Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 11, Número: 1, Publicado: 2006
  • Gerenciamento eletrônico: adaptação às mudanças Editorial

    Pinheiro, José Q.
  • Relação treinador-atleta e exercício da liderança no desporto: a percepção de treinadores de alta competição Artigos

    Gomes, António Rui; Cruz, José Fernando

    Resumo em Português:

    Neste artigo apresentamos os resultados de quatro entrevistas levadas a cabo com treinadores de alta competição portugueses, em que se procurou recolher informações sobre as competências necessárias para exercer a actividade de treinador, os princípios e filosofia adoptada no trabalho, as principais áreas de exercício da liderança e os valores defendidos na modalidade e na prática profissional. Os resultados permitiram verificar um acordo quanto à importância de possuírem boas competências conceptuais e pessoais, princípios claros e aceites pelos atletas, boas condições de trabalho e atletas com qualidade para a alta competição. Paralelamente, foi evidente a complexidade de tarefas assumidas na orientação dos atletas (nove dimensões do exercício da liderança). Por último, é de salientar a importância dada à obtenção dos resultados competitivos (objectivo principal) em conjunto com a análise satisfatória do trabalho realizado e a valorização do desenvolvimento pessoal, tanto no treinador como nos atletas (objectivos "periféricos").

    Resumo em Inglês:

    On this article we present the results on interviewing four high level competition Portuguese coaches. The aim was to look for information on the essential coaching competences, the working principles and philosophy, the main leadership exercise areas and the defended values on sports and professional practice. The results showed the relevancy of gathering good conceptual and personal competencies, clear and accepted principals, good working conditions and qualified athletes. Also evident were the complex tasks assumed on guiding the athletes (nine leadership exercise dimensions were found). Finally, it is essential to point out the importance given to obtaining sporting results (main goal) as well as the satisfactory working analyses and the value given to coaches' and athletes' self-development (side goals).
  • Pivôs utilizados nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças brasileiras de cinco grupos culturais Artigos

    Gosso, Yumi; Morais, Maria de Lima Salum e; Otta, Emma

    Resumo em Português:

    O presente estudo comparou os pivôs utilizados nas transformações simbólicas de brincadeiras imaginativas de crianças de cinco grupos culturais brasileiros (41 meninas e 35 meninos, de quatro a seis anos de idade): de uma pequena comunidade praiana, de uma aldeia indígena e de três grupos de níveis socioeconômicos diferentes (alto, baixo e misto) de uma metrópole. Os pivôs foram classificados como elementos naturais, utensílios e brinquedos. Constatou-se que: (i) a escolha de pivôs relacionou-se com os objetos disponíveis: as crianças indígenas e da comunidade praiana usaram mais elementos naturais; as indígenas, mais utensílios e as da metrópole, mais brinquedos manufaturados; (ii) objetos pouco estruturados prestaram-se a um grande número de transformações simbólicas; (iii) meninas usaram mais reproduções de seres vivos e meninos, de veículos e armas. Em suma, os resultados indicam que as crianças, através dos pivôs, refletem nas brincadeiras sua individualidade e os valores de sua cultura.

    Resumo em Inglês:

    In the present study, the pivots used for symbolic transformations in imaginative play by children from 5 cultural groups were compared. The participants were 76 children (41 girls and 35 boys, four to six years old) from five Brazilian cultural groups: a small seashore community, a village of Brazilian Indians, and three urban groups of different socioeconomic status (SES) from a metropolis (low SES, high SES, and mixed SES). The pivots were classified as natural elements, utensils, and toys. The results showed that: (i) the choice of pivots was associated with the available objects: Indian and seashore children used more natural elements; Indian children used more utensils and urban children, more toys; (ii) objects that were low structured suited a large variety of symbolic transformations; (iii) girls used more models of living beings, and boys, models of vehicles and weapons. In brief, the results indicate that the children, through the pivots, express their individuality and the values of their culture in their play.
  • O modelo EEA para a investigação da emergência e desenvolvimento da comunicação e do self: bases conceituais e fundamentos teórico-metodológicos Artigos

    Lyra, Maria C. D. P.

