Educação ambiental como educação científica no processo educativo escolar

Environmental education as scientific education in school learning process

Luzia Marta Bellini Sobre o autor

Resumos

Este artigo propõe que uma das dimensões da Educação Ambiental seja a educação científica e que o ensino de ciências no processo educativo escolar mantenha um vínculo com a aprendizagem de nosso ambiente natural.

Educação ambiental; educação científica; aprendizagem em ciências


This article proposes that one of the dimensions of the Environmental Education is the scientifically education of sciences in the process educational scholar maintains a link with the learning of our natural environment.

Environmental education; scientifically education; learning in sciences


DOSSIÊ - SABERES E PRÁTICAS ESCOLARES EM CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS

Educação ambiental como educação científica no processo educativo escolar

Environmental education as scientific education in school learning process

Luzia Marta Bellini

Professora Doutorado Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá. bellini@wnet.com.br

RESUMO

Este artigo propõe que uma das dimensões da Educação Ambiental seja a educação científica e que o ensino de ciências no processo educativo escolar mantenha um vínculo com a aprendizagem de nosso ambiente natural.

Palavras-chave: Educação ambiental, educação científica, aprendizagem em ciências.

ABSTRACT

This article proposes that one of the dimensions of the Environmental Education is the scientifically education of sciences in the process educational scholar maintains a link with the learning of our natural environment.

Key-words: Environmental education, scientifically education, learning in sciences.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 10 de fev. 2002

Texto aprovado em 22 de abr. 2002

1 Richard Feynman, físico norte americano, muito conhecido por trabalhar na equipe que elaborou a bomba atômica, foi um entusiasta da educação para a ciência. Durante sua vida buscou discutir a física de um modo lúdico, era chamado para palestras com professores de crianças e leigos em física.

2 Esta citação de Feynman é de uma palestra dirigida para professores de ensino fundamental e médio e não é um artigo com referência em livro. Foi encontrado em uma apostila de formação de professores da Universidade Estadual de Londrina, sem referência e sem data. Após a leitura deste texto instigante, a autora deste artigo encontrou outros livros que estão na referência final deste trabalho. São livros publicados recentemente e únicos como valor educativo.

3 Trata-se do mesmo texto indicando na nota de rodapé n. 1.

4 Trata-se do mesmo texto indicando na nota de rodapé n. 1.

5 Trata-se do mesmo texto indicando na nota de rodapé n. 1.

6 Ver nota n. 1.

7 Ver nota n. 1.

8 Ver nota n. 1.

9 Ver nota n. 1.

  • BRIGGS, J.; PEAT, D. A sabedoria do caos: sete lições que vão mudar a sua vida. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  • DARWIN, C. Viagem de um naturalista ao redor do mundo São Paulo: Abril Cultural, [19-]
  • DROUIN, J.-M. Reinventar a natureza: a ecologia e sua história. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
  • FERNANDEZ, F. O poema imperfeito: crônicas da biologia, conservação da natureza e seus heróis. Curitiba: Editora da UFPR, 2000.
  • FEYNMAN, R. Deve ser brincadeira, sr. Feynman! São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • FEYNMAN, R. Física em seis lições São Paulo: Martins Fontes, 2000.
  • FEYNMAN, R. Universidade Estadual de Londrina. Apostila apresentada para curso de formação de professores. Londrina, [199?]
  • FLICKINGER, H.-G. O ambiente epistemológico da Educação Ambiental. Revista Educação & Sociedade, Ética e Educação Ambiental, v. 19, n. 2, jul./dez. 1994.
  • GOULD, S. J. O polegar do panda: reflexões sobre história natural. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
  • JACOBY, R. Os últimos intelectuais São Paulo: Edusp/Trajetória Cultural, 1990.
  • MEDEIROS, M. G. L.; BELLINI, L. M.. Educação Ambiental como Educação Científica: desafios para compreender ambientes sob impactos. Londrina: Eduel, 2001.
  • SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios São Paulo: Cia das Letras, 1995.
  • SILVA JÚNIOR, C.; SASSON, S.; SANCHES, P. S. B. Ciências: entendendo a natureza. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2002

Histórico

  • Recebido
    10 Fev 2002
  • Aceito
    22 Abr 2002
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar.ufpr2016@gmail.com educar@ufpr.br