Open-access Gestão estratégica de competências: uma prática complexa

Strategic management of competences: a complex practice

Resumos

O Projeto Integrado Gestão estratégica de competências e a formação do cidadão do século XXI, Plano Sul/CNPq-Fapergs, propõe diagnósticos a organizações sociais escolares e não escolares, através de um conjunto de indicadores, bem como modalidades de gestão - instrumentos, processos e práticas - voltadas à implementação, ao monitoramento e à avaliação de processos de formação de competências fundados numa perspectiva complexa, transdisciplinar.

Gestão estratégica; formação de competências; transdisciplinaridade


The Integrated Project Strategical Management of competences and the formation of the citizen of the XXI century, Plano Sul/CNPq-Fapergs, proposes diagnostics to social schooling and non schooling organizations, through a set of indexes, as well as management modalities - instruments, processes and practices - turned to the implementation, monitoring and to the evaluation of the processes for the formation of competences founded on a complex trans disciplinary perspective.

Strategical management; formation of competences; trans disciplinary way


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Gestão estratégica de competências - uma prática complexa*

Strategic management of competences - a complex practice

Julieta Beatriz Ramos Desaulniers

Doutora em Ciências Humanas Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS -, Professora da Pontifícia Universidade Católica - PUC-RS. julieta@pucrs.br

RESUMO

O Projeto Integrado Gestão estratégica de competências e a formação do cidadão do século XXI, Plano Sul/CNPq-Fapergs, propõe diagnósticos a organizações sociais escolares e não escolares, através de um conjunto de indicadores, bem como modalidades de gestão - instrumentos, processos e práticas - voltadas à implementação, ao monitoramento e à avaliação de processos de formação de competências fundados numa perspectiva complexa, transdisciplinar.

Palavras-chave: Gestão estratégica, formação de competências, transdisciplinaridade.

ABSTRACT

The Integrated Project Strategical Management of competences and the formation of the citizen of the XXI century, Plano Sul/CNPq-Fapergs, proposes diagnostics to social schooling and non schooling organizations, through a set of indexes, as well as management modalities - instruments, processes and practices - turned to the implementation, monitoring and to the evaluation of the processes for the formation of competences founded on a complex trans disciplinary perspective.

Key-words: Strategical management, formation of competences, trans disciplinary way.

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Texto recebido em 25 maio 2003

Texto aprovado em 05 set. 2003

Referências bibliográficas

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  • TANGUY, L. Introuvable relation formation/emploi Paris: Documentation Française, 1989.
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  • ______; ROPÉ, F. (Orgs.). Saberes e competências - o uso de tais noções na escola e na empresa. Tradução de: Patrícia Chittoni Ramos e equipe do ILA - PUC-RS, sob a supervisão de Julieta Beatriz Ramos Desaulniers. Campinas: Papirus, 1987.
  • ______; ROPÉ, F. Savoirs et compétences - de l'usage de ses notions dans l'école et l'entreprise. Paris: Harmattan, 1994.
  • TARONDEAU, J-C. Les management des savoirs Paris: PUF, 1998.
  • TREPÓ, G.; FERRARY, M. La gestion des compétences - un outil strategique. Sciences Humaines, Paris, n. 78, 1998.
  • TRÉPOS, J-Y. Sociologie de la compétence profissionnelle. Nancy: PUN, 1992.
  • *
    Este artigo, com algumas alterações, refere-se a dados e informações expostos em textos originais encaminhados ao CNPq sobre a proposta do Projeto Integrado
    Gestão estratégica de competências e a formação do cidadão do século XXI (1999) - Relatório de Avaliação do Plano Sul (nov. 2002). O Projeto Integrado
    Gestão estratégica de competências e a formação do cidadão do século XXI, Plano Sul/CNPq-Fapergs, foi desenvolvido com a colaboração dos seguintes pesquisadores e jovens pesquisadores: Dr.ª Maria Amélia Sabbag Zainko (coordenadora estadual - PR); Dr.ª Maria Salett Biembengut (coordenadora estadual - SC); Gisela W. Streck (Recém-Doutora - RS); Marta Maria Brackmann (Apoio Técnico - Administração, RS); Antônio Cláudio Kieling Jr. (Apoio Técnico - Informática, RS); Patrícia Nunes dos Santos (Iniciação Científica - Pedagogia e Multi-meios, RS).
    1 TREPÓ, G.; FERRARY, M. La gestion des compétences - un outil strategique.
    Revue de Sciences Humaines, Paris, n. 78, p. 35, 1998.
    2 TREPÓ; FERRARY, op. cit., p. 36.
    3 Id.
    4 TREPÓ; FERRARY, op. cit., p. 36.
    5 Ibid., p. 36-37.
    6 PARLIER, M. As características e as ambigüidades da gestão de competências.
    Connexions, Ramonville Saint-Agne, n. 70, p. 58, 1998. Consultar, também, entre outras obras, TARONDEAU, J-C.
    Les management des savoirs. Paris: PUF, 1998; NÓVOA, A. (Org.).
    Organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1992; MORGAN, G.
    Imagens da organização. São Paulo: Átila, 1996.
    7 TANGUY, L.
    Introuvable relation formation/emploi. Paris: Documentation Française, 1989. p. 99.
    8 TANGUY, L.; ROPÉ, F. (Orgs.).
    Saberes e competências - o uso de tais noções na escola e na empresa. Trad. de: Patrícia Chittoni Ramos e equipe do ILA-PUC-RS, sob a supervisão de Julieta Beatriz Ramos Desaulniers. Campinas: Papirus, 1987. p. 174.
    9 STROOBANTS, M. Trabalho e competência: recapitulação crítica das pesquisas sobre saberes. In: DESAULNIERS, J. B. R. D. (Org.).
    Formação & Trabalho & Competência: questões atuais. Porto Alegre: Edipucrs, 1998. p. 17-48.
    10 TRÉPOS, J-Y. Sociologie de la compétence profissionnelle. Nancy: PUN, 1992. p. 13.
    11 TANGUY, L.; ROPÉ, F. Savoirs et compétences - de l'usage de ses notions dans l'école et l'entreprise. Paris: Harmattan, 1994. p. 14. Essa obra foi traduzida pela editora Papirus, Campinas, em 1997.
    12 Uma análise bem aguçada dessa problemática consta em: FAGUER, J-P.; BALZS, G. Une nouvelle formule de ménagement: l'evaluation.
    Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, n. 114, set. 1996. Esse texto foi traduzido pela revista
    Veritas, Porto Alegre, v. 45, n. 166, jun. 1997.
    13 TANGUY; ROPÉ, 1994, op. cit., p. 14.
    14 TANGUY, L. La formation, une activité sociale en voie de définition? In: COSTER, M. de; PICHAULT, F. (Org.).
    Traité de Sociologie du Travail. Bruxelas: De Boeck, 1994. p. 187-188. Esse texto foi traduzido pela revista
    Veritas, Porto Alegre, v. 45, n. 166, jun. 1997.
    15 TREPÓ; FERRARY, op. cit., p. 36.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      2003

    Histórico

    • Recebido
      25 Maio 2003
    • Aceito
      05 Set 2003
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