RESUMO
Este artigo busca compreender as possibilidades de formação ambiental em escolas situadas na zona rural de Simão Dias/SE a partir da realização de uma pesquisa qualitativa que teve como aporte metodológico a Análise do Discurso debruçada sobre discursos docentes. A interpretação dos dados foi feita sob a égide da epistemologia relacionada à Educação Ambiental crítica e à Educação do Campo. Os resultados desvelaram que predominam a concepção ingênua da educação e a tendência reprodutivista do ideário do sistema capitalista por meio do aparelhamento da escola e do currículo à ordem dominante na formação ofertada no locus supracitado, descortinando a fragilidade da formação docente e a necessidade de investimento nessa seara educacional. Ademais, revelaram também o alinhamento do Currículo de Sergipe e da Base Nacional Comum Curricular aos interesses do agronegócio e à invisibilização da história e das lutas dos sujeitos do campo, evidenciando a necessidade de se continuar lutando pela educação e formação ambiental com vistas ao enfrentamento à problemática socioambiental.
Palavras-chave:
Discursos Docentes; Educação Ambiental; Educação do Campo; Formação Ambiental