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Editorial

Desejando aos nossos leitores um 2017 de muitas conquistas, apesar das adversidades políticas de nosso país, temos o prazer de anunciar a primeira edição do ano da Educar em Revista. Neste número o nosso Dossiê versa sobre a temática "Mestrado Profissional e Formação de Professores", tendo como organizadoras as professoras doutoras Claudia Madruga Cunha (Universidade Federal do Paraná, Brasil) e Flávia Vieira (Universidade do Minho, Portugal). A composição do Dossiê, constituído por autores vinculados a instituições de pesquisa do Brasil e do exterior (México, Portugal e Espanha), acompanha a demanda crescente presente nos programas stricto sensu dessa especificidade, que na Universidade Federal do Paraná se faz representar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino1 1 Mais informações na página <www.ppge-mp.ufpr.br> e no artigo de autoria de Claudia Madruga Cunha e Neila Tonin Agranionih, presente neste Dossiê. , criado no ano de 2013. O Dossiê temático "Mestrado Profissional e Formação de Professores: Experiências, Desafios e Perspectivas para a Educação Básica" destaca-se pela sua importância no que diz respeito às experiências de formação complementar de professores, apresentando tanto desafios de caráter universal quanto peculiaridades perceptíveis desde a observação de casos específicos. Certamente uma leitura para começarmos muito bem mais um ano que promete muita luta e trabalho.

A segunda parte desta edição da Educar em Revista traz mais oito artigos que versam sobre diferentes temas de interesse da área de Educação: "Limites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomas", de Mônica Vasconcellos e Mariana Lima Vilela (ambas da Universidade Federal Fluminense, Brasil); "Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame", de Rodrigo Saballa de Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil) e Roberto Rafael Dias da Silva (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil); "Educação infantil em tempo integral: em busca de uma philia social", de Vania Carvalho de Araújo (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil); "A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História", de Helena Pinto (Universidade do Porto, Portugal); "Avaliação das capacidades de leitura", de Suzana dos Santos Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil); "Políticas educacionais e juventude rural no ensino superior", de Ezequiel Redin (Faculdade Metodista de Santa Maria, Brasil); "Trezentos: a dimensão humana do método", de Thaís Branquinho Oliveira Fragelli e Ricardo Ramos Fragelli (ambos da Universidade de Brasília, Brasil); e "Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica", de Wagner Bandeira Andriola e Carlos Adriano Santos Gomes (ambos da Universidade Federal do Ceará, Brasil).

A partir deste ano, a seção documentos da Educar em Revista publicará sínteses de memoriais acadêmicos apresentados para progressão à categoria de Professor Titular no Setor de Educação da UFPR. O primeiro a ser publicado é o memorial do Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira. A iniciativa não se restringe somente a uma homenagem ao nosso corpo de professores neste momento excepcional de sua carreira, mas se caracteriza como uma publicação importante para um estudo futuro sobre a história de trajetórias docentes nesta instituição.

Por fim, esta edição da Educar em Revista se encerra com a publicação de duas resenhas: uma sobre o livro "Pedagogias do século XXI", de Jaume Carbonell, feita por Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira (Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brasil) e Douglas Ortiz Hamermüller (Universidade Federal do Paraná, Brasil), como parte integrante do supracitado Dossiê temático; e outra sobre "Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas (1890-1970)", organizado por Neuza Bertoni Pinto e Wagner Rodrigues Valente, resenhado por Claudemir de Quadros (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil).

Desta forma, a presente edição de número 63 da Educar em Revista se constitui como uma publicação de alta qualidade e de amplo interesse no meio acadêmico. Agradecemos a todos os autores que tornaram esta edição possível, assim como todos os nossos pareceristas, fundamentais para a manutenção de nossa avaliação. Agradecemos aos nossos leitores, na expectativa de que os textos aqui presentes possam inspirar muitos outros e estejam presentes em futuras citações de outras publicações.

O ano de 2017 promete, além da publicação de nossas edições regulares, também a publicação de dossiês temáticos especiais. Em meio às adversidades políticas de nosso país, marcado atualmente por expressivos cortes na área de ciência, tecnologia e educação, entendemos que, de certa forma, escrever é não desistir. Boa leitura!

Curitiba, janeiro de 2017.

Prof. Dr. Cláudio Machado Jr.Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza

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    Mais informações na página <www.ppge-mp.ufpr.br> e no artigo de autoria de Claudia Madruga Cunha e Neila Tonin Agranionih, presente neste Dossiê.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 2017
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