação, Psicanálise e da Educação em Astronomia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com investigação em campo, com os seguintes instrumentos de constituição dos dados: observação, gravação audiovisual e registros em diário de campo. Os resultados obtidos pela análise dos quatro discursos lacanianos do inconsciente apontam para vestígios de três enfoques da relação transferencial discursiva entre monitores e crianças no observatório: autoritarismo, excitabilidade e alteridade.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Esta investigación tiene la finalidad de interpreter los discursos de las relaciones transferenciales entre niños y maestros monitores en un observatorio astronómico. En este sentido, se presenta el concepto de transferencia y discurso destacando la propuesta psicoanalítica como lo referencial para comprender la relación maestro-alumno durante una visita a un observatorio astronómico. La investigación se asienta teórica y metodológicamente en referenciales de la Educación, Psicoanálisis y Educación en Astronomía. Se trata de una investigación cualitativa con investigación de campo, con los siguientes instrumentos de recogida de datos: observación, grabación audiovisual y apuntes en un diario de campo. Los resultados obtenidos por medio del análisis de los cuatro discursos lacanianos del inconsciente apuntan a vestigios de tres enfoques de la relación transferencial discursiva entre monitores y niños en el observatorio: autoritarismo, excitabilidad y alteridad.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The main purpose of this research is to interpret the discourses of the transferencial relations between children and monitors teachers in an astronomical observatory. In this regard, the concepts of transference and discourse is introduced highlighting the psychoanalytic aspect as reference to understand the teacher-student relation, during a class visit in an astronomical observatory. The present work is theoretically and methodologically based on Education, Psychoanalisys and Astronomy Education references. This report refers to a field investigational qualitative research with the following instruments for the constitution of data: observation, audiovisual recording and fild diary documentations. The results obtained by the analysis of the four lacanian discourses of the unconscious point to traces of three approaches to the discursive transferential relationship between monitors and children at the observatory: authoritarianism, excitability and otherness.
  • INTERDISCIPLINARY PRACTICES IN THE INITIAL TRAINING OF TEACHERS OF NATURAL SCIENCES: DIFFERENT CONTEXTS, SIMILAR INQUIRIES Artigo

    MOURA, JOÃO HENRIQUE C. DE; ROSA, MARIA INÊS PETRUCCI; MASSENA, ELISA PRESTES

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: A ideia de interdisciplinaridade se estabeleceu no cenário educacional brasileiro nas últimas décadas, levando a demandas pela realização de atividades interdisciplinares no contexto escolar. Ao contrário do que preconizam os documentos curriculares, tais práticas não acontecem naturalmente. Ancorados em Goodson, argumentamos que as disciplinas escolares não apresentam fronteiras esmaecidas. Assim, investigamos como práticas interdisciplinares são engendradas na formação inicial de professores das Ciências da Natureza, no âmbito de estágios supervisionados em duas universidades públicas, uma no Sudeste, outra no Nordeste brasileiro. Analisamos relatórios e roteiros produzidos pelos licenciandos com a Análise Textual Discursiva. Apesar de indicarem possibilidades de se trabalhar interdisciplinarmente, nota-se que o estabelecimento de tais práticas não é trivial. O notável pertencimento à área de formação e a robustez da organização disciplinar dentro da escola sinalizam a importância das negociações e do trabalho coletivo para o engendramento de práticas interdisciplinares.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: La idea de interdisciplinariedad se ha asentado en el escenario educativo brasileño en las últimas décadas, generando demandas de actividades interdisciplinarias en el contexto escolar. Al contrario de lo que recomiendan los documentos curriculares, estas prácticas no ocurren de forma natural. Basados en Goodson, argumentamos que las materias escolares no tienen fronteras borrosas. Así, investigamos cómo las prácticas interdisciplinarias se engendran en la formación inicial de los profesores de Ciencias Naturales, en el ámbito de las pasantías supervisadas en dos universidades públicas, una en el sureste y otra en el noreste de Brasil. Analizamos informes y guiones elaborados por los estudiantes de grado con Análisis Textual Discursivo. Si bien indican posibilidades de trabajo interdisciplinario, se observa que el establecimiento de tales prácticas no es banal. La notable pertenencia al área de formación y la solidez de la organización disciplinaria dentro de la escuela señalan la importancia de las negociaciones y el trabajo colectivo para el desarrollo de prácticas interdisciplinarias.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The idea of interdisciplinarity has established itself in the Brazilian educational scenario in recent decades, leading to demands for interdisciplinary activities in the school context. Contrary to what curriculum documents advocate, such practices do not happen naturally. Anchored in Goodson, we argue that school subjects have no dimmed boundaries. Thus, we investigate how interdisciplinary practices are engendered in the initial training of natural science teachers, within the scope of supervised internships in two Brazilian public universities, one in the northeast region, the other in the southeast. Through the Discursive Textual Analysis (DTA), we analyze reports and scripts produced by the undergraduates. Although they indicate possibilities for interdisciplinary work, it is noted that the establishment of such practices is not trivial. The remarkable belonging to the area and the robustness of the disciplinary structure within the school indicates the importance of negotiating and working together for carrying out interdisciplinary practices.
  • A chemistry teacher, one content and two school contexts: from the personal PCK to the enacted PCK Artigo

