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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 2, Número: 1, Publicado: 1997
  • Editorial Editorial

  • O papel do Psicólogo Artigos

    Martín-Baró, Ignácio

    Resumo em Português:

    O trabalho profissional do psicólogo deve ser definido em função das circunstâncias concretas da população a que deve atender. A situação atual dos povos centro-americanos pode ser caracterizada por: (a) a injustiça estrutural, (b) as guerras ou quase-guerras revolucionárias, e (c) a perda da soberania nacional. Ainda que o psicólogo não seja chamado para resolver tais problemas, ele deve contribuir, a partir de sua especificidade, para buscar uma resposta. Propõe-se como horizonte do seu quefazer a conscientização, isto é, ele deve ajudar as pessoas a superarem sua identidade alienada, pessoal e social, ao transformar as condições opressivas do seu contexto. Aceitar a conscientização como horizonte não exige tanto mudar o campo de trabalho, mas a perspectiva teórica e prática a partir da qual se trabalha. Pressupõe que o psicólogo centro-americano recoloque seu conhecimento e sua práxis, assuma a perspectiva das maiorias populares e opte por acompanhá-las no seu caminho histórico em direção à libertação.

    Resumo em Inglês:

    The professional work of the psychologist must be defined according to the concrete circumstances of the population that he or she must attend. The current situation of the peoples in Central America can be characterized as: (a) structural injustice, (b) the revolutionary wars or quasi-wars, and (c) the loss of national sovereignty. Even though the psychologist is not called to solve such problems, he or she must contribute, from his/her specificity, to look for an answer. Conscientización is proposed as the horizon of the psychologist's endeavor, which means to help people to overcome their alienated personal and social identity, by transforming the oppressive conditions of their context. To embrace conscientización as professional skyline does not necessarily require changing the field of work, but certainly the theoretical and practical approach from which one works. It assumes that the Central American psychologist relocates his or her knowledge and practice, adopting the standpoint of the popular majorities, and decides to follow them in their historical path towards liberation.
  • Uma análise de conteúdo de crenças relacionadas com a AIDS entre participantes em O.N.G.s. Artigos

    Figueiredo, Marco Antonio de Castro; Fioroni, Luciana Nogueira

    Resumo em Português:

    Uma amostra de sete sujeitos, pertencentes a Organizações Não Governamentais (ONGs) de Ribeirão Preto, foi entrevistada através de procedimentos semi estruturados para verificação de cognições associadas a quatro categorias de conteúdos relacionados à AIDS: a doença em si, o tratamento, o paciente e prevenção. Uma análise de conteúdo das entrevistas foi processada sobre avaliações feitas por 10 juízes universitários, com base em procedimentos de cálculo das entropias relativas (Hr), tomando-se, como critério, escores iguais ou inferiores ao percentil 33 das distribuições de Hr e verificando-se a fidedignidade dos julgamentos para cada categoria (Zk>3.39; p<.05). Foram identificadas crenças de forte conotação teleológica (Hr<.29) relacionadas com a morte, a vergonha dentro da família e o silêncio das pessoas para a categoria doença. A respeito do paciente, apareceram representações ligadas ao estigma, perda da cidadania e responsabilidade pela própria condição (Hr<.35). Confirmando dados de literatura, a visão do tratamento e da prevenção se respalda em crenças altamente socializadas (Hr<.39) que envolvem a participação da família e a atribuição de fortes estigmas por parte dos especialistas que atendem ao paciente.

