Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 20, Número: 2, Publicado: 2015
  • Resposta ao estresse: II. Resiliência e vulnerabilidade Psicobiologia E Psicologia Cognitiva

    Galvão-Coelho, Nicole Leite; Silva, Hélderes Peregrino A.; Sousa, Maria Bernardete Cordeiro de

    Resumo em Português:

    Resumo A crescente exposição a estressores na vida cotidiana aumentou significativamente a investigação da resposta ao estresse nas duas últimas décadas. Embora associada a consequências negativas, pois muitas patologias físicas e mentais são desencadeadas por exposição crônica a estressores, esta resposta é indispensável para sobrevivencia do indivíduo e é extremamente adaptativa quando ativada de forma aguda. Na parte I desta revisão foram abordados os conceitos de homestase e alostase e os sistemas fisiológicos ativados durante a resposta ao estresse. Na parte II serão discutidos fatores que modulam a resposta ao estresse tais como sexo, temperamento, períodos críticos do desenvolvimento e a presença ou ausência de suporte social. A interação entre os fatores genéticos e ambientais gera os perfis da resposta psicofisiológica que caracterizam os fenótipos de susceptibilidade e resiliência frente aos estressores e sua relação com uma patologia mental cada vez mais presente na sociedade moderna, o transtorno de estresse pós-traumático.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La creciente exposición a los agentes estresantes en la vida diaria aumentó significativamente la investigación de la respuesta al estrés en las dos últimas décadas. Aunque asociada a las consecuencias negativas, pues muchas patologías físicas y mentales son desencadenadas por exposición crónica a estresantes, esta respuesta es indispensable para sobrevivencia del individuo y es extremamente adaptativa cuando activada de forma aguda. En la parte I de este repaso fueron abordados los conceptos de homeostasis y alostasis y los sistemas fisiológicos activados durante la respuesta al estrés. En la parte II serán discutidos factores que modulan la respuesta al estrés tales como sexo, temperamento, períodos críticos del desarrollo y la presencia o ausencia de soporte social. La interacción entre os factores genéticos y ambientales genera los perfiles de la respuesta psicofisiológica que caracterizan los fenotipos de susceptibilidad y resiliencia frente a los estresantes y su relación con una patología mental cada vez más presente en la sociedad moderna, el trastorno por estrés postraumático.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The heightened exposure to everyday stressors in recent decades has significantly increased the number of stress response studies. Although stress response has often been associated to negative outcomes, since a number of physical and psychological diseases are triggered by chronic stress exposure, this response is essential to survival and extremely adaptive when activated in an acute manner. In Part I of this review homeostasis, allostasis and the functioning of physiological systems mobilized to cope with stress were examined. In Part II stress response modulators such as sex, temperament, ontogenetically sensitive periods and the presence or absence of social support will be discussed. The interaction between genetic and environmental factors generates the profiles that characterize susceptible and resilient phenotypes, and their relationship with an increasingly common psychopathology in modern society, Posttraumatic Stress Disorder.
  • Memória de trabalho fonológica, atenção visual e leitura em crianças de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental Psicobiologia E Psicologia Cognitiva

    Barboza, Fabiana Bernardes Rangel; Garcia, Ricardo Basso; Galera, Cesar

    Resumo em Português:

    Resumo Neste estudo avaliamos a memória de trabalho fonológica, a atenção visual e a habilidade de leitura em 37 escolares (16 meninas e 21 meninos) de 5ª série (média de 11,3 anos) e de 6ª série (média de 12,2 anos). Os participantes passaram pelo subteste de leitura do Teste de Desempenho Escolar, por um teste de atenção visual (paradigma de Posner) e por três testes de memória de trabalho fonológica (palavras, pseudopalavras e dígitos). Crianças de ambas as séries apresentaram desempenho semelhante nas tarefas de leitura e memorização de dígitos. As crianças de 6ª série foram mais rápidas no teste de atenção visual e recordaram mais palavras e pseudopalavras que as crianças de 5ª série. Os resultados indicam o aumento na velocidade de processamento e maturação da memória de trabalho dos 11 aos 13 anos, mas o teste de memória para dígitos não detectou essa diferença.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Memoria de trabajo fonológica, atención visual y lectura en los niños de 5º e 6º grado de la escuela primaria. Este estudio evaluó la memoria de trabajo fonológica, atención visual y capacidad de lectura en 37 niños (16 niñas y 21 niños) de quinto grado (media 11,3 años) y sexto grado (media 12,2 años). Los participantes respondieron al test de lectura del Teste de Desempenho Escolar, a una tarea de atención visual (paradigma de Posner) y a tres tareas de memoria de trabajo fonológica (palabras, pseudopalabras y dígitos). Los niños de ambas series presentan el mismo rendimiento en las tareas de lectura y memorización de dígitos. Los niños de sexto grado fueron más rápidos en la tarea de atención visual y recordaron más palabras y pseudopalabras. Los resultados indican un aumento en la velocidad de procesamiento y la maduración de la memoria de trabajo de 11 a 13 años, pero la tarea de memoria para los dígitos no detectó esta diferencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this study we investigated phonological working memory, visual attention, and reading in 37 scholars (16 girls and 21 boys), fifth (mean age of 11.3 years) and sixth graders (mean age of 12.2 years). The participants were administered a reading subtest from an academic achievement test, a visual attention task (Posner paradigm), and three phonological working memory tests (words, pseudowords, and digits). Children from both grades had similar performances in reading and working memory for digits. Sixth graders had faster reaction times in the visual attention task, and they recalled more words and pseudowords than fifth graders. The results indicate the increase of processing speed and the development of working memory from 11 to 13 years, but the digit span test did not detect this change.
  • Relações entre afetos positivos e negativos e os cinco fatores de personalidade Psicobiologia E Psicologia Cognitiva

