Acessibilidade / Reportar erro

O ModelCiências: um portal para o projeto Modelagem Semiquantitativa e Quantitativa na Educação em Ciências

The ModelCiências: a portal for the Semi Quantitative and Quantitative Computational Modeling in Science Education project

Resumos

O artigo apresenta alguns fundamentos da modelagem computacional, bem como algumas das ferramentas que estarão disponíveis no ModelCiências, que é um portal do projeto Modelagem Computacional Semiquantitativa e Quantitativa na Educação em Ciências do Plano Sul de Pesquisa e Pósgraduação do CNPq. O artigo apresenta, também, as características dos cursos a serem disponibilizados no portal, aspectos técnicos de sua construção e o atual estágio de desenvolvimento do projeto.

Modelagem; computador; ferramentas computacionais


This paper presents some computational modeling basis and also some modeling tools that will be available in ModelCiências, which is a portal for the project Semiquantitative and Quantitative Computational Modeling in Science Education of CNPq's Research and Post-graduation Southern Plan. The article presents, also, the characteristics of the courses that will be avaliable in the portal, technical aspects of its construction and the current stage of development of the project.

Modeling; computer; computational tools


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

O ModelCiências - um portal para o projeto Modelagem Semiquantitativa e Quantitativa na Educação em Ciências1 1 Trabalho financiado pelo CNPq. 2 Projeto Desenvolvimento e Uso de Ferramentas Computacionais para o Aprendizado Exploratório de Ciências - http://www.sf.dfis.furg.br/profecomp 3 Original FORRESTER (1971). 4 Tradução adaptada: Laboratório de Aprendizagem Experimental com Animação para o Pensamento Sistêmico.

The ModelCiências - a portal for the Semi Quantitative and Quantitative Computational Modeling in Science Education project

Arion de Castro Kurtz dos SantosI; André Prisco VargasII; Odorico Machado MendizabalIII; Carlos Alberto Barros Cruz Westhead MadsenIV

IPh.D. em Ciência da Educação pela University of London - Inglaterra. Professor Titular do Departamento de Física da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - Furg. dfsarion@furg.br

IIBolsista AT do CNPq, aluno de Engenharia da Computação da Furg. andrevar@ecomp.furg.br

IIIBolsista AT do CNPq, aluno de Engenharia da Computação da Furg. odo_mm@yahoo.com.br

IVBolsista Voluntário, aluno de Engenharia da Computação da Furg. carlos@ceamecim.furg.br

RESUMO

O artigo apresenta alguns fundamentos da modelagem computacional, bem como algumas das ferramentas que estarão disponíveis no ModelCiências, que é um portal do projeto Modelagem Computacional Semiquantitativa e Quantitativa na Educação em Ciências do Plano Sul de Pesquisa e Pósgraduação do CNPq. O artigo apresenta, também, as características dos cursos a serem disponibilizados no portal, aspectos técnicos de sua construção e o atual estágio de desenvolvimento do projeto.

Palavras-chave: Modelagem, computador, ferramentas computacionais.

ABSTRACT

This paper presents some computational modeling basis and also some modeling tools that will be available in ModelCiências, which is a portal for the project Semiquantitative and Quantitative Computational Modeling in Science Education of CNPq's Research and Post-graduation Southern Plan. The article presents, also, the characteristics of the courses that will be avaliable in the portal, technical aspects of its construction and the current stage of development of the project.

Key-words: Modeling, computer, computational tools.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 25 maio 2003

Texto aprovado em 05 set. 2003

  • ARAUJO, I. S. Autcel-RCO - uma alternativa para o raciocínio com objetos. Revista Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, 2000. Disponível em: <http://www.sf.dfis.furg.br/mea/remea/anais3/artigo3.htm> v. especial - Versão Eletrônica dos Anais do "III Seminário Sobre Representações e Modelagem no Processo de Ensino- Aprendizagem", 2000.
  • BELLONI, M. L. Educação a distância Campinas: Autores Associados, 2001. (Coleção Educação Contemporânea).
  • BOOHAN, R. Creating Worlds from Objects and Events. In: MELLAR, H. et al. (Eds.). Learning with Artificial Worlds: Computer Based Modelling in the Curriculum. London: The Falmer Press, 1994.
  • CAMILETTI, G. G.; FERRACIOLI, L. A Utilização da modelagem computacional quantitativa no ensino de Física. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, 2000. Disponível em: <http://www.sf.dfis.furg.br/mea/remea/anais3/artigo6.htm>
  • COYLE, R. G. System Dynamics Modelling A practical approach. London: Chapman & Hall, 1988.
  • FERRACIOLI, L. Aprendizagem exploratória em ciência através da educação a distância Vitória: Laboratório de Tecnologias Interativas Aplicadas à Modelagem Cognitiva, Departamento de Física, Universidade Federal do Espírito Santo, 2001.
  • FORRESTER, J. W. World Dynamics Cambridge, Mass.: Wright-Allen Press Inc., 1973.
  • ______. Principles of systems Cambridge: Wright-Allen Press Inc., 1971.
  • ______. Principles of Systems Portland, OR: Productivity Press, 1990.
  • HODGSON, A. M. Hexagons for Systems Thinking. In: MORECROFT, J. D. W.; STERMAN, J. S. (Eds.). Modelling for Learning Organizations Portland, OR: Productivity Press, 1994.
  • HOLLAND, D. A software laboratory. Dynamical Modelling and the Cellular Modelling System. School Science Review, p. 406-416, mar. 1988.
  • KLEER, A. A.; THIELO, M. R.; SANTOS, A. C. K. dos. IAT - um software dedicado à investigação de acidentes de trânsito. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 14, n. 2, p. 160-169, ago. 1997.
  • MARTINS, M. Z. IAT - Investigando acidentes de trânsito - desenvolvimento de um software para o ensino de Física em possível aplicação a situações reais de acidentes. In CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FURG, 10., 2002, Rio Grande. Resumos.. Rio Grande: Ed. da FURG, 2002. p. 23.
  • MELLAR, H. et al. (Eds.). Learning with Artificial Worlds: Computer Based Modelling in the Curriculum. London: The Falmer Press, 1994.
  • MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação do futuro São Paulo: Cortez, 2000.
  • ODUM, E. P. Ecologia Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1985.
  • OGBORN, J.; WONG, D. A Microcomputer Dynamical Modelling System. Physics Education, v. 19, p. 138-142, 1984.
  • RICHMOND, B. et al. An Academic User's Guide to Stella Lyme: High Performance System Inc., 1987.
  • SAMPAIO, F. F. Modelagem dinâmica computacional e o processo de ensino-aprendizagem: algumas questões para reflexão. Revista Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, Volume Especial - Versão Eletrônica dos Anais do "III Seminário Sobre Representações e Modelagem no Processo de Ensino-Aprendizagem, 2000". Disponível em: <http://www.sf.dfis.furg.br/mea/remea/anais3/artigo2.htm>
  • SANTOS, A. C. K. dos. Introdução à modelagem computacional na Educação Rio Grande: Ed. da FURG, 1995.
  • VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem São Paulo: Martins Fontes, 1993.
  • 1
    Trabalho financiado pelo CNPq.
    2 Projeto Desenvolvimento e Uso de Ferramentas Computacionais para o Aprendizado Exploratório de Ciências -
    3 Original FORRESTER (1971).
    4 Tradução adaptada: Laboratório de Aprendizagem Experimental com Animação para o Pensamento Sistêmico.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      2003

    Histórico

    • Recebido
      25 Maio 2003
    • Aceito
      05 Set 2003
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: educar@ufpr.br