    Resumo em Inglês:

    A sample of seven subjects belonging to Non-Government Organizations (NGOs) of Ribeirão Preto was interviewed using semi-structured procedures to determine the cognitions associated with four content categories related to AIDS: the disease in itself, treatment, patient, and prevention. Content Analysis of the interviews was processed using evaluations made by 10 university judges on the basis of procedures of relative entropy (Hr) calculations, using as criterion scores equal to or less than the 33rd percentile of the Hr distributions and determining the reliability of judgment for each category (Zk>3.39; p<.05). Beliefs with a strong teleological connotation were identified (Hr<.29) related to death, shame within the family and people silence for the disease category. With respect to the patient, representations linked to the stigma, loss of citizenship and responsibility for his own condition were detected (Hr<.35). Confirming literature data, the vision of treatment and prevention is based on highly socialized beliefs (Hr<.39) involving participation of the family and the attribution of strong stigmas on the part of the specialists providing care to the patient.
  • A Psicologia no Rio Grande do Norte: caracterização geral da formação acadêmica e do exercício profissional Artigos

    Yamamoto, Oswaldo H.; Siqueira, Gilmara da S.; Oliveira, Samantha C. da Costa

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi empreender um mapeamento preliminar da situação da psicologia no estado, no sentido de atualizar informações gerais sobre as condições da profissão e do ensino de Psicologia no Rio Grande do Norte. Um questionário padronizado foi enviado por via postal a todos os profissionais inscritos no Conselho Regional de Psicologia, 2ª Região, residentes no RN (um total de 448, em agosto de 1995), com uma amostra final de 190 psicólogos. Dentre os principais resultados - que confirmam dados nacionais (Conselho Federal de Psicologia, 1988) e locais (Yamamoto, 1988) - figuram o marcante predomínio da área da Psicologia da Saúde (67,5%), seguida pela Psicologia do Trabalho (14,4%), Educacional (10,1%) e outras, em uma profissão essencialmente feminina (88,4%). São sugeridas algumas linhas de interpretação dos dados, dentro dos limites permitidos por um mapeamento amplo, primeira etapa de um projeto inclusivo que visa um detalhamento do exercício profissional dos psicólogos do estado - enfatizando-se as atividades desenvolvidas nas diversas áreas associadas às condições da formação acadêmica.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this work was to outline the status of Psychology in the state of Rio Grande do Norte, including the academic background and the professional activity of psychologists. A standard questionnaire was sent to each of the 448 psychologists living in the state and inscribed at the Conselho Regional de Psicologia (Regional Council of Psychology), 2nd Region. The final sample was 190 psychologists (42,4%). Among the results - confirming national and local data (Conselho Federal de Psicologia, 1988; Yamamoto, 1988) - are the prevalence of Health Psychology as the main area (67,5%), followed by Work (14,4%), Educational (10,1%) and others. In respect to gender, 88,4% of psychologists are females. Whereas this study is just an overview - part of a wider research project about the professional activities of psychologist in RN, some implications of these results are discussed.
  • Psicanálise, Psicologia e Ciência: continuação de uma polêmica Artigos

    Pacheco Filho, Raul Albino

    Resumo em Português:

    Em "Psicologia x Psicanálise: um ponto de vista lacaniano", texto publicado em Estudos de Psicologia, 1996, v. 1, n. 2, 287-298, argumenta-se que Psicanálise e Psicologia seriam disciplinas absolutamente distintas, em função de diferenças radicais de objeto de estudo e no posicionamento em relação à Ciência. A Psicologia aspiraria à cientificidade, restringir-se-ia ao estudo das formações imaginárias do Eu e direcionaria suas práticas à reprodução da ordem social. Já a Psicanálise não poderia ser incluída entre as ciências modernas, por não lidar com fatos objetivos nem observáveis; além disso, ela rejeitaria os objetivos da Psicologia de adequação e adaptação do Eu à realidade. O presente artigo apresenta o questionamento de elementos importantes dos argumentos e conclusões do texto citado. Rejeitam-se as idéias de que a Psicologia fundamentar-se-ia na concepção aristotélica do que seja a verdade do conhecimento e de que teria como vocação inescapável a reprodução da ordem social existente. Recordam-se as opiniões de Freud sobre a cientificidade da Psicanálise, assinalando-se a oposição entre seu ponto de vista e o do texto em exame. Questiona-se a concepção apresentada no texto do que seja replicabilidade em Ciência, argumentando-se que ela parece refletir uma posição empiricista e positivista radical do que seja Ciência.

