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O ensino de história e ciências sociais na educação primária na Colômbia: das políticas curriculares às práticas educacionais

RESUMO

O artigo apresenta uma síntese do que tem sido o ensino de história e ciências sociais na Colômbia tendo em vista as políticas governamentais das últimas décadas. A partir dos propósitos previstos nessas políticas, analisa-se o que ocorre no estudo de caso de dois professores iniciantes do ensino fundamental que lecionam em instituições públicas de ensino: o que pensam está relacionado com o que fazem na prática, no que diz respeito aos fins de ensino das ciências sociais. Os resultados mostram duas experiências que coincidem nos propósitos que os professores propõem (críticos) e se diferenciam nos propósitos que se evidenciam em suas práticas (um positivista e outro crítico). Os resultados levantam questionamentos sobre o significado dos debates sobre as políticas governamentais para o ensino das ciências sociais e o que ocorre com a formação inicial de professores generalistas para o ensino dessas ciências. A discussão deve centrar-se nos propósitos do ensino de História e das Ciências Sociais, de modo a fomentar práticas educativas inovadoras e coerentes.

Palavras-chave:
Finalidades do ensino de história; Práticas educativas; Educação básica; Professores iniciantes; Formação inicial de professores

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