    Silva, Aroldo Nascimento; Fernandez, Carmen

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Neste trabalho, analisamos como um professor, inserido em dois contextos escolares distintos, mobiliza seus conhecimentos para o ensino de química. Adotamos como referencial teórico a base de conhecimentos de professores, mais especificamente o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). Os dados compreendem registros audiovisuais das aulas, entrevistas, respostas ao instrumento Representação de Conteúdo (CoRe), reflexões vídeo-estimuladas e observação participante. As análises basearam-se nas interações discursivas e no Modelo Consensual Refinado. A partir desses dados, acessamos e analisamos o conhecimento pedagógico do conteúdo pessoal e em ação do professor e apontamos as contribuições recebidas pelos distintos atores e contextos que fez com que o professor atuasse diferentemente nas duas escolas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: En este trabajo, analizamos cómo un docente, insertado en dos contextos escolares distintos, moviliza sus conocimientos para la enseñanza de la química. Adoptamos como marco teórico el conocimiento base de los docentes, más específicamente el Conocimiento Didáctico del Contenido (PCK). Los datos comprenden registros audiovisuales de las clases, entrevistas, respuestas al instrumento Representación del Contenido (CoRe), reflexiones videoestimuladas y observación participante. Los análisis se basaron en interacciones discursivas y en el Modelo Consensual Refinado. A partir de estos datos accedemos y analizamos el conocimiento pedagógico del contenido personal y en acción del docente y señalamos los aportes recibidos por los diferentes actores y contextos que hicieron que el docente actuara diferentemente en las dos escuelas.

    Abstract in English:

    Abstract: In this work, we analyze how a teacher, inserted in two different school contexts, mobilizes his knowledge for teaching chemistry. We adopted as the theoretical background framing the teachers’ professional knowledge, more specifically the Pedagogical Content Knowledge (PCK). The data comprise audiovisual records of classes, interviews, answers to the Content Representation instrument (CoRe), stimulated video reflections and participant observation. The analyzes were based on the discursive interactions and the Refined Consensus Model. From these data, we access and analyze the personal and the enacted pedagogical content knowledge of the teacher and point out the contributions received by the different actors and contexts that made the teacher act differently in the two schools.
  • Teaching about the Moon and its phases: an observational proposal for Elementary School Artigo

    Gonçalves, Paula Cristina da Silva; Bretones, Paulo Sergio

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este artigo expõe os resultados de uma pesquisa experimental sobre o ensino de Lua e suas fases, desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública. A investigação busca verificar o processo de aprendizagem tendo a observação do astro no céu pelos estudantes como base principal, utilizando o desenho como forma de registro e rodas de conversa, ambos acessíveis às crianças pequenas. Nosso objetivo é verificar quais questões e ideias emergem quando a observação está no cerne do processo e o que os estudantes demonstram compreender a partir dessa escolha metodológica, tendo em vista a formação dos conceitos científicos de Vigotski para crianças. A pesquisa evidencia o aprendizado dos discentes a respeito dos movimentos observáveis da Lua ao longo das noites, de sua mudança de aspecto, entre outras características.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este artículo expone los resultados de una investigación experimental sobre la enseñanza de la Luna y sus fases, desarrollada en una clase de segundo año de Primaria, en una escuela pública. La investigación buscó verificar el proceso de aprendizaje con la observación de la Luna en el cielo por parte de los estudiantes como base principal, utilizando el dibujo como forma de registro y círculos de conversación, ambos accesibles a los niños pequeños. Nuestro objetivo es verificar qué preguntas e ideas surgen cuando la observación está en el centro del proceso y qué los estudiantes demuestran comprender a partir de esta alternativa metodológica, considerando la formación de los conceptos científicos de Vygotski para los niños. La investigación demuestra el aprendizaje de los estudiantes sobre los movimientos observables de la Luna a lo largo de las noches, su cambio de aspecto, entre otras características.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper exposes the results of an experimental research about the teaching of the moon and its phases, developed with children in the second year of elementary, in a public school. The inquiry seeks to verify the learning process by observation of the Moon in sky by students as the main basis, using drawings as a form of registration and conversation circles, both accessible to young children. Our aim is to verify which questions and ideas emerge when observation is at the heart of the process and what students demonstrate to understand from this methodological choice, in view of the formation of scientific concepts of Vygotsky for children. The research highlights students' learning regarding the observable movements of the Moon throughout the nights, the change in aspect, as well as other characteristics.
  • JOINT CONSTRUCTION OF PRACTICES AS A CURRICULUM COMPONENT BY EDUCATORS OF TRAINING CHEMISTRY TEACHERS: AN ANALYSIS BASED ON THE THEORY OF COMMUNICATIVE ACTING Artigo

