Acessibilidade / Reportar erro

Certa unidade no sincrético: considerações sobre educação, reeducação e formação de professores na "Psicologia Pedagógica" de L. S. Vygotsky

Some unit in miscellaneous: considerations about education, reeducation and teachers´ formation in the book “Pedagogical Psychology” by LS Vygotsky

Una unidad en el sincrético: consideraciones sobre educación, reeducación, y formación de docente en la “Psicología Pedagógica” de LS Vygotski

Este trabalho, que cotejou uma das edições brasileiras da "Psicologia Pedagógica" com o original em russo, visa a ressaltar algumas contribuições originais de tal livro, publicado por L. S. Vygotsky em 1926. Discutem-se as preocupações do autor com uma escolarização ativa e livre, abordada em uma conjuntura de crise e reestruturação da psicologia. O livro apresenta características de uma "síncrese" de ideias, posições e influências divergentes. Com análise de ideias básicas e objetivos presentes no material, este artigo busca extrair a "unidade no sincrético" pela qual o autor, em linguagem mecanicista, pensa a educação como formação humana, e o educador, como artista ou lutador, valorizando o papel do meio social em sua efetivação e antecipando as noções de drama e crise do desenvolvimento.

Vygotsky; educação; psicologia da educação; formação de professores


Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br