Resumos
O Projeto Integrado Gestão estratégica de competências e a formação do cidadão do século XXI, Plano Sul/CNPq-Fapergs, propõe diagnósticos a organizações sociais escolares e não escolares, através de um conjunto de indicadores, bem como modalidades de gestão - instrumentos, processos e práticas - voltadas à implementação, ao monitoramento e à avaliação de processos de formação de competências fundados numa perspectiva complexa, transdisciplinar.
Gestão estratégica; formação de competências; transdisciplinaridade
The Integrated Project Strategical Management of competences and the formation of the citizen of the XXI century, Plano Sul/CNPq-Fapergs, proposes diagnostics to social schooling and non schooling organizations, through a set of indexes, as well as management modalities - instruments, processes and practices - turned to the implementation, monitoring and to the evaluation of the processes for the formation of competences founded on a complex trans disciplinary perspective.
Strategical management; formation of competences; trans disciplinary way
ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA
Gestão estratégica de competências - uma prática complexa*
Strategic management of competences - a complex practice
Julieta Beatriz Ramos Desaulniers
Doutora em Ciências Humanas Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS -, Professora da Pontifícia Universidade Católica - PUC-RS. julieta@pucrs.br
RESUMO
O Projeto Integrado Gestão estratégica de competências e a formação do cidadão do século XXI, Plano Sul/CNPq-Fapergs, propõe diagnósticos a organizações sociais escolares e não escolares, através de um conjunto de indicadores, bem como modalidades de gestão - instrumentos, processos e práticas - voltadas à implementação, ao monitoramento e à avaliação de processos de formação de competências fundados numa perspectiva complexa, transdisciplinar.
Palavras-chave: Gestão estratégica, formação de competências, transdisciplinaridade.
ABSTRACT
The Integrated Project Strategical Management of competences and the formation of the citizen of the XXI century, Plano Sul/CNPq-Fapergs, proposes diagnostics to social schooling and non schooling organizations, through a set of indexes, as well as management modalities - instruments, processes and practices - turned to the implementation, monitoring and to the evaluation of the processes for the formation of competences founded on a complex trans disciplinary perspective.
Key-words: Strategical management, formation of competences, trans disciplinary way.
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Texto recebido em 25 maio 2003
Texto aprovado em 05 set. 2003
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
2003
Histórico
-
Recebido
25 Maio 2003 -
Aceito
05 Set 2003