    Resumo em Inglês:

    In "Psychology x psychoanalysis: a lacanian viewpoint", article published in "Estudos de Psicologia", 1996, 2, 287-298, the argument was that Psychoanalysis and Psychology would be totally distinct disciplines due to radical differences concerning the object of study and their positioning regarding Science. Psychology would aim at scientificity, restricting itself to the study of imaginary formations of the Ego and directing its practice to the reproduction of social order. Psychoanalysis cannot be included among modern sciences as it does not work with objective or observable facts; moreover, it would reject the Psychology objectives of adaptation of the Ego to reality. This text presents the questioning regarding the important elements of the argumentation and conclusions presented in that article. The idea that Psychology would rely upon the Aristotelian concept of what could be true knowledge and that it would have as unavoidable vocation to the reproduction of the existing social order are rejected. Freud's opinions about the scientificity of Psychoanalysis and the contradiction between his viewpoint and the one presented in the article are exposed. The concept of replicability in Science shown in the article is questioned based on arguments that it seems to reflect a positivist empirical position of what Science can be.
  • Heróis e personagens - talvez sim, talvez ficção Artigos

    Cirne, Moacy

    Resumo em Português:

    A partir da Poeticidade Libertária, fundada na semiologia marxista e no imaginário bachelardiano, problematiza-se criticamente a concretude de personagens, sobretudo aqueles que se inscrevem no interior das histórias-em-quadrinhos. Estuda-se, assim, a cultura da paranóia e do narcisismo em Batman/Coringa, por exemplo. Mas se analisa também o humanismo de um Ken Parker. Relaciona-se o mundo dos quadrinhos com a linguagem do cinema e se propõe, no final, uma reflexão que, em sendo profundamente crítica, seja igualmente amorosa. Isto é, nos limites da Poeticidade Libertária.

    Resumo em Inglês:

    From the standpoint of the Libertarian Poeticalness, founded on the Marxist semiology and on the Bachelardian imaginary, the concreteness of characters is critically questioned, particularly of those present in comics. The culture of paranoia and narcissism is, thus, studied, as in the case of Batman/Joker. But the humanism of a Ken Parker is also analyzed. The world of comics is related to the language of movies and, in the end, a reflexion is offered, one that in being deeply critical, is equally loving. Within the limits of the Libertarian Poeticalness, of course.
  • Antonio Gomes Penna Entrevista

  • Apresentação Especial: Dossiê Sobre O Menor

    Campos, Herculano Ricardo
  • Problemas psicológicos encontrados em crianças que vivem em contato constante com a violência: um depoimento Especial: Dossiê Sobre O Menor

    Mello, Yvonne Bezerra de
  • A vida escorrendo pelo ralo: as alternativas de existência dos meninos de rua Especial: Dossiê Sobre O Menor

    Siqueira, Maria Dilma

    Resumo em Português:

    Para explicar o comportamento infrator de adolescentes foram estudadas as condições de socialização e ressocialização de 116 meninos institucionalizados em Natal. Foram analisados os discursos de 17 sujeitos. As condições de socialização foram marcadas pela pobreza e abandono. O comportamento delinqüente foi adotado como estratégia de sobrevivência. O discurso dos sujeitos reproduziu a ideologia dominante quando se referiam a si mesmos negativamente e atribuíam seu comportamento delinqüente a características pessoais. A trajetória de vida dos sujeitos, dez anos após o internamento, confirma a ineficácia dos programas de ressocialização. A análise do contexto social mais amplo esclarece que as raízes do comportamento delinqüente encontram-se na exploração das classes trabalhadoras pelo modelo de acumulação capitalista adotado no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    In order to explain how the delinquent behavior of Brazilian juveniles is developed, the conditions of socialization and resocialization of 116 institutionalized boys, in Natal-RN, were investigated. The discourses of 17 subjects were analyzed. The adolescent inmate conditions of socialization have been marked with poverty and dereliction. Delinquent behavior starts as a survival strategy. The discourse of subjects reproduces the dominant ideology when they assess themselves negatively and input their delinquent behavior to their own personal characteristics. Trajectory of life of 17 subjects ten years after their internship, confirms the inefficiency of the programs of socialization. The analysis of the broader social context shows that juvenile delinquency roots are in the over exploitation of the lower classes by the capitalist accumulation model prevalent in Brazil.
  • Questões sobre o desenvolvimento de crianças em situação de rua Especial: Dossiê Sobre O Menor

