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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 7, Número: 1, Publicado: 2002
  • As responsabilidades do editor de um periódico científico Editorial

    Yamamoto, Oswaldo H.
  • Estratégias de coping e estilo atribucional de crianças em eventos estressantes Artigos

    Dell'Aglio, Débora Dalbosco; Hutz, Cláudio Simon

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou estratégias de coping, definidas como esforços cognitivos e comportamentais utilizados frente a circunstâncias adversas, e o estilo atribucional de crianças de oito a dez anos. As crianças foram entrevistadas e suas respostas permitiram identificar 100 eventos, as estratégias utilizadas pelas crianças para lidarem com a situação estressante e suas atribuições causais para a ocorrência do evento. Os resultados indicaram uma utilização preferencial de estratégias de busca de apoio social e de ação agressiva frente ao conflito. Como estratégia alternativa, as crianças apontaram preferência pela estratégia de ação direta. A distração foi a estratégia mais utilizada para lidar com as emoções desencadeadas pelo evento. Nos eventos que envolveram conflitos com adultos, as estratégias de ação direta, evitação e aceitação foram mais utilizadas, enquanto que com pares as estratégias de ação agressiva e busca de apoio social foram mais freqüentes. Não foram encontradas relações significativas entre as estratégias de coping e estilo atribucional. Os resultados deste estudo reforçam a posição de que as estratégias de coping não são simplesmente disposicionais, mas determinadas pelo contexto do evento estressante.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated coping strategies, defined as cognitive and behavioral efforts to deal with stressful situations, and the attributional styles utilized by 8-10 year-old children. The children were interviewed and their responses led to the identification of 100 stressful events, the strategies they employed to deal with theses events, and their causal attributions for the events. The results indicated that the strategies children used more often to deal with conflict were to look for social support and aggressive actions. As an alternative strategy, the children indicated a preference for direct action. Distraction was the main strategy to deal with emotions elicited by the event. Direct action, avoidance, and acceptance strategies were more used in situations involving conflicts with adults, while aggressive actions and seeking social support were more frequent in situations involving peers. No significant differences were identified between coping strategies and attributional styles. The results of this study support the hypothesis that coping strategies are not dispositional and that they seem to be determined by the context of the event
  • Pais adolescentes: vivência e significação Artigos

    Trindade, Zeidi Araujo; Menandro, Maria Cristina Smith

    Resumo em Português:

    Foram investigadas mudanças ocorridas na vida de pais adolescentes e identificados os significados da paternidade e da maternidade para esses jovens. Oito participantes com idades de 16 a 21 anos foram entrevistados com base em roteiro focalizando: mudanças decorrentes da paternidade; significados da paternidade e da maternidade; práticas parentais. Entre as mudanças referidas destacaram-se a perda de liberdade e a inserção no mercado de trabalho. Para eles ser pai significa, principalmente, trabalhar para prover as necessidades da criança e também educar, dar carinho e atenção. A mãe é aquela que cuida e dá carinho, sacrifica-se e é a figura mais importante na vida da criança. As práticas parentais mais mencionadas estavam relacionadas com lazer e brincadeiras. Os dados indicaram a permanência de forte vínculo com os modelos tradicionais de parentalidade, embora tenham mostrado também a emergência de relações afetivas significativas entre pais e filhos.

    Resumo em Inglês:

    Changes occurred in the life of teenage fathers and the meaning of fatherhood and motherhood for these adolescents were investigated. Eight participants sixteen to twenty-one years old were interviewed with directions focusing: changes arising of paternity; meanings of fatherhood and motherhood; parental practices. Among the changes referred figured the loss of freedom and the insertion in the job market. For them, to be a father means, mainly, to work to provide the needs of the child and also to educate, give comfort and attention. The mother is the one who cares and caresses, makes sacrifices and is the most important figure in the child's life. The most mentioned parental practices were related with leisure and play. The data indicate the permanence of a strong link with the traditional parenting models, although an emergence of significant affective relations between parents and children was also detected.
  • Internet: a negatividade do discurso da mídia versus a positividade da experiência pessoal. À qual dar crédito? Artigos

    Nicolaci-da-Costa, Ana Maria

    Resumo em Português:

