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Condições de trabalho na Educação Infantil no Brasil: os desafios da profissionalização e da valorização docente

Working conditions for Early Childhood Education in Brazil: the challenges of professionalization and teacher appreciation

RESUMO

Neste artigo, apresentam-se os resultados de pesquisa cujo objetivo foi analisar as dimensões constitutivas do trabalho docente na Educação Infantil pública e sua relação com o processo de expansão das políticas educativas voltadas para esta etapa da educação básica, ocorrida nas últimas décadas, em municípios da Região Amazônica. Os dados analisados foram as respostas aos questionários aplicados a 137 sujeitos docentes (professoras e monitoras) atuantes no universo de 31 instituições públicas municipais de Educação Infantil, que atendiam crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, do estado do Tocantins, das áreas rural e urbana dos municípios de Araguatins e Tocantinópolis. As informações sobre perfil e percepção dos sujeitos docentes sobre as suas condições de trabalho foram coletadas durante o segundo semestre do ano de 2016. O contexto analisado remete-nos a avaliar que, mesmo reconhecendo que nas últimas décadas houve avanços em relação às condições de trabalho, na dimensão estrutural e nas relações de trabalho, a consecução de uma Educação da Primeira Infância comprometida com a qualidade da educação e o bem-estar das crianças e profissionais, ainda não se consolidou no sentido de implementar uma política sistemática de investimentos nas condições de trabalho oferecidas aos profissionais que educam e cuidam nas creches e pré-escolas.

Palavras-chave:
Educação Infantil; Condições de trabalho; Valorização docente; Região Amazônica; Tocantins

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