    Noronha, Ana Paula Porto; Martins, Denise da Fonseca; Campos, Roberta Ramazotti Ferraz; Mansão, Camélia Santina Murgo

    Resumo em Português:

    Resumo A presente pesquisa tem como objetivo verificar a existência de associações entre afetos positivos e negativos e os fatores de personalidade, sob a perspectiva do modelo dos Cinco Grandes Fatores. Colaboraram para o desenvolvimento do estudo 529 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares com idades entre 14 a 27 anos (M = 16,0; DP = 1,48). No que se refere ao sexo 223 (42,2%) eram homens e 306 (57,8%), mulheres. Foram aplicadas a Escala de Afetos Zanon (EAZ) e a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). Dentre os resultados, a relação entre o fator neuroticismo e os afetos negativos gerou o coeficiente mais forte (r = 0,62). Em relação aos afetos positivos, a maior correlação se deu com o fator extroversão (r = 0,42). Verificou-se que neuroticismo é o melhor preditor dos afetos negativos, enquanto que extroversão dos afetos positivos. Os achados são discutidos à luz da literatura.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La presente investigación presenta el resultado del análisis correlacional entre afectos positivos y negativos y los factores de personalidad, sobre la perspectiva del modelo de los Cinco Grandes Factores. Colaboraron para el desarrollo del estudio 529 estudiantes de Enseñanza Secundaria de escuelas públicas y privadas, con edades entre 14 y 27 años (M = 16,0; DT = 1,48). En relación al sexo, 223 (42,2%) eran hombres y 306 (57,8%) mujeres. Fueron aplicadas la Escala de Afectos Zanon (EAZ) y la Batería Factorial de Personalidad (BFP). Entre los resultados, el coeficiente más fuerte fue entre el factor neuroticismo y los afectos negativos (r = 0,62). En relación a los afectos positivos, la mayor correlación se dio con el factor extraversión (r = 0,42). Se verificó que el neuroticismo es el que mejor predice los afectos negativos, mientras que la extraversión predice mejor los afectos positivos. Los resultados son discutidos con base en la literatura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present research shows the correlations analyses result between positive and negative affects and the big five. Contributed to the development of study 529 students from public and private high schools, aged between 14 and 27 years (M = 16.0; SD = 1.48). About the gender 223 (42.2%) were males and 306 (57.8%) were females. The instruments used were the ‘Escala de Afetos Zanon (EAZ)’ and the ‘Bateria Fatorial de Personalidade (BFP)’. About the results, the relation between the neuroticism factor and the negative affect was the stronger coefficient (r = 0,62). The positive affect, showed a stronger correlation with the extroversion factor (r = 0,42). It was found that neuroticism is the best predictor of negative affect, while extroversion of positive affect. The findings are discussed in the literature context.
  • Efeitos de um marcador temporal sobre respostas de escolha por maior atraso e magnitude do reforço em crianças Psicobiologia E Psicologia Cognitiva

    Correia, Tatiana Chagas; Micheletto, Nilza

    Resumo em Português:

