Apresentação

Nilza Maria Molina Mendes Sobre o autor

II Semana Norte-riograndense de Psicologia: Apresentação

Nilza Maria Molina Mendes

Conselho Regional de Psicologia - 13/Seção RN

Ana Mercês Bahia Bock, presidente do Conselho Federal de Psicologia e conhecida estudiosa da temática da Psicologia brasileira enquanto ciência e profissão, proferiu a conferência intitulada "A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social", na abertura da II Semana Norte-riograndense de Psicologia.

O evento ocorreu em Natal, nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 1999, numa promoção conjunta do Conselho Regional de Psicologia-13/Seção RN, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Curso de Psicologia da Universidade Potiguar.

A temática da II Semana, ancorada nas questões da identidade do profissional psicólogo e seu compromisso com a sociedade na qual atua prestando os seus serviços, explorou assuntos atuais, dentro de uma visão crítica e prospectiva, prenunciando a entrada no novo milênio. Assim, mesas redondas, simpósios e conferências trataram da identidade do psicólogo em diferentes espaços profissionais, enfocando as novas competências para as áreas tradicionais e as inovações nos limites profissionais tradicionais, destacando as psicologias emergentes - ambiental, jurídica, comunitária e a psiconeurologia -, bem como a importância da clínica, fundamentando a atuação institucional. A tônica do simpósio Trabalho e Saúde: a busca da qualidade de vida, foi a humanização do trabalho. Reflexões sobre bioética e cidadania e a despatologização do homossexualismo foram trabalhadas numa perspectiva biopsicossocial, na direção da desconstrução do discurso psicopatológico e da discriminação social. As comunicações orais apresentadas versaram sobre a Psicologia e o atendimento aos excluídos sociais. O debate proporcionado pela questão "Psicoterapias: quem pode exercê-las?" ensejou aos participantes uma oportuna reflexão a respeito da propriedade e da viabilidade da regulamentação da psicoterapia no âmbito da Psicologia.

O sucesso da II Semana Norte-riograndense de Psicologia, com suas inscrições esgotadas antes do previsto, teve muitos créditos, com destaque especial para o nível dos palestrantes e a pronta resposta da classe de psicólogos norte-riograndenses ao chamamento do Conselho de Psicologia. Contudo, sem dúvida, a presença marcante da Dra. Ana Mercês Bahia Bock foi um dos fatores decisivos.

A Dra. Ana Bock possui um vasto currículo dedicado à Psicologia, seja estudando, pesquisando, ensinando ou cuidando da profissão. Conquistou os graus de Mestre e Doutora em Psicologia Social, na PUCSP, da qual é também professora e Diretora da Faculdade de Psicologia, pelo segundo mandato consecutivo. Publicou, através da Saraiva, o livro Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia, um trabalho em co-autoria. Prestigiou a II Semana Norte-riograndense de Psicologia, lançando ali seu novo livro, Aventuras do Barão de Münchhausen na Psicologia, numa co-edição EDUC/Cortez. Desde sua formação, em 1977, vem participando, ativamente, dos movimentos em prol da organização dos psicólogos e do desenvolvimento da Psicologia, tendo, inclusive, presidido o Sindicato dos Psicólogos de São Paulo (83-86) e o Conselho Federal de Psicologia (97-98), do qual é a atual presidente, numa gestão que adentrará o novo milênio: 1998 a 2001. Altamente credenciada, pois, para falar sobre a Psicologia a caminho do novo século!

Sobre a autora

Nilza Maria Molina Mendes, psicóloga, é Coordenadora Geral do Conselho Regional de Psicologia – 13/Seção RN. Endereço para correspondência: Av. Prudente de Moraes, 2842, sala 8, Galeria Século XXI, Lagoa Seca, 59022-400, Natal, RN. Telefax (0**84)213-6964.

E-mail: crp13-rn@samnet.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Abr 2001
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br