    Araújo, Beatriz dos Santos; Silva, João Ricardo Neves da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Apresenta-se neste artigo os resultados de uma pesquisa que trata de um tema ainda pouco explorado no ensino de ciências, a saber, as possibilidades e os empecilhos do planejamento conjunto entre docentes formadores nos cursos de licenciatura. Tem-se por objetivo analisar as construções conjuntas de ações e concepções entre docentes formadores que ministram as disciplinas relacionadas às Práticas como Componente Curricular quando em situação de planejamento conjunto dessas disciplinas. Com base nos elementos teóricos advindos da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, e de seus interpretadores nas áreas de Educação e Ensino de Ciências, foi possível analisar as interações entre docentes em processo de planejamento conjunto e compreender como se deu o processo de construções conjuntas de elementos das PCC tanto no plano das ações quanto das concepções, além de refletir sobre os caminhos para a formação continuada de docentes formadores no âmbito da universidade.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: En este artículo se presentan los resultados de una investigación que aborda un tema poco explorado en la enseñanza de las ciencias, es decir, las posibilidades y los obstáculos de la planificación conjunta entre los docentes formadores en los cursos de formación de profesores. El objetivo es analizar las construcciones en conjunto de las acciones y concepciones entre los docentes formadores que imparten las materias relativas a las Prácticas como Componente Curricular cuando se encuentran en situación de planificación conjunta de las clases. Basándose en los elementos teóricos que vienen de la Teoría de la Acción Comunicativa, de Jürgen Habermas, y de sus interpretadores en las áreas de la Educación y Enseñanza de las Ciencias, fue posible analizar las interacciones entre los docentes en proceso de planificación conjunta y comprender cómo ocurrió el proceso de construcciones conjuntas de los elementos de las PCC tanto en el plano de las acciones como de las concepciones, además de reflexionar sobre los caminos para la formación continua de los docentes formadores en el ámbito de la universidad.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: This article presents part of the results of a masters degree research that is related with a theme little explored in science teaching, it is, the joint planning among teacher educators in undergraduate courses. The objective is to analyze the joint constructions of practices and conceptions among teachers educators who teach the disciplines of practices as a curricular component when they are in planning situation of these disciplines with other teachers. Based on the theoretical references of Jügen Habermas’ Theory of Communicative Act and its readers in education and science education areas, it was possible to analyze the interactions among the teachers in the process of joint planning and understand how the process of joint constructions of elements of teaching took place both in terms of actions and conceptions. Beyond, we discuss the ways to make the continuous education of teachers educators at the university.
  • STUDENT ENGAGEMENT IN A REMOTE AND EMERGENCY PHYSICS COURSE Artigo

    Paula, Helder de Figueiredo e; Talim, Sérgio Luiz; Salema, Cecília Siman; Camillo, Vinícius Reis

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Neste trabalho, mostramos evidências de engajamento de estudantes que participaram de um curso introdutório, remoto e emergencial de Física. O curso foi realizado durante a pandemia da COVID-19, em uma escola que oferece ensino técnico integrado e profissionalizante de nível médio. Apresentamos os desafios pedagógicos enfrentados pelos professores de Física e justificamos a escolha desses sujeitos por avaliar o engajamento de seus estudantes. Os dados da pesquisa emergiram de um questionário que foi respondido pelos estudantes após o término do primeiro módulo do curso. A utilização do questionário nos permitiu identificar três dimensões do engajamento: cognitivo-comportamental, emocional e social. Nossos dados mostram que houve engajamento das/dos estudantes, predominantemente, nas dimensões cognitivo-comportamental e emocional.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: En este artículo mostramos evidencia del compromiso de los estudiantes que participaron en un curso introductorio, remoto y de emergencia de Física, realizado durante la pandemia COVID-19, en una escuela secundaria que ofrece educación profesional. Presentamos los desafíos pedagógicos que enfrentan los profesores de física y justificamos su elección para evaluar el compromiso de sus estudiantes. Los datos de la investigación surgieron de un cuestionario que fue respondido por los estudiantes una vez finalizado el primer módulo del curso. Identificamos tres dimensiones de lo envolvimiento de los estudiantes: cognitivo-conductual, emocional y social. Nuestros datos muestran que los estudiantes se involucraron, predominantemente, en la dimensión cognitivo-conductual y la dimensión emocional.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: In this paper, we show evidences of student engagement in an introductory, remote and emergency Physics course. This experience occurred during the COVID-19 pandemic, in a high school that provides professional education. We present the pedagogical challenges faced by Physics teachers and justify their choice to evaluate student engagement. Our data stemmed from a questionnaire answered by students after the end of the first module of the course. We identified three engagement dimensions: cognitive-behavioral, emotional and social. Our data show that there was engagement, predominantly, in the cognitive-behavioral and emotional dimensions.
  • MOTIVATION TO STUDY PHYSICS Artigo

