Acessibilidade / Reportar erro

Habilidades sociais de crianças dotadas e talentosas

A literatura apresenta escassez de estudos empíricos e controvérsias sobre as características socioemocionais de crianças dotadas e talentosas, especialmente no âmbito das habilidades sociais. Este estudo visou caracterizar o repertório de habilidades sociais dessas crianças e identificar semelhanças e diferenças em relação ao repertório de crianças não dotadas. Participaram 394 crianças de oito a 12 anos e, dentre essas, 269 identificadas como dotadas. Todos os participantes responderam ao Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais e ao Questionário Sociodemográfico. Os resultados indicaram um repertório mais elaborado de habilidades sociais para as crianças dotadas em todas as classes, exceto nas empáticas. Discutem-se implicações desses resultados para o planejamento de programas educacionais bem como questões adicionais para futuras pesquisas nessa temática.

habilidades sociais; dotação; talento


Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br