    Tendo em vista a insistência da mídia brasileira em divulgar resultados de pesquisas estrangeiras, principalmente norte-americanas, que sistematicamente apontam os efeitos negativos do uso intensivo da Internet, foi realizada uma pesquisa em profundidade com usuários "pesados" brasileiros. Foram minuciosamente entrevistados 20 homens e mulheres que se conectam diariamente à Rede durante no mínimo duas horas de seu tempo de lazer. O levantamento de seus hábitos, preferências e opiniões revela que esses usuários enfrentam um dilema de difícil solução. Por um lado, sequer cogitam se contrapor a um discurso que lhes é passado como científico -- e, portanto, confiável -- , mesmo quando este avalia o uso intensivo da Internet sob a ótica da patologia. Por outro, são instados por seu cotidiano, em cuja rotina a Internet se inseriu sem maiores problemas, a dar crédito à sua própria experiência positiva na Rede. Para resolver o problema, lançam mão de estratégias de distanciamento, relativização e até mesmo desqualificação bem-humorada do discurso da patologia divulgado pela mídia.

    Resumo em Inglês:

    Given Brazilian media's insistence in making public the results of foreign, mainly American, investigations that systematically point out the negative effects of the intensive use of the Internet, an in-depth research was conducted on Brazilian "heavy" users. Twenty men and women, who log on to the Net daily for at least two hours of their leisure time, were interviewed in detail. Knowledge of their habits, preferences and opinions reveals that these users are faced with a difficult dilemma. On the one hand, they do not dare criticize the negative discourse that reaches them through the media. They consider it trustworthy because of its alleged scientific bases. On the other hand, they are urged by their daily life, which has absorbed the Internet in its routine without any major problems, to give credit to their own positive experience on the Net. In order to solve the problem, they resort to strategies that distance themselves from what the media say and even disqualify it in a good-humoured manner.
  • Exaustão emocional: relações com a percepção de suporte organizacional e com as estratégias de coping no trabalho Artigos

    Tamayo, Mauricio Robayo; Tróccoli, Bartholomeu Tôrres

    Resumo em Português:

    A exaustão emocional é considerada como o fator central do burnout. Diversas pesquisas mostram que características do ambiente de trabalho e do trabalhador estão associadas ao desenvolvimento da exaustão emocional. Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre dois aspectos importantes para o estudo da exaustão emocional: a percepção de suporte organizacional (PSO) e o coping no trabalho. 369 trabalhadores responderam uma escala de exaustão emocional, uma de PSO e outra de coping no trabalho. Os fatores gestão de desempenho, sobrecarga, suporte social e ascensão e salários da escala de PSO e o fator escape da escala de coping revelaram-se preditores significativos da dimensão exaustão psicológica da escala de exaustão emocional. A segunda dimensão desta escala, percepção de desgaste, só foi predita significativamente pelos fatores suporte social e sobrecarga da escala de PSO. Recomendações para lidar com a exaustão emocional são apresentadas.

    Resumo em Inglês:

    Emotional exhaustion is regarded as the principal dimension of the burnout. Several studies show that characteristics of job setting and the employee are associated with the development of emotional exhaustion. This study present the results of a research about the relationship among emotional exhaustion, the perceived organizational support (POS) and coping strategies in the work place. 396 workers answered a scale of emotional exhaustion, one of POS and one another of coping. The dimensions performance management, overload, social support and promotion and salaries from the POS scale and the dimension escape from the coping scale were significant predictors of the dimension psychological exhaustion from the emotional exhaustion scale. The second dimension from the emotional exhaustion scale, perception of wear, was significantly predicted only by the factors social support and overload from the POS scale. Recommendations for the management of emotional exhaustion are presented.
  • Habilidades básicas e desempenho acadêmico em universitários ingressantes Artigos

    Primi, Ricardo; Santos, Acácia A. Angeli dos; Vendramini, Claudette Medeiros

    Resumo em Português:

    Recentes estudos sobre o desenvolvimento cognitivo adulto referem-se à distinção entre inteligência fluida como a capacidade geral de relacionar idéias complexas, formar conceitos abstratos e derivar implicações lógicas a partir de regras gerais e inteligência cristalizada como a capacidade de derivar conhecimento a partir de esquemas organizados de informações sobre disciplinas específicas. Para verificar a possível relação entre a habilidade cognitiva requerida e a área de conhecimento, este estudo foi proposto com o objetivo de investigar as correlações entre medidas de inteligência fluida e cristalizada com desempenho acadêmico em 960 alunos ingressantes dos cursos de Medicina, Odontologia, Engenharia Civil, Matemática, Psicologia, Pedagogia, Letras e Administração. As correlações encontradas indicam que o desempenho acadêmico está associado a diferentes perfis de habilidades cognitivas.