    Resumo em Português:

    A coerência entre os fundamentos teóricos e metodológicos é requisito de toda investigação científica. Com o objetivo de ilustrar esta coerência, apresentamos, primeiramente, o modelo EEA, aplicado ao estudo do processo de desenvolvimento da comunicação mãe-bebê e à emergência do bebê como self dialógico. Este modelo integra uma seqüência de três padrões de organização denominados estabelecimento, extensão e abreviação (EEA). Em seguida, descrevemos, discutimos e justificamos as bases conceituais e as duas perspectivas teórico-metodológicas que fundamentam este modelo, Sistemas Dinâmicos e Dialogismo, sobretudo na perspectiva de Bakhtin.

    Resumo em Inglês:

    Theoretical and methodological dimensions of scientific research need to be coherent. To illustrate such requirement we first present the EEA model, applied to the study of the process of development of mother-infant communication system and to the emergence of the dialogical self is studied. This model integrates three developmental patterns of organization of the mother-infant communication system: establishment, extension and abbreviation (EEA). Subsequently, we present, discuss and justify the conceptual basis and the two theoretical-methodological perspectives that give support for this model, Dynamic Systems and Dialogism according to Bakhtin.
  • A relação da tarefa de erro intencional com o desempenho ortográfico da criança considerados os aspectos morfossintáticos e contextuais da língua portuguesa Artigos

    Meireles, Elisabet; Correa, Jane

    Resumo em Português:

    Este estudo examina a eficácia da tarefa de erro intencional em predizer o desempenho ortográfico de crianças cursando a 2ª e 4ª séries do ensino fundamental. A tarefa de erro intencional consiste na transgressão proposital que a criança faz sobre sua produção escrita. Com isto seria possível avaliar o nível de conhecimento ortográfico da criança uma vez que para cometer intencionalmente um erro ortográfico seria necessário certo domínio da norma. Três regras ortográficas em Português foram investigadas: uma regra morfossintática (emprego dos sufixos oso, esa e eza) e duas regras de contexto (uso do R e do RR; nasalização diante de consoantes). Os resultados indicaram que a escolaridade está relacionada tanto ao desempenho ortográfico das crianças quanto à sua competência em transgredir intencionalmente a norma. A tarefa de erro intencional, por sua vez, fornece informação sobre o nível de conhecimento ortográfico que as crianças possuem nos contextos ortográficos que estas consideram como problemáticos.

    Resumo em Inglês:

    This study examines the effectiveness of the intentional misspelling task in predicting 2nd and 4th graders' orthographic knowledge. The intentional misspelling task consists in the intentional spelling mistakes made by children in their written production. Therefore it is possible to evaluate children's orthographic knowledge since some knowledge of the orthographic rules is necessary to make intentional spelling mistakes. Three spelling rules in Brazilian Portuguese were investigated: a morphosyntactic rule (the use of the suffixes esa, oso and eza) and two contextual rules (the use of R and RR; the nasalization before consonants). The results indicated that schooling is related both to children's spelling skills and to their competence in making intentional spelling errors. On the other hand, the intentional misspelling task gives us useful information about children's orthographic knowledge in the orthographic contexts they consider to be problematic.
  • Tecnologias e subjetividade na contemporaneidade Artigos

    Alves, Priscila Pires; Mancebo, Deise

    Resumo em Português:

    O artigo desenvolve análise sobre o impacto das novas tecnologias na produção da subjetividade. Para tal, apresenta breve desenvolvimento histórico da problemática e discute alguns de seus efeitos - econômicos, políticos, sociais, culturais - a partir de uma abordagem interdisciplinar, tomando como referência autores que têm problematizado criticamente a questão, dando especial destaque aos modos de subjetivação contemporâneos.

    Resumo em Inglês:

    The article develops an analysis about the impact of the new technologies in the subjectivities. For such, it presents short historical development of the problem and discusses some of his effects - economic, political, social, cultural - from an interdisciplinary research, taking by reference authors that have critical analysis about the question, giving special highlight to contemporary subjectivity.
  • Carteira de Trabalho, artigo de luxo: o perfil psicossocial de trabalhadores informais em Salvador, Bahia Artigos

    Gondim, Sônia Maria Guedes; Feitosa, Girleide Novaes; Santos, Ivna Christine de Novaes; Sá, Márcio de Oliveira; Bonfim, Mirele Cardoso do

    Resumo em Português:

