Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 3, Número: 1, Publicado: 1998
  • Editorial

  • Primeiros passos para a elaboração de um Modelo Psicossociológico do Comportamento Eleitoral: estudo dos eleitores de João Pessoa na campanha de 1992 Artigos

    Camino, Leoncio; Silva, Eleneide A. da; Souza, Sânzia M. de

    Resumo em Português:

    O debate sobre os fatores intervenientes no processo eleitoral tem-se polarizado entre duas perspectivas: a sociológica e a psicológica. Situando a escolha eleitoral num processo dialético, Camino, Torres e Da Costa (1995) organizaram os fatores que influenciam no voto utilizando duas dimensões independentes. A primeira, constituída pelas duas vertentes do processo de construção da realidade política: as alternativas políticas concretas e o ato individual de escolha. A segunda constituída por três níveis de análise: o observacional, o mediacional e o metateórico. Esta sistematização guiou um conjunto de pesquisas eleitorais com estudantes realizadas por Camino e colaboradores (1995). Os resultados permitiram elaborar um Modelo Psicossociológico, no qual pressupõe-se que a Escolha Eleitoral é um processo que se estabelece desde a inserção do indivíduo nas organizações da sociedade até o momento de depositar seu voto na urna. O modelo localiza etapas do processo e as relaciona com a escolha eleitoral. Este trabalho apresenta uma pesquisa cujos resultados confirmam as principais relações propostas no "Modelo Psicossociológico". Observa-se que os eleitores com participação social são os que mais acreditam na eficácia das atividades eleitorais. Constata-se também que as diversas formas de participação social modelam visões próprias no que concerne à estrutura social. A visão da estrutura social, enquanto matriz ideológica, influencia também a escolha eleitoral. Os dados mostraram ainda que existe uma relação estreita entre a ideologia do partido de simpatia e o tipo de representação da estrutura social. Finalmente, discutem-se as perspectivas que o modelo abre no estudo do comportamento eleitoral.

    Resumo em Inglês:

    The discussion of the intervening factors in the electoral process has polarized into two perspectives: the sociological and the psychological. Establishing electoral choice as a dialectical process, Camino, Torres and Da Costa (1995) used two independent dimensions to systematize the factors that influence the vote. The first one consists of the two building processes of political reality: concrete political alternatives and individual acts of choice. The second formed by three levels of analysis: observation, inference and metatheory. This systematization led to a line of electoral research done by Camino and collaborators with students. The results allowed the elaboration of a psychosociological Model proposing that Electoral Choice is a process established from the insertion of the individual in the society organizations up to the moment of voting. The model locates stages of the process and relates them to the electoral choice. The present work presents a study that confirms the main relationships proposed in the "psychosociological model". It is observed that voters with social participation believe more in the efficacy of electoral activities. There is also evidence that the various forms of social participation shape peculiar views concerning the social structure. The social structure view, as an ideological matrix, also influences electoral choice. The data show that there is a close relationship between the voter's party ideology and the type of representation of social structure. Finally, the perspectives opened by the model in the study of the electoral behaviour are discussed.
  • Entre la invasión y la consolidación de barrios: análisis psicosocial de la resistencia al desalojo

    Wiesenfeld, Esther

    Resumo em Espanhol:

    En el presente trabajo ilustraremos algunos procesos mediante los cuales los habitantes del barrio se ven sometidos simultáneamente a prácticas de inclusión y exclusión por parte de las políticas estatuidas, lo cual genera contradicciones en el seno de las instituciones oficiales así como en los pobladores expuestos a las mismas. Analizaremos, a partir de un estudio de caso, estrategias empleadas por los pobladores para enfrentar las amenazas de desalojo a las que recurrentemente se ven expuestos y sugeriremos que las soluciones al problema habitacional autogestionado por los propios ciudadanos, plantean entre otros, el dilema entre la necesidad y la legalidad.

    Resumo em Inglês:

    In the present paper we will illustrate some of the processes by which the habitants of a "Barrio" are simultaneously subject to practices of inclusion and exclusion coming from the state policies. This generates contradictions in the backbone of the official institutions same as in the habitants exposed to such policies. We will analyze, stemming from a case study, strategies employed by the habitants for facing the threats of displacement to which they see themselves constantly exposed and we will suggest that the solutions to housing problems conducted and solved by the citizens themselves, pose among other things, the dilemma between necessity and legality.
  • O psicólogo nas Unidades Básicas de Saúde: desafios para a formação e atuação profissionais Artigos

    Dimenstein, Magda Diniz Bezerra

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do trabalho realizado pelos psicólogos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para tanto, vamos procurar entender o processo de entrada e os principais fatores que favoreceram sua inserção nessas instituições. Por fim, focalizamos a própria formação acadêmica do psicólogo - os modelos teóricos e práticos que orientam sua atuação profissional - e suas conseqüências em termos das práticas psicológicas no serviço público de saúde.