    Resumo em Inglês:

    Recent studies of adult cognitive development have distinguished two core abilities: fluid intelligence as a general capacity to infer complex relationships, abstract concepts, and to deduce logical implications from general rules; and crystallized intelligence as a capacity to solve problems by using organized knowledge schemes from specific disciplines. In order to investigate a possible relationship between cognitive abilities and area of study, this research studied the correlation between fluid and crystallized intelligence measures and academic achievement among 960 freshmen students of eight areas of study: Medicine, Dentistry, Psychology, Business, Engineering, Mathematics, Education, and Literature. The results have indicated that the academic achievement is correlated with different abilities profile.
  • Fidedignidade do sistema Goodenough de avaliação cognitiva: uma visão do contexto atual Artigos

    Marques, Susi Lippi; Pasian, Sônia Regina; Franco, Maria Aparecida Paiva; Panosso, Ivana Regina; Viana, Araguacy Brazil; Oliveira, Daniela Andrea de

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo buscar subsídios técnicos para examinar a adequação do uso do Teste de Goodenough (1926/1964) na atual realidade, abordando-se, para tanto, o índice de acordo entre avaliadores e a estabilidade temporal dos resultados após um período de seis meses. A amostra foi composta por 60 crianças de uma escola estadual da cidade de São Carlos (SP), com idade entre sete e nove anos e de ambos os sexos. Foi encontrado um índice de correlação de 0,63 (Pearson) entre os resultados brutos médios (a partir da avaliação independente por três juízes) obtidos em ambas as avaliações (teste-reteste). O índice de concordância entre avaliadores (Coeficiente de Concordância de Kendall) não evidenciou diferença significativa entre os resultados atribuídos pelos avaliadores (p = 0,07). O coeficiente de correlação geral (Pearson) entre os avaliadores foi 0,98 no teste e 0,99 no reteste. Os resultados encontrados neste estudo apontaram elevada confiabilidade desta técnica mesmo para os dias atuais e em nosso contexto sócio-cultural específico.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed to find technical bases in order to examine the reliability of using Goodenough Drawing Scale (1926/1964) in actual reality. It focused on the interscorer agreement and the temporal stability of the results after a period of six months. The study group was composed of 60 male and female, public school children from the city of São Carlos (SP). The children ranged in age from seven to nine years old. The study found a correlation value of 0,63 (Pearson) among average scores (independent assessment by three examiners) obtained in both the test and retest evaluations. The interscorer agreement (Kendall's Agreement Coefficient) did not show significant differences among the results attributed to the examiners (p = 0,07). The general correlation coefficient (Pearson) among examiners was 0,98 for the test and 0,99 for the retest. The results in this study showed a high degree of reliability for this technique even nowadays and in our current social-cultural context.
  • Profissionais e usuárias(os) adolescentes de quatro programas públicos de atendimento pré-natal da região da grande Florianópolis: onde está o pai? Artigos

    Siqueira, Maria Juracy Toneli; Mendes, Daniela; Finkler, Ivana; Guedes, Thais; Gonçalves, Mônica D. S.

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da caracterização do universo investigado em uma pesquisa sobre a estrutura e o funcionamento de quatro programas públicos de atendimento pré-natal da região da grande Florianópolis, Santa Catarina. A partir das informações obtidas através de questionários aplicados aos profissionais (34) e usuários adolescentes (63 mulheres e 6 homens), foi possível construir perfis dos grupos investigados. Os resultados indicam perfis semelhantes aos encontrados em outros programas públicos voltados para o atendimento pré-natal nesta faixa etária, nos quesitos idade, escolaridade, trabalho remunerado, número de gestações, tipo de relação com o parceiro. A exclusão do pai da arena da saúde reprodutiva permanece acontecendo em todos estes programas, à semelhança de inúmeros outros descritos pela literatura. Repensar esta situação parece urgente no sentido da construção da eqüidade de gênero neste campo, bem como no da garantia dos direitos sexuais e reprodutivos na adolescência.