    Dias, Magno Barbosa; Penido, Maria Cristina Martins

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Ao longo desse estudo são apresentados argumentos para a ideia de motivação de aprendizado de Física. As discussões no contexto de ensino superior nessa área conduzem ao seguinte questionamento: a motivação é algo que o estudante já deve trazer consigo ou é uma qualidade que ele desenvolve durante o curso? A partir dessa questão, o presente ensaio busca discutir as ideias acerca da natureza da motivação humana como subsídio para a atividade educativa do professor. A discussão se fundamenta nos estudos sobre a atividade humana, defendendo que a motivação para o conhecimento científico deve ser desenvolvida desde os níveis escolares mais básicos. O estudo aprofunda o significado de motivo, por meio da análise de conceitos baseada em princípios, concluindo que existem motivações distintas entre jovens do Ensino Médio e acadêmicos do Ensino Superior de Física, indicando a necessidade de Formação Docente e Iniciação Científica para essa transição educacional.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: A lo largo de este estudio se presentan argumentos para la idea de motivación en el aprendizaje de la Física. Esta discusión en el contexto del curso universitario de Física conduce a la siguiente pregunta: ¿la motivación es algo que el estudiante ya debe traer consigo o es una cualidad que se desarrolla durante el curso de Física? A partir de esta pregunta, se discuten las ideas acerca de la naturaleza de la motivación humana como subsidio para la actividad educativa del profesor. La discusión se basa en estudios acerca de la actividad humana, defendiendo la idea de que la motivación para el conocimiento científico debe ser desarrollada desde los niveles escolares básicos. El estudio profundiza el significado de la motivación, a través del análisis de conceptos basado en principios, concluyendo que existen diferentes motivaciones entre jóvenes de la enseñanza media y estudiantes de educación superior en Física, así como la necesidad de formación docente e iniciación a la investigación científica para esa transición educacional.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Throughout this study, arguments are presented about the idea of Physics learning motivation. This discussion, raised in the undergraduate course of Physics, lead to the following question: Is the motivation something the students already have with themselves or is it a quality that they develop during the course? Considering this question, the purpose of this article is to discuss ideas about the motivation of human nature as a contribution for teaching activities. The discussion is based on studies about human activities and defends the idea that the motivation for scientific knowledge should be developed from very early school levels. The meaning of motivation is deepened through principle-based concept analysis. In conclusion, the study points to the existence of different motivations between high school and higher education students in Physics, indicating the need for Teacher Training and Scientific Initiation for this educational transition.
  • Overview and analysis of periods and approaches to health education in the Brazilian school context Artigo

    Venturi, Tiago; Mohr, Adriana

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Este ensaio tem o objetivo de compilar um panorama de concepções, ações e tendências da Educação em Saúde no contexto escolar brasileiro, analisar e discutir suas implicações para compreender situações e desafios presentes neste campo de pesquisa e práticas. Uma revisão de literatura auxiliou a identificar duas abordagens distintas para a Educação em Saúde na escola: uma normativa e comportamentalista e outra reflexiva, voltada para a construção de conhecimentos. Essas abordagens são consequência de como a área da saúde adentrou à escola ao longo do tempo. Discutimos a importância de abordagens reflexivas e pedagógicas na Educação em Saúde para a alfabetização científica, especialmente em tempos de pandemia de Covid-19 e negacionismo científico.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: El objetivo de este ensayo es recopilar un panorama de concepciones, acciones y tendencias de la Educación para la Salud en el contexto escolar brasileño, analizar y discutir sus implicaciones para la comprensión de situaciones y desafíos presentes en este campo de investigación y prácticas. Una revisión de literatura ayudó a identificar dos enfoques distintos de la educación para la salud en la escuela: un enfoque normativo y conductual y uno reflexivo, dirigido a la construcción de conocimientos. Esos enfoques son una consecuencia de cómo el área de la salud ha ingresado a la escuela a lo largo del tiempo. Discutimos la importancia de los enfoques reflexivos y pedagógicos en la educación para la salud para la alfabetización científica, especialmente en tiempos de la pandemia de Covid-19 y el negacionismo científico.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: This essay aims to present an overview of the conceptions, actions, and trends of Health Education in the Brazilian school context, and to analyze and to discuss its implications in order to understand the challenges posed by this field and in its practice. A literature review led to the recognition two distinct approaches to Health Education at school: a normative and behavioralist and other reflective, towards the knowledge building. These approaches are a consequence from the way health education has been integrated into school along the years. We hope to contribute to stress the importance of reflective and educational approaches to Health Education for scientific literacy, especially in times of Covid-19 pandemic and scientific negationism.
  • THE MENU AND RESOURCES USED IN TEACHING ABOUT RECOMBINANT DNA TECHNOLOGY IN A LICENSING COURSE IN BIOLOGICAL SCIENCES Artigo

