Docência, vida cotidiana e mundo contemporâneo: que identidades e que estratégias de sobrevivência psicossocial estão sendo construídas?

Lecturing, everyday life and contemporary world: which identities and strategies of psychosocial surviving are being built?

O presente trabalho objetiva fazer uma análise a respeito das repercussões psicossociais que os desafios e dilemas, vividos cotidianamente pelos docentes em suas práticas profissionais e em suas relações, têm em sua vida profissional, familiar e pessoal, considerando-se em especial o processo de construção de identidade e as alternativas de enfrentamento para tais dilemas. Para isso, far-se-á o percurso seguindo três eixos complementares. O primeiro refere-se à identificação de alguns elementos que nos permitem compreender como está a vida concreta dos docentes, não apenas na dimensão macro-social, mas considerando os aspectos micro-sociais que possibilitem uma configuração ampla sobre o quadro atual cotidianamente vivido pelo docente em seus locais de trabalho. Num segundo momento realiza-se uma comparação a respeito destas condições com aquelas relativas à trajetória de constituição desta profissão há alguns anos. Encaminha-se, então, a discussão para uma análise sobre os processos psicossociais presentes nas relações entre docente, produto de seu trabalho e realidade na qual vive, com vistas a elucidar os diferentes paradoxos com os quais têm de lidar dia a dia, ao mesmo tempo em que lhe é exigido um desempenho que referende uma identidade social prescrita, mas nem sempre coerente e viável às condições de vida e de formação. E, finalizando, far-se-á uma discussão sobre possibilidades de sobrevivência psicossocial diante deste quadro de naturalização e conformismo para com a vida cotidiana.

identidade psicossocial; significados sociais e vida diária; naturalização de processos da vida diária; identidade do professor; participação diária


Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar.ufpr2016@gmail.com educar@ufpr.br