    Resumo em Inglês:

    This article is about the investigated universe characterization in a study about the structure and functioning of four prenatal assistance public programs of Florianópolis city (state of Santa Catarina) and surroundings. Through questionnaires applied on professionals (34) and teenagers users (63 women and six men), it was possible to build an analysis which characterized the investigated groups. The results indicate similar profiles as those found on other prenatal assistance public programs like age, scholarship, work, pregnancy occurrence and couple relationship. The father's exclusion in the reproductive health arena remains happening in all of them as well as other countless programs described on the scientific literature. To reflect upon this situation seems urgent to build gender equity in this field and also to guaranty the adolescents' sexual and reproductive rights.
  • A contagem oral como pré-requisito para a aquisição do conceito de número com crianças pré-escolares Artigos

    Monteiro, Giseli; Medeiros, José Gonçalves

    Resumo em Português:

    A contagem oral como pré-requisito para aquisição do conceito de número foi ensinada através do procedimento de escolha de acordo com o modelo com crianças pré-escolares. Aos dois grupos foram ensinadas as relações de equivalência entre número e quantidade, porém a contagem oral foi ensinada apenas para o Grupo Experimental. No treino foram utilizados estímulos impressos (números, palavras e figuras) e auditivos (ditado). Ambos os grupos foram, então, submetidos a diferentes condições de teste para verificar o efeito da contagem oral. Na generalização foi utilizado um jogo de dominó. O desempenho dos sujeitos que foram submetidos ao ensino da contagem oral foi superior ao dos sujeitos que não passaram por esse procedimento. É discutida a importância da contagem oral na aquisição do conceito de número, sendo apontada como facilitadora no estabelecimento de relações de equivalência de estímulos não diretamente ensinadas (generalização).

    Resumo em Inglês:

    The oral counting as a pre-requisite for the acquisition of the concept of number taught through procedure of matching to sample with pre-scholars. To both groups were taught the equivalence relations between number and quantity, whereas the oral counting was taught just to the Experimental Group (EG). In training were used printed stimuli (numbers, words and figures) and words dictated by the research. After that, both groups' subjects were assessed to different conditions of testing to evaluate the effects the oral counting. Lastly, all the subjects (CG and EG) were given the Generalization Test I and Generalization Test II (game of domino), made out of all the relations. The behavior of subjects submitted to the training of oral counting was superior in relation of the subject's behavior that no submitted to that procedure. The importance of oral counting in the acquisition of the concept of numbers related to the setting up of the relations number-quantity is discussed, being the oral counting suggested as a facilitator in the setting up of the equivalence relations of stimuli not directly trained (generalization).
  • Papel dos avós: apoio oferecido aos netos antes e após situações de separação/divórcio dos pais Artigos

    Araújo, Mayeve Rochane Gerônimo Leite; Dias, Cristina Maria de Souza Brito

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa teve como objetivo averiguar os tipos de apoio oferecidos pelos avós aos netos antes e após situações de separação/divórcio dos pais, bem como a existência ou não de alterações nas formas de apoio. Foram considerados dois tipos de apoio: o emocional e o instrumental, sob a influência das seguintes variáveis: distância geográfica, custódia parental, vinculação materna ou paterna, idade, situação empregatícia e estado civil dos avós. Participaram da mesma 30 avós que não moravam com os netos, antes nem após a separação/divórcio dos pais. O instrumento utilizado foi um questionário contendo itens que atendiam aos objetivos da pesquisa, bem como os dados sócio-demográficos. Os resultados indicaram uma preferência, por parte dos avós, pelas atividades do tipo emocional, notando-se um aumento, em geral, após a separação/divórcio, nas seguintes atividades: dar conselhos, transmitir informações sobre a família, telefonar e uma diminuição na atividade visitar.

    Resumo em Inglês:

    The present research aimed to discover the types of support offered by the grandparents to grandchildren, before and after the parents' separation/divorce, as well as the possible changes in the forms of support. Two types of support were analyzed: the emotional and the instrumental, considering the influence of the following variables: geographical distance, custody, maternal or paternal link, age, marital status and grandparents' job situation. The subjects were 30 grandparents who didn't live with their grandchildren, before or after the parent's separation/divorce, were selected. The instrument used was a questionnaire with items which met the objectives of the research. The social demographic factors were also considered. Results indicated a preference for activities of the emotional type, with a general increase, after the separation/divorce, in activities such as: giving advice, transmitting information concerning the family, and telephoning. There was a decrease in the visiting activities.
  • Parâmetros psicométricos das escalas de qualidade dos papéis desempenhados pela mulher: mãe e trabalho pago Artigos