    Oliveira, Anna Clara da Costa; Silva, Flavia Venancio

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: O DNA recombinante, assunto abstrato do currículo de Biologia, se não for devidamente abordado pelos professores, poderá ocasionar entendimento distorcido sobre suas implicações técnicas, sociais e éticas. Este trabalho teve como objetivo investigar o tema DNA recombinante nas ementas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública localizada no estado do Rio de Janeiro, e conhecer a metodologia empregada para o ensino do tema. Na pesquisa, optou-se pela análise das ementas que compõem o curso na instituição e a utilização de entrevistas com dez licenciandos do quarto ano e com um docente que ministra a disciplina Genética Molecular. Os resultados revelaram que das cinco ementas que mencionam assuntos relacionados ao DNA recombinante, uma disciplina tinha sido lecionada nos últimos cinco anos. Os principais recursos didáticos apontados pelos participantes da pesquisa foram livro, filme e site na internet. A maioria das aulas sobre o assunto foi expositiva com o uso de slides, ilustrações, artigos, textos, vídeos e práticas demonstrativas.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: El tema del ADN recombinante, un asunto abstracto del plan de estudios de la carrera de Biología, si los profesores no lo abordan adecuadamente, puede conducir a una comprensión distorsionada de sus implicaciones técnicas, sociales y éticas. Este trabajo tuvo como objetivo investigar el tema del ADN recombinante en los programas de las asignaturas de la Carrera de Profesorado en Ciencias Biológicas de una universidad pública ubicada en el estado de Río de Janeiro, y conocer la metodología utilizada para enseñar el tema. En la investigación se optó por el análisis de los programas que componen la carrera en la institución y el uso de entrevistas con diez estudiantes de cuarto año y con un profesor que imparte la asignatura de Genética Molecular. Los resultados revelaron que de los cinco programas que mencionan temas relacionados con el ADN recombinante, una asignatura había sido impartida en los últimos cinco años. Los principales recursos didácticos señalados por los participantes de la investigación fueron el libro, películas y sitios en Internet. La mayoría de las clases sobre el tema fueron expositivas con el uso de diapositivas, ilustraciones, artículos, textos, videos y prácticas demostrativas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Recombinant DNA, an abstract subject of the Biology curriculum, if not properly addressed by teachers, can lead to a distorted understanding of its technical, social and ethical implications. This work aimed to investigate the theme of recombinant DNA in the syllabus of a Teacher Training Course in Biological Sciences from a public university located in the state of Rio de Janeiro, and to know the methodology used to teach the theme. In the research, we opted for the analysis of the syllabus that make up the course at the institution and the use of interviews with ten fourth-year undergraduates and with a professor who teaches the discipline of molecular genetics. The results revealed that of the five syllabuses that mention issues related to recombinant DNA, one discipline had been taught in the last five years. The main teaching resources pointed out by the research participants were book, film and website. Most classes on the subject were expository, with the use of slides, illustrations, articles, texts, videos and demonstrative practices.
  • Definitions built by Physics academics during the performance of historic thought experiments Artigo

    Giacomelli, Alisson Cristian; Rosa, Cleci T. Werner da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que visa discutir a potencialidade dos Experimentos de Pensamento (EPs) para a aprendizagem significativa em Física. A questão central da investigação é dada por: como os elementos cognitivos mobilizados pelos estudantes durante a realização de EPs em Física podem ser representativos de indícios de aprendizagem significativa? Para respondê-la, a pesquisa foi estruturada a partir dos resultados da aplicação de dois episódios de ensino envolvendo EPs históricos (“Microscópio de raios gama de Heisenberg” e “Gato de Schrödinger”), juntamente a licenciandos em Física. Para a produção dos dados, foram utilizados os materiais escritos pelos acadêmicos e as videogravações das discussões estabelecidas. Os resultados do estudo, aqui restritos à análise de uma das intervenções realizadas, possibilitaram identificar, frente ao proposto pela Teoria da Aprendizagem Significativa, que os EPs se revelam uma tarefa potencialmente significativa para a construção de significados pelos participantes.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Este artículo presenta parte de los resultados de una investigación que tiene como objetivo discutir el potencial de los Experimentos de Pensamiento (EP) para el aprendizaje significativo en Física. La pregunta central de la investigación es: ¿cómo los elementos cognitivos movilizados por los estudiantes durante la realización de los EPs en Física pueden ser representativos de indicios de aprendizajes significativos? Para contestarla, la investigación se estructuró a partir de los resultados de la aplicación de dos episodios de docencia que involucran EPs históricos (“Microscopio de rayos gamma de Heisenberg” y “El gato de Schrödinger”), junto con estudiantes de Física. Para la producción de los datos se utilizaron los materiales escritos por los estudiantes y las grabaciones en video de las discusiones establecidas. Los resultados del estudio, aquí restringidos al análisis de una de las intervenciones realizadas, permitieron identificar, frente a lo propuesto por la Teoría del Aprendizaje Significativo, que los EPs resultan una tarea potencialmente significativa para la construcción de significados de los participantes.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The current article presents partial results of a research that aims to discuss the potentiality of Thought Experiments (TEs) for meaningful learning in Physics. The main question of the investigation is given as: how do the cognitive elements mobilized by the students during the TEs in Physics can represent signs of meaningful learning? To answer this question, the article was structured with the results of the application of two teaching episodes involving historic TEs (Heisenberg gamma-ray microscope and “Schrödinger's cat”), together with academics in Physics. For the production of the data, materials written by the academics and video recordings of the established discussions were used. The results of the study, restrict to the analysis of one of the interventions held, made it possible to identify, before the proposal by the Meaningful Learning Theory, that the TEs reveal themselves as a potentially meaningful task for the construction of meanings by the participants.
  • The ones who uninstruct!? Carl R. Rogers and Paul K. Feyerabend about an education and a science “more humane” Artigo