    A pesquisa investigou o perfil psicossocial de trabalhadores informais que divulgavam seus serviços em anúncios de rádio e jornal na cidade do Salvador. Durante cinco meses foram registrados 638 anúncios distribuídos por 19 áreas ocupacionais. O objetivo da pesquisa era obter informações, como: motivos de ingresso na atividade informal, tempo de atuação, etc. Foram realizadas entrevistas por telefone com 73 anunciantes. Os entrevistados possuíam idade entre 30 e 39 anos, ensino médio, remuneração mensal entre 240 e 479 reais, e atuavam no setor informal há menos de 3 anos. Utilizou-se análise de conteúdo temática e análises quantitativas (qui-quadrado e Homals). O primeiro resultado foi que as principais áreas de atuação dos trabalhadores informais são: alimentação, multifuncionalidade e informática. Outro resultado foi que o cruzamento (qui-quadrado) entre os motivos de satisfação, insatisfação e barreiras, de um lado, e idade, escolaridade e tempo de atuação no mercado informal, de outro, revelou significância estatística nos casos: (1) insatisfação e faixa etária, (2) motivos de satisfação e escolaridade, e (3) motivos de satisfação e tempo de trabalho no mercado informal.

    Resumo em Inglês:

    The study investigated the psycho-social profile of informal workers that advertised their services through radio and newspaper announcements in the city of Salvador, Bahia. There were 638 ads registered during the 5 months of data collection, distributed in 19 areas of activity. The objective of the study was obtaining information about their reasons to get into the informal activity, time in operation, etc. Telephone interviews with 73 of the advertisers were conducted. The age of the interviewees was between 30 and 39 years, they had completed high school, and had a monthly remuneration between 240 and 479 reais (approximately US $85-170 at the time of this writing), and worked in the informal sector for less than 3 years. Thematic content analysis and quantitative procedures, such as chi-square and Homals, were the procedures of analysis employed. The first result was that the main work areas of the informal workers were: food services, multi-functionality and information technology. Another important result was the interaction (chi-squared) between the motives of satisfaction, dissatisfaction and barriers, on the one hand, and age, level of education and time operating in the informal market, on the other, revealed statistical significance in three cases: (1) dissatisfaction and age group, (2) satisfaction motives and level of education, and (3) satisfaction motives and time of work in the informal market.
  • A narrativa oral, a análise de discurso e os estudos de gênero Artigos

    Rocha-Coutinho, Maria Lúcia

    Resumo em Português:

    Neste trabalho desenvolvemos a idéia de que os Estudos de Gênero inserem-se na nova tradição em ciência, que alguns autores denominam pós-empírica, que questiona a objetividade do conhecimento e a impessoalidade do pesquisador e que toma como importante a dimensão interpretativa da realidade social. Dentro dessa tradição, acreditamos que o uso da narrativa oral e da análise de discurso pode ser um rico e poderoso instrumento para uma melhor compreensão de mulheres e homens e, assim, em muito pode contribuir para os Estudos de Gênero nas Ciências Humanas e Sociais, em geral, e na Psicologia, em particular.

    Resumo em Inglês:

    In this work we argue that Gender Studies can be seen as part of the new tradition in science, that some authors call post-empirical, which questions the objectivity of knowledge and the impersonality of researchers and which takes the interpretative dimension of social reality as important. In accordance with this tradition, we believe that the use of oral narrative and of discourse analysis can be a rich and powerful instrument to a better understanding of women and men and, thus, can greatly contribute to Gender Studies in Social Sciences, in general, and in Psychology, in particular.
  • Paradigmas do desenvolvimento cognitivo: uma breve retrospectiva Artigos

    Santana, Suely de Melo; Roazzi, Antonio; Dias, Maria das Graças B. B.

    Resumo em Português:

    A cognição humana tem sido foco de diversas investigações no campo da psicologia do desenvolvimento, buscando-se construir um referencial teórico-empírico para orientar estudos e intervenções nesta direção. O debate tem se situado em torno de grandes paradigmas - piagetiano, neopiagetiano, processamento informacional, contextual e biológico-maturacional/neurociência cognitiva, sendo considerados, por vezes, enquanto referencial absoluto de verdade, e percebidos como excludentes entre si. O objetivo deste trabalho consiste em realizar uma breve retrospectiva dessas vertentes teóricas, buscando identificar pontos de interlocução entre elas, na tentativa de apreendê-las enquanto um corpo de conhecimentos que se complementam e integram vários olhares sobre a mente humana.

