Acessibilidade / Reportar erro

O saber-pesquisar sob o olhar de quem está entrando na Pós-Graduação em Educação1 1 Trabalho originalmente apresentado como comunicação oral no II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal. Faz parte do projeto de pesquisa "O pesquisador iniciante na área de Educação e sua relação com o saber pesquisar". Agradeço à estudante Pollyana Nobre Melo, bolsista da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (FUNCAP), no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), pelo cuidadoso trabalho de coleta e sistematização dos dados durante o desenvolvimento desta pesquisa.

Knowledge about researching under the freshmen Education Graduate students' point of view

Resumo

No presente artigo discuto a relação do pesquisador iniciante com a atividade de pesquisa no campo educacional, a partir das ideias de Charlot (2000) sobre as relações do sujeito com o mundo, com os outros e consigo mesmo na construção de si e de seus saberes. Na constituição dos dados, 30 mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará, escreveram um balanço de seus saberes sobre o que é pesquisar. Para eles, a pesquisa é uma ação formativa que visa à solução de problemas da realidade social e de questões que afligem diretamente o professor. Finalizo, refletindo sobre alguns desafios na trajetória de pesquisa desses estudantes, os quais consideram a atividade como um elemento importante para o seu desenvolvimento profissional.

Palavras-chave:
pesquisa educacional; relação com o saber; desenvolvimento profissional.

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br