    Resumo em Inglês:

    The present paper aims at developing a brief analysis of the work performed by psychologists in public health services. The process of inclusion and the main factors that had favoured its insertion in these institutions are discussed. The academic training (theoretical patterns and paradigms that guide professional performance) and its consequences to practice in public health are focused.
  • Demanda infantil por serviços de saúde mental: sinal de crise Artigos

    Boarini, Maria Lúcia; Borges, Roselânia Francisconi

    Resumo em Português:

    Este estudo é o resultado de uma reflexão sobre o significado histórico da alta demanda infantil aos serviços de saúde mental na rede pública de saúde. Através da literatura produzida sobre o tema infância, buscamos recuperar aspectos concernentes à sua constituição enquanto produção social. Pontuamos a existência de uma crise para a infância - enquanto categoria histórica - na pós-modernidade e destacamos algumas rupturas presentes no "pensar" sobre a infância. Ao nos referirmos a todas as crianças como "crianças em si"², negamos que a grande maioria delas são tratadas como "crianças tão somente"³ ou seja, apenas pelo dado da maturação biológica. Identificamos que tal crise, para as "crianças tão somente" - pertencentes às classes populares - não é exclusiva da era pós-moderna.

    Resumo em Inglês:

    This study is a result of the reflection on the historical meaning of the high juvenile claim on mental health care in public health care units. Through literature about childhood subject, we attempted to recover aspects concerning to its formation since social production. We point out the existence of a childhood crisis - while historical category - in post modern times and we emphasise the presence of some breaks in that childhood reflection. When referring to all children as "children as a whole"4, we deny that most of them are treated as "children by themselves", for instance, just by their biological maturation. We identified that such crisis in "children by themselves"5 - from working classes - does not belong exclusively to the post-modern times.
  • Agostinho Minicucci Entrevista

    Yamamoto, Oswaldo H.
  • Apresentação Especial: 20 Anos De Curso De Psicologia Da Ufrn

    Yamamoto, Oswaldo H.
  • Psicologia Ambiental Especial: 20 Anos De Curso De Psicologia Da Ufrn

    Moser, Gabriel
  • O caráter traumático da sexualidade Especial: 20 Anos De Curso De Psicologia Da Ufrn

    Macedo, Heitor O'Dwyer de
  • Influência do gênero em mapas cognitivos do mundo de universitários brasileiros Comunicações Breves

    Gomes, Munich V. S.; Pinheiro, José Q.

    Resumo em Português:

    Investigamos mapas cognitivos do mundo de 82 estudantes de três cursos universitários, com o objetivo de verificar possíveis diferenças entre homens e mulheres quanto ao conhecimento dos países e preferência por eles. As representações mentais de mundo foram exteriorizadas através de mapas esquemáticos desenhados pelos próprios estudantes, ou mapas impressos com o contorno dos continentes preenchidos pelos estudantes com nomes e localização dos países. Poucos países foram bem conhecidos pelos estudantes, notadamente os das Américas do Norte e do Sul (número médio de 28,8 países, de um total possível de 192). Entre os 25 países com maiores médias, 24 tiveram médias mais elevadas para os homens, em alguns casos com diferenças estatisticamente significativas. Quanto à localização espacial dos países no mapa, dos 92 países conhecidos em comum, 76 (83%) foram mais bem posicionados pelos homens. Dos 40 países mais citados quanto à preferência, 22 tiveram basicamente o mesmo grau de preferência para os dois grupos, 14 foram vistos mais positivamente pelos homens e apenas 4 pelas mulheres, embora nenhuma dessas diferenças tenha atingido significância estatística.

    Resumo em Inglês:

    We analyzed cognitive maps of the world of 82 students of three university courses, to verify possible differences between men and women in regard to knowledge of countries and preference. The mental representations of the world were externalized by means of sketch maps drawn by the students or printed maps with the contour of continents filled by the students with names and location of the countries. Just a few countries were well known by the students, particularly in North and South America (average of 28.8 countries, out of a possible total of 192). Among the 25 countries with the highest means, 24 had higher means for the men, in some cases with statistically significant differences. In relation to the spatial location of the countries on the map, out of the 92 countries known in common, 76 (83%) were better positioned by men. Among the 40 countries most mentioned in regard to preference, 22 were equivalent in preference for both groups, 14 were seen more positively by men and only 4 by the women, even though none of these differences reached statistical significance.
  • A Psicologia como profissão feminina: apontamentos para estudo Comunicações Breves

    Castro, Ana Elisa Ferreira de; Yamamoto, Oswaldo H.

    Resumo em Português:

    Este estudo tem por objetivo introduzir a questão do gênero na conformação da Psicologia norte-rio-grandense. São apresentados e discutidos dados preliminares acerca da distribuição desigual de homens e mulheres no curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em contraste com um relativo equilíbrio no conjunto dos outros cursos; acerca da distribuição dos profissionais que atuam no estado com relação à variável gênero, associadas a algumas variáveis que caracterizam a atuação profissional do psicólogo.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to introduce the question of gender in the Psychology of Rio Grande do Norte (Northeast of Brazil). Preliminary data are presented about the unbalanced distribution of male and female in the Psychology course, as compared to a relatively balanced situation of the other courses of the FURN. The variable gender is also discussed with the contexto of other variables characteristic ot the professional practice of psychologists in the state.
  • O eco de uma interpretação Resenha

    Dantas, Denise
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br