    Hutz, Claudio Simon; Koller, Sílvia Helena

    Resumo em Português:

    A Psicologia e a pesquisa científica não oferecem respostas satisfatórias para várias questões relativas ao desenvolvimento de crianças em situação de rua. Alguns estudos afirmam que o viver na rua é prejudicial, ou retarda o desenvolvimento psicológico, devido às experiências a que estas crianças estão expostas, como adições, violência e exploração. Outros estudos mostram que a rua possibilita vivências cumulativas que promovem o desenvolvimento. Estes achados incongruentes indicam a necessidade de se realizar mais estudos nesta área. O CEP-RUA/UFRGS vem desenvolvendo vários estudos sobre o desenvolvimento emocional, cognitivo e social destas crianças. Os resultados destes estudos têm revelado que crianças em situação de rua apresentam altos níveis de stress e de exposição a riscos pessoais e sociais. Porém, constatamos que elas desenvolvem habilidades para lidar com o stress e com os riscos, compensando suas dificuldades com estratégias que exigem competência e autonomia. Uma das estratégias utilizadas relaciona-se aos agrupamentos afetivos, econômicos e sociais, por meio dos quais garantem sua sobrevivência e segurança. As crianças testadas pelos pesquisadores do CEP-RUA não apresentam índices de depressão e de sofrimento psicológico mais elevados do que crianças de nível sócio-econômico baixo. Testadas quanto ao seu bem-estar subjetivo, elas também não diferem significativamente de outros grupos. Estudos realizados para investigar eventos de vida e emoções revelam histórias intrigantes sobre suas trajetórias e sensibilidade. Porém, uma alternativa para um lar que garanta um desenvolvimento saudável para as crianças que estão na rua deve ser encontrada. Mesmo que não cause grande dano psicológico, a rua não é um lugar saudável para qualquer ser humano viver.

    Resumo em Inglês:

    Psychology and scientific research do not seem to offer satisfactory answers to many issues regarding the development of street children. Some studies argued that living on the streets is harmful or, at least, that it slows down psychological development because of the exposure of the children to addictions, violence, and exploitation. Other studies have shown that the street allows for accumulative experiences which promote a healthy development. These paradoxical findings point to the need to carry out more research in this area. Researchers at CEP-RUA/UFRGS are conducting systematic research on the emotional, cognitive and social development of street children. Our findings indicate that street children present high levels of stress and of exposure to personal and social risk. However, we have also found out that they develop skills to cope with the risk and the stress. They overcome the hazards of life on the streets using strategies that require competence and autonomy, especially strategies for establishing affective, economic and social groups through which they manage to be safer and to survive. Children in our samples did not present levels of depression or trauma higher than those of low SES children. They do not differ significantly from other groups when tested for subjective well being. Studies about life events and emotions revealed surprising stories about their life and sensitivity. Nevertheless, alternatives to a nurturing home that fosters a healthy development must be found. The street, even if it does not cause great psychological harm, is not a healthy place for human beings to live.
  • PPA: Programa de Preparação para o Amanhã Comunicação Breve

    Muniz, José Artur
  • Moral da história? Resenha

    Tokumaru, Rosana Suemi
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
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