    Jorge, Letícia; Peduzz, Luiz O. Q.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Visa-se a colaborar para a humanização da formação de professores(as) e de cientistas, bem como da própria ciência, ao se investigar perspectivas da correspondência entre alguns aspectos da teoria da aprendizagem significante de Carl R. Rogers e da epistemologia de Paul K. Feyerabend. Das convergências entre o referencial educacional e o epistemológico, averíguam-se potencialidades de correlação do (i) aprender a aprender do sujeito em processo de aprendizagem com a compreensão de um saber científico em constante desenvolvimento; e (ii) do pluralismo metodológico com o uso de práticas diversificadas tanto para o âmbito pedagógico quanto para o científico. Também são apresentadas sugestões de implementação das interlocuções entre os aportes teóricos supracitados; evidenciando que as discussões são praticáveis em condições factuais de universidades.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: El objetivo es contribuir a la humanización de la formación de profesores(as) y de científicos(as), así como de la propia ciencia, al investigar perspectivas de la correlación entre algunos aspectos de la teoría del aprendizaje significativo de Carl R. Roges y la epistemología de Paul K. Feyerabend. A partir de la convergencia entre el marco educativo y el epistemológico, se verifican potencialidades de correlación entre el (i) aprender a aprender del sujeto en proceso de aprendizaje y la comprensión de un saber científico en desarrollo constante; y (ii) entre el pluralismo metodológico y el uso de prácticas diversas en el ámbito pedagógico y científico. Se presentan también sugerencias de implementación de las interlocuciones entre los aportes teóricos ya mencionados, evidenciando que las discusiones son posibles en condiciones factuales de universidades.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The aim is to contribute for the humanization of the teachers and scientists in training, as well as of science itself, by investigating perspectives of correspondence between some aspects of Carl R. Rogers’ significant learning theory and Paul K. Feyerabend’s epistemology. From the convergences between the educational and the epistemological framework, we can verify the potential correlation between (i) learning to learn from the subject in the learning process with the understanding of scientific knowledge in constant development; and (ii) methodological pluralism with the use of diversified practices for both the educational and scientific spheres. Suggestions for implementing the interlocutions between the aforementioned theoretical contributions are also presented; showing that the discussions are feasible under factual conditions of universities.
  • Social technology in the programming of a critical-transformative curriculum in science education Artigo

    Zanini, Alanza Mara; Santos, Amanda Ribeiro dos; Malick, Chreiva Magalhães; Oliveira, José Anderson de; Rocha, Marcelo Borges

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Os estudos de percepção ambiental destacam-se como importante estratégia para conhecer a relação entre ser humano e natureza, a fim de oportunizar o estudo reflexivo das questões ambientais. A perspectiva fenomenológica relaciona-se aos estudos de percepção ambiental, tendo em vista que considera as formas individuais de sentir e perceber o espaço vivido. Este estudo buscou refletir sobre a importância dos estudos de percepção ambiental e seus aspectos dialéticos, axiológicos e fenomenológicos, no que diz respeito à educação formal e não formal. Para isso, foi feita uma análise documental sobre os assuntos pertinentes às temáticas percepção e educação ambiental, a partir do diálogo entre marcos teóricos da literatura. Consideramos que seja possível, com as contribuições da percepção ambiental para a educação formal e não formal, reinventar uma ordem social que seja mais justa, democrática e ambientalmente segura.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Los estudios de percepción ambiental se destacan como una importante estrategia para conocer la relación entre el ser humano y la naturaleza, a fin de posibilitar el estudio reflexivo de las cuestiones ambientales. La perspectiva fenomenológica se relaciona con los estudios de la percepción ambiental, ya que considera las formas individuales de sentir y percibir el espacio vivido. Este estudio buscó reflexionar sobre la importancia de los estudios de percepción ambiental y sus aspectos dialécticos, axiológicos y fenomenológicos, con respecto a la educación formal y no formal. Para ello, se realizó un análisis documental sobre los temas relevantes para la percepción y la educación ambiental, a partir del diálogo entre marcos teóricos de la literatura. Consideramos que es posible, con los aportes de la percepción ambiental a la educación formal y no formal, reinventar un orden social más justo, democrático y ambientalmente seguro.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Studies of environmental perception stand out as an important strategy to know the relationship between human beings and nature, in order to provide a reflective study of the issues environmental. The phenomenological perspective is related to environmental perception studies, as it considers the individual ways of feeling and perceiving the lived space. This study attempts to reflect about the importance of environmental perception studies and their dialectical, axiological and phenomenological aspects, with regard to formal and non-formal education. For this, a documental analysis was made on the issues relevant to the thematic perception and environmental education, based on the dialogue between theoretical frameworks of the literature. We believe that it is possible, with the contributions of environmental perception to the formal and non-formal education, to reinvent a social order that is more just, democratic and environmentally safe.
  • Instante de ver, tempo para compreender e momento de concluir: apontamentos sobre Psicanálise e Educação em Ciências Artigo