    Possatti, Izabel Cristina; Dias, Mardonio Rique

    Resumo em Português:

    A necessidade de avaliar a qualidade de papéis desempenhados por mulheres no trabalho pago e no papel de mãe, levaram a construção de escalas que pudessem medi-los. Considerando a falta de medidas adequadas para avaliar estes papéis, a presente pesquisa teve como objetivo estabelecer as propriedades psicométricas em amostras brasileiras das escalas sobre a qualidade de papéis desenvolvidas nos EUA por Baruch e Barnett em 1986. Os dados vieram a partir de uma amostra de 519 mães empregadas que responderam a itens de recompensa e preocupação para cada papel. Foram realizadas análises fatoriais dos eixos principais (PAF) para identificar fatores que pudessem ser usados em análises posteriores. Os resultados encontrados asseguram confiáveis parâmetros psicométricos para as escalas, permitindo que as mesmas sejam utilizadas para mensurar a qualidade destes papéis.

    Resumo em Inglês:

    The necessity of assessing the women's roles quality, such as paid worker and mother roles, led to the construction of scales that could measure them. Considering the lack of adequate measures to assess these roles, the present research aimed to investigate the psychometric properties in Brazilian samples of role quality scales developed in the USA by Baruch and Barnett (1986). The data consisted of 519 employed mothers who answered items about rewards and concerns relating to each role. A factor analysis using principal axis factoring was used to identify factors that could be used in further analyses. The results show reliable psychometric parameters in the assessment of role quality.
  • Raciocínio lógico na compreensão de texto Artigos

    Rodrigues, Amariles Alves; Dias, Maria da Graça Bompastor Borges; Roazzi, Antonio

    Resumo em Português:

    Lea, O'Brien, Fish, Noveck e Braine (1990) investigaram inferências lógicas efetuadas por informantes universitários do curso de Psicologia, durante leitura, e encontraram que informantes realizam inferências da lógica proposicional de maneira espontânea e automática. Perguntou-se: será que os alunos de Matemática demonstram raciocínio lógico mais desenvolvido que os alunos de Letras, tendo como responsáveis as disciplinas por eles cursadas? Informantes dos dois cursos foram entrevistados com o objetivo de investigar se o trabalho mental exigido pelas disciplinas cursadas favorece ou não o desenvolvimento do raciocínio lógico. Todos passaram por duas fases: tarefa de conclusão e tarefa de reconhecimento. Na primeira responderam a problemas silogísticos, e na segunda indicaram informações literais e inferenciais apresentadas nas histórias, com objetivo de observar se eles reconheceriam as sentenças como informações presentes no texto ou eram resultados de inferências feitas. A primeira tarefa confirmou que os informantes realizam inferências automaticamente. Na segunda tarefa os mesmos acreditaram que a paráfrase tinha sido apresentada explicitamente no texto, e raramente acreditavam que as sentenças foram resultados de inferências realizadas por eles. O desempenho dos estudantes de Letras foi melhor de que os de Matemática.

    Resumo em Inglês:

    Lea, O'Brien, Fish, Noveck e Braine (1990) investigated a variety of inferences in text of comprehension with undergraduate psychology students and the results showed that subjects carried out the proposional logical inferences spontaneous by automatically manner. These investigation explores whether mathematic students demonstrate logic reasoning better than letters students. Students from the two courses were studied with the aim of knowning whether the students could solve the logical reasoning tasks. The subjects performed two tasks: a task of Conclusion and a task of Recognition. On the first task, the subjects answered sylogistic problems and on the second they had to distinguish sentences with the aim to observe if they could recognized if the informations were in the text or were inferences made. The first task confirmed that the subjects authomaticaly used the inferences. On the second task, the subjects believed that the paraphases of the model had been explicitly presented in the text, and rarely believed that the sentences were results of inferences that they had made. The performance of literature students were better than mathematic students.
  • A Psicanálise e a Psicologia na universidade francesa: relação de conflitos e de mútuos interesses Artigos

    Aguiar, Fernando

    Resumo em Português:

    Retoma-se, neste artigo, trabalhos de autores que testemunharam o desfecho da singular conjunção ocorrida na França entre a Psicanálise e a Psicologia pela via da Psicologia Clínica. Nascida em 1945, a experiência da "unidade da Psicologia" tornou-se alvo, sobretudo a partir dos anos sessenta, de discussões críticas que ainda se prolongam em seus desdobramentos históricos, tornando-se como tal emblemática dos impasses e das questões (metodológicas, epistemológicas, institucionais, administrativas) que giram em torno da prática universitária da Psicanálise nos departamentos ou escolas de Psicologia.