    Resumo em Inglês:

    The human cognition has been focused by diverse inquiries in the field of the development psychology, searching to construct a theoretician-empiricist referential to guide studies and interventions in this direction. The debate has been situated around great paradigms - Piagetian, Neopiagetian, informational and contextual processing and cognitive biological-maturational/neuroscience, being considered, sometimes, as an absolute referential of truth, and perceived as excludents among them. The objective of this work consists in carrying through a brief retrospect of these theoretical sources, searching to identify interlocution points between them, in the attempt to apprehend them while a body of knowledge that can complement and integrate some views about human mind.
  • Atenção visual: estudos comportamentais da seleção baseada no espaço e no objeto Artigos

    Rossini, Joaquim Carlos; Galera, César

    Resumo em Português:

    Apesar de intensamente pesquisados nos últimos trinta anos, os processos cognitivos relacionados à atenção visual humana ainda apresentam várias lacunas e instigam investigações sobre os mecanismos de seleção e integração da informação relevante contida no ambiente. Basicamente, os esforços para a compreensão desta arquitetura cognitiva estão centrados em dois grandes modelos teóricos sobre a atenção visual: um baseado na localização espacial ocupada pelos objetos no campo visual e outro baseado nas características do objeto a ser atendido. A revisão realizada neste artigo busca sistematizar algumas contribuições experimentais importantes a respeito desses modelos bem como evidenciar algumas particularidades da natureza dos processos envolvidos na mobilização da atenção visual humana.

    Resumo em Inglês:

    The study of visual attention has become an important topic in cognitive psychology research in the last 30 years. However, many questions about the nature of attention are not well understood. The efforts to understand this cognitive architecture are centered in two great theoretical models on the visual attention: the first model supports that visual attention is allocated on visual space (location-based visual attention) while a second model supports that attention could select the objects representations per se (object-based visual attention). In this review, we pooled important researches about these two seminal models and some questions concerning the human visual attention were examined.
  • Formação de classes ordinais após a aprendizagem de seqüências independentes Artigos

    Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida; Souza, Deisy das Graças de; Lopes Junior, Jair

    Resumo em Português:

    A aquisição de relações ordinais entre estímulos arbitrários é uma importante habilidade comportamental, requisito para a aprendizagem de comportamentos acadêmicos, especialmente a alfabetização. O propósito deste estudo foi investigar o efeito do ensino de seqüências de dois termos com sobreposição na emergência de relações ordinais com mais de dois estímulos. A sobreposição ocorre quando o último estímulo em uma seqüência de dois estímulos é o primeiro de outra seqüência (e.g., S1 -> S2 e S2 ->S3, onde S2 é o estímulo sobreposto). Nas Etapas 1 e 2 de um experimento conduzido com cinco estudantes do ensino fundamental foram ensinadas seqüências de dois termos com os cinco estímulos de um conjunto A (A1 -> A2, A2 -> A3, A3 -> A4, A4 ->A5) e os cinco de um conjunto B (B1 -> B2, B2 ->B3, B3 -> B4, B4 -> B5). Estabelecida essa linha de base, foram conduzidos testes da emergência de relações ordinais com três, quatro e cinco termos dos conjuntos A e B, separadamente. A Etapa 3 avaliou se estímulos das seqüências ensinadas eram mutuamente substituíveis, com base na mesma função ordinal (primeiro, secundo, etc.). Os estudantes compuseram as relações ordinais ensinadas e apresentaram relações ordinais emergentes com estímulos dos conjuntos A e B, separadamente. Três estudantes também realizaram a substituição mútua entre estímulos dos conjuntos A e B na Etapa 3. Esses resultados sugerem a formação de cinco classes de estímulos (A1B1, A2B2, etc.), cada uma consistindo de estímulos que ocuparam a mesma função ordinal em diferentes seqüências. Os resultados têm implicações para a análise de comportamento simbólico complexo. Merecem consideração, também, aspectos metodológicos que favoreceram a aprendizagem relacional e a emergência de comportamento novo.