    Nascimento, Wilson Elmer; Villani, Alberto

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: No presente artigo, buscamos estabelecer uma interlocução com o trabalho de Gleici Kelly de Lima e Rodolfo Langhi, intitulado “Observando o invisível: a relação transferencial a partir dos discursos entre crianças e professoras monitoras em um observatório astronômico”. Considerando que uma das contribuições mais potentes do trabalho é a operacionalização de conceitos psicanalíticos na relação entre educadoras e crianças, direcionamos nosso diálogo às relações entre Psicanálise e Ensino de Ciências. Para isso, dividimos o texto em três seções: na primeira, retomamos algumas reflexões sobre a exploração de analogias entre Psicanálise e Educação em Ciências; posteriormente, aprofundamos a discussão sobre a relação analógica entre os quatro discursos de Lacan e os discursos do professor de Ciências; por fim, enfatizando o papel dos discursos nas diferentes etapas da aprendizagem em ciências, adentramos nas interpretações dos discursos na relação transferencial entre as monitoras e as crianças no observatório astronômico.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: En este artículo buscamos dialogar con el trabajo de Gleici Kelly de Lima y Rodolfo Langhi, titulado “Observando lo invisible: la relación transferencial a partir de los discursos entre niños y maestras monitoras en un observatorio astronómico”. Considerando que uno de los aportes más potentes del trabajo es la operacionalización de conceptos psicoanalíticos en la relación entre educadoras y niños, dirigimos nuestro diálogo a la relación entre Psicoanálisis y Educación en Ciencias. Para ello, dividimos el texto en tres secciones: en la primera, retomamos algunas reflexiones sobre la exploración de analogías entre Psicoanálisis y Educación Científica; posteriormente, profundizamos la discusión sobre la relación analógica entre los cuatro discursos de Lacan y los discursos del profesor de Ciencias; finalmente, enfatizando el papel de los discursos en las diferentes etapas del aprendizaje de las Ciencias, nos adentramos en las interpretaciones de los discursos en la relación transferencial entre monitoras y niños en el observatorio astronómico.
  • TEACHER TRAINING IN ENVIRONMENTAL EDUCATION: REFLECTIONS FROM THE INTEGRATIVE ANALYSIS OF SCIENTIFIC PUBLICATIONS IN ENGLISH LANGUAGE Artigo

    MARQUES, RODRIGO MÜLLER; MAZZARINO, JANE MÁRCIA

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: O artigo problematiza o panorama da formação de professores em educação ambiental, seus desafios e suas potências. Tem-se por objetivo mapear, analisar e discutir a produção acadêmica publicada entre 1992 e 2017, referente à formação de professores em educação ambiental em língua inglesa a partir da Análise Integrativa. A metodologia caracteriza-se como quanti-qualitativa, bibliográfica e documental. Analisaram-se publicações em língua inglesa no Portal de Periódicos da Capes. Os resultados da análise integrativa apontam dificuldades e potências. Como dificuldades identificaram-se abordagens superficiais, visão disciplinar, falta de diálogo e de motivação, rigidez de pensamento e falta de contato dos professores com a natureza. As potências encontradas foram exploração de novas metodologias, uso de tecnologias sociais e de mídia, ampliação de espaços de atividade, diversificação de abordagens, autoformação, cooperação, atividades que exploram a afetividade, a criatividade e a arte.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: El artículo analiza el panorama de la formación docente en educación ambiental, sus desafíos y potencialidades. El objetivo es mapear, analizar y discutir la producción académica publicada entre 1992 y 2017, en cuanto a la formación de docentes en educación ambiental en inglés desde el Análisis Integrativo. La metodología se caracteriza por ser cuantitativo-cualitativa, bibliográfica y documental. Se analizaron las publicaciones en inglés en el Portal de Revistas Capes. Los resultados mostraron dificultades y potencias. Las dificultades halladas fueron enfoques superficiales, visión disciplinaria, falta de diálogo y motivación, rigidez de pensamiento y la falta de contacto de los profesores con la naturaleza. Las potencias encontradas fueron exploración de nuevas metodologías, uso de tecnologías sociales y de los medios, expansión de espacios de actividad, diversificación de enfoques, autoformación, cooperación, actividades que exploran la afectividad, la creatividad y el arte.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The article discusses the panorama of teacher training in environmental education, its challenges and potential. The aim is to map, analyze and discuss the academic production published between 1992 and 2017, regarding the training of teachers in environmental education in English from the Integrative Analysis. The methodology is characterized as quantitative-qualitative, bibliographical and documentary. Publications in English on the Capes Journal Portal were analyzed. The results showed difficulties and potencies. The difficulties were superficial approaches, disciplinary vision, lack of dialogue and motivation, rigidity of thought and teachers’ lack of contact with nature. The potencies found were exploration of new methodologies, use of social and media Technologies, expansion of activity spaces, diversification of approaches, self-training, cooperation, activities that explore affection, creativity and art.
  • SCIENTIFIC LITERACY AND DOMAINS OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE: PROPOSITIONS FOR A FORMATIVE PERSPECTIVE COMMITTED TO SOCIAL TRANSFORMATION Artigo