    Resumo O presente experimento verificou se a apresentação de um marcador temporal durante o período de atraso do reforço aumentaria as respostas no componente com maior magnitude e atraso do reforço (autocontrole), diminuindo as escolhas pelo componente de menor atraso e magnitude (impulsividade), em um esquema concorrente. Três valores de atraso do reforço foram investigados. Participaram nove crianças distribuídas em três condições manipuladas no período de atraso do reforço: relógio, não-relógio e blackout. Escolhas entre o componente de autocontrole e impulsividade ocorriam na tela de computador sendo consequencia dos pontos trocados por brindes. Encontrou-se autocontrole na primeira apresentação dos menores valores de atraso no componente de maior atraso, mas não com valores maiores, independentemente da condição em vigor. O marcador temporal não indicou ser uma condição que aumente as respostas de autocontrole. Tais respostas estiveram relacionadas aos valores do atraso.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente experimento evaluó si la presentación de un contador de tiempo en el período de retraso del reforzamiento aumenta las respuestas del componente con más magnitud y retraso del reforzamiento (auto-control), reducindo la elección del componente con menos retraso y magnitud (impulsividad), en una esquema competidor. Tres tipos de retraso del reforzamiento han sido investigados. Participaron nueve niños asignados en tres condiciones manejadas en el periodo de retraso de refuerzo: con reloj, sin reloj y blackout. Las elecciones entre el componente de autocontrol y impulsividad ocurrieron en la pantalla del ordenador consequenciadas por puntos cambiados después por regalos. Se ha encuentrado auto-control en la primera presentación de los tipos más pequeños de retraso en el componente con más magnitud y retraso del reforzamiento, pero el mismo no ha pasado con los tipos de retrasos más largos, independientemente de la condición en efecto. El contador de tiempo no ha indicado ser una condición de incremento de las respuestas de auto-control. Tales respuestas solo se han relacionado con los tipo de retraso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This experiment aimed to determine whether the presentation of a temporal marker during the delay of reinforcement would increase choice response related to the greater magnitude and delay of reinforcement component (self-control), reducing the choices of the shorter delay and small magnitude component (impulsivity). Three values of delay interval have been investigated. Nine children were assigned to three conditions manipulated in the delay period: clock, no clock and blackout. Choices between self-control and impulsiveness component occurred on the computer screen producing points exchanged for gifts. Self-control was found in the first presentation of the smaller lag values in longer delay component, but not to larger values, regardless of the condition in effect. The time counter has not indicated to be a condition that increases the self-control. Such responses were related to the delay values.
  • Concepções de desenvolvimento infantil e metas de socialização maternas em contexto não urbano Psicobiologia E Psicologia Cognitiva

    Borges, Lucivanda Cavalcante; Salomão, Nádia Maria Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo A presente pesquisa tem como objetivo identificar as concepções de mães sobre desenvolvimento infantil e as metas de socialização para seus filhos em um contexto não urbano. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada e um questionário sobre os dados sociodemográficos com 30 mães de crianças na faixa etária entre 06 e 36 meses. As respostas das entrevistas semiestruturadas foram analisadas em categorias temáticas. Os resultados mostraram concepções positivas das mães em relação ao desenvolvimento de seus filhos, à valorização de cuidados com a saúde, afetividade, educação e socialização da criança, assim como metas orientadas para o modelo autônomo relacional de socialização, com estratégias mais centradas na figura materna. Esses resultados são discutidos, considerando a perspectiva cultural e contextual do desenvolvimento infantil, como também as características sociodemográficas dos participantes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente trabajo tiene como objetivo conocer las concepciones de desarrollo infantil y las metas de socialización maternas para sus hijos en un contexto no urbano. Se utilizó una entrevista semiestructurada y un cuestionario sobre los datos sociodemográficos con 30 madres de niños en edades entre 06 y 36 meses. Las respuestas de las entrevistas semiestructuradas fueron analizadas en categorías temáticas. Los resultados mostraron concepciones positivas de las madres con relación al desarrollo de sus hijos, valoración de cuidados con la salud, afectividad, educación y socialización del niño, así como metas orientadas hacia el modelo autónomo relacional de socialización, con estrategias más centradas en la figura materna. Estos resultados fueron discutidos considerando la perspectiva cultural y contextual del desarrollo infantil, como también las características sociodemográficas de los participantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present research aims to identify mothers’ concepts of child development and socialization goals in a non-urban context. Participated 30 mothers of children ranging in age from 06 to 36 months. A semi structured interview and a questionnaire about socio demographic data were applied, the answers from the semi-structured interviews were analyzed by themes. The results showed positive conceptions of mothers about the development of their children, valuing health care, affection, education and socialization of children, as well as targeted goals for relational autonomous model of socialization, with more focused strategies in maternal figure. These results were discussed considering the cultural and contextual perspective of child development, as well as the socio-demographic characteristics of the participants.
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br