    Resumo em Inglês:

    This paper retakes the written articles of authors that have testified the unravelment of the unique conjunction that took place in France between psychoanalysis and psychology through clinical psycchology. Born in 1945, the experience so called "psychology unit" becomes a target, mainly from the 1960's on, of critical discussions that still linger in their historical breakdown. Thus, it is emblematic of its issues and questions (methodological, epistemological, institutional, admnistrative) that focus on the academic practice of psychoanalysis at Schools of Psychology.
  • Considerações sobre eu e o corpo em Lacan Artigos

    Cukiert, Michele; Priszkulnik, Léia

    Resumo em Português:

    O artigo trata da problemática do eu e do corpo em Lacan, articulados a partir de sua releitura do texto freudiano. Aponta como o autor, interrogando-se sobre a gênese do eu, retoma conceitos freudianos fundamentais tais como ego, identificação e narcisismo. Dessa forma, por meio da elaboração do registro do Imaginário e do esquema conceitual proposto pelo estádio do espelho, afirma a importância da imagem do corpo próprio na formação do eu, marcando também o desconhecimento e a alienação como constitutivos do eu. Indica como as noções de eu e de corpo sofrem transformações correlativas às retificações que Lacan opera em sua teoria, articulando-se também ao Simbólico e ao Real. Assim, no interior do campo psicanalítico delimitado pelo autor, o corpo pode ser pensado e estudado a partir de sua concepção dos três registros fundamentais: do ponto de vista do Imaginário, o corpo como imagem, do ponto de vista do Simbólico, o corpo marcado pelo significante, e do ponto de vista do Real, o corpo como sinônimo de gozo. Retoma a novidade freudiana acerca da corporeidade, afirmando que o corpo em Psicanálise não se reduz ao campo da Biologia. Finalmente, discute de que forma a teoria lacaniana possibilita repensar essa problemática a partir da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    This article covers the issue of the moi and the body in Lacan, based on his re-reading of Freudian texts. It indicates how the author, questioning the constitution of the moi, goes back to Freudian fundamental concepts such as ego, identification and narcissism. In this way, through the elaboration of the Imaginary level and the proposed conceptual scheme of the mirror stage, it assures the importance of the image of the body in the formation of the moi, making also the unknown and the alienation as constituents of the moi. It indicates how the notions of the moi and the body suffer correlative transformations by the rectifications in Lacan's theory, as do the Symbolic and Real. In this way, within the psychoanalytic field established by the author, the body can be considered and studied through his conception of three central categories. From the point of view of the Imaginary: the body as an image; from the Symbolic point of view: the body affected by the significant; and from the point of view of the Real level: the body as a synonym of enjoyment (jouissance). Discusses the Freudian conception of the body, pointing that it is not limited to the Biological field. Presents how the Lacanian theory allows the redefinition of this problem through the speech.
  • Influência do conhecimento conceitual sobre o raciocínio indutivo Artigos

    Mendonça de Castilho, Goiara; Janczura, Gerson Américo

    Resumo em Português:

    Este trabalho investigou se o conhecimento sobre diferentes tipos de categorias, propriedades e a tipicidade influenciam os julgamentos indutivos. O primeiro estudo pré-experimental identificou diferentes tipos de categorias segundo 3 tipos de instruções. Somente na instrução "forçada com definição" identificaram-se categorias ontologicamente distintas. No segundo estudo pré-experimental, participantes fizeram julgamentos classificatórios quanto ao tipo de propriedade. Os resultados indicaram que as propriedades diferiam quanto à generalidade, sendo classificadas em superficiais ou essenciais. O experimento 1 investigou se tipos de categorias e propriedades, assim como exemplos que variavam na tipicidade influenciavam a estimativa de ocorrência de eventos. Os resultados confirmaram que informações de natureza conceitual influenciaram os julgamentos indutivos.