    Silva, Maíra Batistoni e; Sasseron, Lúcia Helena

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Desde meados do século passado, o campo da Educação em Ciências vem discutindo e incorporando novos propósitos à ideia de Alfabetização Científica (AC). No atual momento histórico, tem sido defendida uma perspectiva formativa para a AC comprometida com a transformação social. Considerando essa perspectiva, retomamos as ideias já consolidadas na literatura sobre os Eixos Estruturantes (EE) da AC e propomos sua releitura a partir de considerações sobre o ensino de ciências como prática social e sobre os domínios conceitual, epistêmico, material e social do conhecimento científico, com vistas à proposição de um referencial teórico para a área. Na perspectiva da AC apresentada, detectamos a complexidade do segundo EE, visto que ele congrega os diferentes domínios do conhecimento.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Desde mediados del siglo pasado, el campo de la Educación en Ciencias sigue discutiendo e incorporando nuevos propósitos a la idea de Alfabetización Científica (AC). En el momento histórico actual se ha defendido una perspectiva formativa para la AC comprometida con la transformación social. En esta perspectiva, retomamos las ideas ya establecidas en la literatura acerca de los Ejes Estructurantes (EE) de la AC y proponemos su relectura basada en las consideraciones acerca de la enseñanza de la ciencia como práctica social y sobre los dominios conceptual, epistémico, material y social del conocimiento científico, con el fin de proponer un marco teórico para el área. Desde la perspectiva de la AC presentada, detectamos la complejidad del segundo EE, ya que reúne los diferentes dominios del conocimiento.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Since the 1950’s, Science Education research area has been discussing and incorporating new purposes to Scientific Literacy (SL). Currently, a formative perspective has been proposed for SL committed to social transformation. From that, the ideas already consolidated in the literature on Structuring Axes (SA) were considered taking into account the domains of scientific knowledge: conceptual, epistemic, material and social. We understand that it could be a theoretical framework for Science Education. From the perspective of the SL presented, we detect the complexity of the second SA, as it encompasses the different domains of knowledge. za de la Ciencia; Ejes Estructurantes; Práctica social.
  • Reflections on Student Engagement in Emergency Remote Learning Perspectivas

    Espinosa, Tobias

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Em estudo anterior sobre o engajamento dos estudantes de uma disciplina de Física em uma escola pública federal, reestruturada para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em função da pandemia da COVID-19, foram identificados indícios de engajamento discente nas dimensões cognitivo-comportamental (e.g., participação e compromisso com estratégias de estudo) e emocional (e.g., reações positivas e de identificação com a escola e os temas estudados). A partir das reflexões geradas durante o processo de arbitragem do trabalho mencionado, neste artigo são expandidas duas discussões: diferentes perspectivas teóricas e indicadores do construto engajamento; e fatores que podem influenciar o engajamento dos estudantes no ERE

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: En un estudio anterior sobre el compromiso de los estudiantes en una materia de Física en una escuela pública federal, reestructurada para la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE) debido a la pandemia de COVID-19, se identificaron evidencias de la participación de los estudiantes en las dimensiones cognitivo-conductual (p. ej., participación y compromiso con las estrategias de estudio) y emocional (p. ej., reacciones positivas y de identificación con la escuela y los temas estudiados). A partir de las reflexiones que se generaron durante el proceso de arbitraje del trabajo mencionado, en este artículo se amplían dos discusiones: diferentes perspectivas teóricas e indicadores del constructo compromiso (engagement); y factores que pueden influir en la participación de los estudiantes en el ERE.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: In a previous study on the students engagement in a physics course in a federal public school, restructured for Emergency Remote Teaching (ERT) due to the COVID-19 pandemic, was pointed out evidences of student engagement in the cognitive-behavioral dimensions (e.g., participation and commitment to study strategies) and emotional (e.g., positive reactions and identification with the school and the themes studied). Based on the reflections risen up during the referee process of the mentioned research, two discussions are expanded in this paper: different theoretical perspectives and indicators of the engagement construct; and factors that can influence student engagement in the ERT.
  • ERRATA Errata

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