Acessibilidade / Reportar erro

Criatividade. Inteligência Emocional. Implicações educativas

RESUMO

O objetivo deste trabalho é estudar a relação entre criatividade e Inteligência Emocional (IE). Primeiro analisámos os estudos sobre esses dois constructos. Em segundo lugar, apresentamos o nosso próprio estudo empírico realizado com duas amostras: uma de 187 estudantes de alta capacidade (superdotados e talentosos) que concluíram o teste TTCT e o teste EQ-i: YV versus uma subamostra de 228 estudantes selecionados da amostra normativa do teste EQ-i: YV. Os resultados indicam que a dimensão intrapessoal mostra correlações mais fortes com o pensamento divergente, sendo capaz de prever modestamente a criatividade. As diferenças entre os estudantes de alta capacidade e os seus colegas, são estatisticamente significativas em termos de humor e adaptabilidade (capacidade de gerir mudanças, inclui resolução de problemas e flexibilidade; ambas são características da criatividade). Finalmente, foram estabelecidas algumas implicações educativas com o objetivo de promover o desenvolvimento do potencial criativo através das emoções.

Palavras-chave:
Criatividade; Competências socioemocionais; Educação emocional

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br