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Articulações entre estabelecidos e outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente

RESUMO

O artigo aborda as relações entre professores considerados estabelecidos e os vistos como outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente localizada no estado de São Paulo/BR. Busca compreender quem são os sujeitos na relação com o conhecimento profissional docente numa concepção de indução formadora de práticas. Parte de uma perspectiva teórico-metodológica na qual as pesquisadoras produziram um estudo de caso em que os participantes da pesquisa foram também os narradores de suas percepções, expectativas e ações docentes. Tendo como referência os estudos de Elias e Scotson (2000); Zeichner (2008; 2015), Cochran-Smith (2012) e Nóvoa (2017), é possível considerar que a comunidade de aprendizagem docente se revela como uma estratégia de formação de sujeitos, onde a aprendizagem da docência faz com os que grupos de professores se movimentem em direção à propostas insurgentes de atuação profissional.

Palavras-chave:
Inserção profissional; comunidades de aprendizagem docente; professores iniciantes e experientes

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