    Resumo em Inglês:

    The acquisition of ordinal relations between arbitrary stimuli is an important behavioral skill required in learning academic behaviors and literacy. The purpose of this study was to investigate the effects of teaching overlapping adjacent two-term sequences on the emergence of ordinal relations with more than two stimuli. Overlapping occurs when the last stimulus in one sequence of two stimuli is the first stimulus in another sequence (e.g., S1 -> S2 and S2 -> S3, where S2 is the overlapped stimulus). Two-term sequences were taught in Phases 1 and 2 of an experiment conducted with five first grade students. Sequences A were taught with stimuli from sets A (A1 -> A2, A2 -> A3, A3 -> A4, A4 -> A5) and Sequences B with stimuli from set B (B1 -> B2, B2 -> B3, B3 -> B4, B4 -> B5). Once this baseline was established, tests verified the emergence of ordinal relations with three, four and five stimuli from sets A and B, separately. Phase 3 evaluated if stimuli from Sequences A and B were substitutable one for one another, on the basis of the same ordinal functions (the first, the second, etc.). The students learned all trained ordinal relations and showed the emergence of new (and longer) ordinal relations with stimuli of sets A and B stimuli, separately. Three students also showed substitutability between A and B stimuli in Phase 3. These findings suggest the formation of five stimuli classes, each one consisted of stimuli that occupied the same ordinal function in different sequences. These results suggest the emergence of five stimulus classes (A1B1, A2B2, etc), each one with stimuli that occupied the same ordinal function in different sequences. The results have implications for the analysis of complex symbolic behavior. Some methodological aspects seemed to have contributed for the occurrence of relational learning and the emergence of novel behavior.
  • Problemas emocionais e comportamentais associados ao baixo rendimento acadêmico Artigos

    Santos, Patricia Leila dos; Graminha, Sônia Santa Vitaliano

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de identificar a incidência de problemas emocionais e comportamentais e os tipos de problemas de comportamento que aparecem associados ao desempenho escolar, aplicou-se a Escala Comportamental Infantil A2 e a Escala B de Rutter a dois grupos de crianças, um com baixo rendimento acadêmico (BRA) e outro com alto rendimento (ARA), cada grupo com 20 crianças, alunos de primeira e segundas séries, com idades que variaram entre 6 e 10 anos. Os resultados mostram que a maioria das crianças do grupo BRA obteve escores indicativos da presença de problemas emocionais/comportamentais, diferente do grupo ARA, e a incidência da maioria dos problemas específicos de comportamento foi sempre maior para o grupo BRA. Destaca-se que problemas de comportamento representam uma forte condição de risco para problemas de aprendizagem e que o trabalho com crianças com dificuldades de aprendizagem deve considerar aspectos ligados também ao comportamento.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify the incidence of emotional and behavioral problems, as well as the types of behavior problems associated to academic performance. For such purpose, Rutter's Child Behavior Scale-A2 and Rutter's B Scale were applied to students of first and second years of elementary school, aged 6 to 10 years and divided into two groups of 20 children each: a Low Academic Performance group (LAP) and a High Academic Performance group (HAP). The results evidenced that most of children in LAP group, unlike those in HAP group, reached scores indicative of the existence of emotional/behavioral problems, and that the incidence of the majority of the behavior-specific problems was always higher in LAP group. These findings highlight that behavioral problems represent a strong risk condition for learning problems and that working with children with learning disabilities should also take into account features related to behavior.
  • Fobia social em uma amostra de adolescentes Artigos

    D'El Rey, Gustavo J. Fonseca; Pacini, Carla Alessandra; Chavira, Dionísio J. Fontes

    Resumo em Português:

    Este estudo relata a prevalência e o impacto na escolaridade da fobia social em uma amostra de adolescentes da cidade de São Paulo, SP, Brasil. O Inventário de Fobia Social (SPIN) foi administrado em 116 estudantes adolescentes de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries de ambos os sexos. A prevalência da fobia social foi de 7,8% na amostra de adolescentes, com maior incidência entre estudantes do sexo feminino, com idade entre 12 e 15. O impacto negativo na escolaridade foi grande, aproximadamente 89% dos adolescentes com fobia social repetiram o ano na escola ao menos uma vez.

    Resumo em Inglês:

    This study reports the prevalence and the impact in the education of social phobia in a sample of adolescents of the city of São Paulo, SP, Brazil. The Social Phobia Inventory (SPIN) was administrated to 116 students of 5th, 6th, 7th and 8th grades of both sexes. The prevalence of the social phobia was 7.8% in the sample of adolescents, with higher incidence among female students, between 12 and 15 years old. The negative impact on the education was great, approximately 89% of the adolescents with social phobia repeated the year in the school at least one time.
  • A relevância de produzir conhecimento social e científico sobre o comportamento humano no trânsito Resenha

    Silva, Fabíola Garcia da; Dagostin, Carla Giovana
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br