    Resumo em Inglês:

    This work investigated whether knowledge about different types of categories, properties and tipicality affects inductive judgments. The first pre-experimental study identified different types of categories according to 3 types of instructions. Only in the forced without definition condition distinct ontological categories were identified. In the second pre-experimental study participants made classificatory judgments about property types. The results indicated that properties were judged to be different regarding to generality, being classified in either superficial or essencial. the experiment 1 investigated wether category and property types and examples wich varied in tipicaliy influenced the estimatives about occurrence of events. The results confirmed that conceptual information influenced inductive judgments.
  • Apresentação Dossiê: "brincar Para Quê? Uma Abordagem Etológica Ao Estudo Da Brincadeira"

    Yamamoto, Maria Emilia; Carvalho, Ana Maria Almeida
  • Identificação e descrição da brincadeira em uma espécie pouco estudada, o boto cinza (Sotalia fluviatilis), em seu ambiente natural Dossiê: "brincar Para Quê? Uma Abordagem Etológica Ao Estudo Da Brincadeira"

    Spinelli, Luísa Helena Pinheiro; Nascimento, Lídio França do; Yamamoto, Maria Emília

    Resumo em Português:

    Comportamentos de brincadeira são fáceis de identificar, mas difíceis de definir. Sua ocorrência é mais freqüente em animais jovens, apresentando algumas características comuns: falta de função aparente, utilização de comportamentos específicos da espécie de forma exagerada em intensidade ou número de repetições. Estudamos a brincadeira em uma espécie pouco conhecida, o boto cinza, durante 18 meses, na Praia de Pipa, RN. Definimos seis categorias de brincadeira: com objeto, de forrageio, locomotora, surf, social e de impulsão. Os comportamentos descritos ocorreram quando havia filhotes nos grupos observados. Sugerimos que alguns tipos de brincadeira possibilitam o exercício da musculatura, enquanto que outras também permitem o desenvolvimento de relações sociais. A brincadeira com objetos e de forrageio treinam o animal para a pesca, habilidade complexa que deve dominar antes de se tornar independente. Nossos dados sugerem que, à semelhança dos mamíferos terrestres, nos mamíferos aquáticos a brincadeira tem função adaptativa, preparando o indivíduo para a vida adulta.

    Resumo em Inglês:

    Play behavior are easy to identify but difficult to define. It is more frequently displayed by young animals and present some distinguished characteristics: no apparent function and exaggerated repetition or intensity of species-specific behaviors. We studied play behavior in a scarcely studied species, the tucuxi, during 18 months at Pipa, RN, Brazil . We defined six categories: object, foraging, locomotor, social and impulsion play plus surf. The behaviors described occurred only when immatures were present in the observed groups. We suggest that some kinds of play exercise the muscles while others also allow for the development of social interactions. Object and foraging play are opportunities for training of fishing abilities which the animal must master before becoming independent. Our data suggest that, like terrestrial mammals, in marine mammals paly has an adptive function, preparing the individual for adult life.
  • Brincadeira e aprendizagem do uso de ferramentas em macacos-prego (Cebus apella) Dossiê: "brincar Para Quê? Uma Abordagem Etológica Ao Estudo Da Brincadeira"

    Resende, Briseida Dôgo de; Ottoni, Eduardo B.

    Resumo em Português:

    Nossa pesquisa tem como objetivo estudar o desenvolvimento dos infantes e juvenis de um grupo de macacos-prego (Cebus apella) em condição de semiliberdade, com ênfase nos comportamentos manipulativos. No presente estudo, relacionamos o aparecimento do uso de instrumentos para quebra de cocos com a brincadeira social e com a brincadeira com objetos. A brincadeira social ocorreu predominantemente em infantes e juvenis. A brincadeira com objetos, muitas vezes indistinguível das atividades exploratórias, aumentou durante o primeiro ano de vida. A manipulação exploratória de pedras constitui uma oportunidade importante para a aprendizagem individual, por tentativa-e-erro, do uso de instrumentos para quebrar cocos, que surge entre o segundo e o terceiro anos de vida. A brincadeira social parece facilitar a tolerância entre os sujeitos, o que favoreceria a aprendizagem por observação dos episódios de quebra.

    Resumo em Inglês:

    The aim of our research is the study of the development of young tufted capuchin monkeys (Cebus apella) from a semi-free group, with an emphasis in manipulative behaviors. In the present study, we discuss the relations between the appearance of tool-use in nutcracking and social and object play. Social play occured mainly among infant and juvenile subjects. Object play is often indistinct from exploratory activities and increased during the first year of life. The appearance of the use of tools for cracking nuts, between the second and the third year, is related to exploratory manipulation because of its importance for trial-and-error learning. Social play may facilitate tolerance among subjects and hence favour the observational learning of nutcracking.
  • Cultura no grupo de brinquedo Dossiê: "brincar Para Quê? Uma Abordagem Etológica Ao Estudo Da Brincadeira"

    Carvalho, Ana Maria Almeida; Pedrosa, Maria Isabel

    Resumo em Português:

    Discute-se o conceito de cultura em relação à microcultura do grupo de brinquedo. Concebe-se a criança como agente de criação e transmissão de cultura e o grupo de brinquedo como espaço de informação onde esses processos ocorrem. Essa concepção baseia-se no reconhecimento da espécie humana como biologicamente sócio-cultural e na pressuposição de adaptações precoces para essa especificidade. Episódios de atividade lúdica livre de crianças de 10 a 60 meses são analisados para detectar a ocorrência de criação, elaboração e transmissão de conteúdos culturais na interação criança-criança, ilustrando: (1) recuperação da cultura do ambiente social imediato e exploração de novas possibilidades de uso desses recursos; (2) criação de rituais lúdicos novos que podem tornar-se parte da microcultura do grupo; (3) aculturação, ou seja, assimilação de aspectos da microcultura do grupo. Os dados são interpretados como evidências da pré-adaptação humana para a vida sócio-cultural.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the concept of culture in the context of playgroup microcultures. The child is viewed as an agent of culture creation and innovation, and the play group as a space of information where these processes occur. This view is based on the recognition of human species as biologically socio-cultural and on the assumption of precocious adaptations for this specificity. Episodes of free play activity among 10 to 60 month old children are analysed to detect the occurrence of creation, elaboration and transmission of cultural contents in child-child interactions, illustrating: (1) retrieval of the immediate social environment's culture and exploration of new possibilities of using these resources; (2) creation of new ludic rituals which can become part of the group's microculture; (3) aculturation, that is, assimilation of aspects of the group's microculture. Data are interpreted as evidences of the human pre-adaptation to a socio-cultural way of living.
  • Análise motivacional, causal e funcional da brincadeira em duas espécies de roedores Dossiê: "brincar Para Quê? Uma Abordagem Etológica Ao Estudo Da Brincadeira"

    Vieira, Mauro Luís; Sartorio, Rodrigo

    Resumo em Português:

    A brincadeira é um fenômeno bastante comum em indivíduos jovens de diferentes espécies, principalmente mamíferos. O objetivo do presente artigo foi fazer uma revisão sobre pesquisas realizadas com roedores, mais especificamente hamsters dourados (Mesocricetus auratus) e ratos albinos (Rattus norvegicus). Esses animais apresentam os mais altos índices de complexidade de brincadeira e são os mais estudados em laboratório nessa área, entre os roedores. Com base nos artigos da literatura pesquisada, conclui-se que a brincadeira: a) é um sistema motivacional próprio que apresenta características que o diferencia de outros sistemas motivacionais; b) é modulada pelo sexo e idade do indivíduo e dos parceiros envolvidos na interação social; e c) o significado funcional pode estar relacionado com a preparação do indivíduo para viver em ambientes sociais e treinamento físico. Nesse sentido, a brincadeira pode ser relevante para se compreender aspectos do desenvolvimento comportamental e social.

    Resumo em Inglês:

    Play behavior is a very frequent phenomenon in juvenile individuals of various species, mainly mammals. The purpose of the present article is to review the studies in rodents, more specifically in golden hamsters (Mesocricetus auratus) and albino rats (Rattus norvegicus). These animals show the highest indices of play complexity and are, among rodents, the animals most studied in the laboratory in this field of research. Through this review of the literature we conclude that play behavior: a) is a motivational system in its own right and possesses characteristics that differentiate it from other motivational systems; b) is modulated by the sex and age of individuals and of the partners involved in the social interaction; and c) has a functional significance that may be related to physical training and the preparation of the individuals for life in a social environment. In this way, play behavior can be relevant to the understanding of aspects of behavioral and social development.
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