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Ascensão na carreira docente e diferenças de gênero1 1 Este artigo foi baseado nos dados da pesquisa de doutorado de Monteiro (2019), que recebeu financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE): 54943415.4.0000.5404.

Rise in teaching career and gender differences

RESUMO

Este artigo analisa diferenças entre mulheres e homens na ocupação da carreira docente, área considerada feminina, mas cuja carreira demonstra diferenças de gênero. Noções como a divisão sexual do trabalho de Helena Hirata e Danièle Kergoat (2007)KERGOAT, Danièle. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, Helena et al. (org).Dicionário Crítico do feminismo. São Paulo; Editora UNESP, 2009. p. 63-75. e a existência do glass escalator de Christine Williams (1992WILLIAMS, Christine L. The glass escalator: hidden advantages for men in the “female” professions. Social Problems, [s.l.], v. 39, n. 3, p. 253-267, aug. 1992., 2013WILLIAMS, Christine L. The glass escalator revisited: gender inequality in neoliberal times, SWS feminist lecturer. Gender and Society, [s.l.], v. 27, n. 05, p. 609-629, oct. 2013., 2015)WILLIAMS, Christine L. Crossing over: interdisciplinary research on “men who do women’s work”. Sex roles, [s.l.], n. 72, p. 390-395, 2015. em carreiras feminizadas levam ao questionamento sobre quais diferenciações estão presentes na área da educação. A partir de dados quantitativos e entrevistas realizadas com diretoras e diretores, analisamos as diferenças de gênero na ascensão na carreira docente. Os resultados da pesquisa revelam a presença de vantagens para homens na carreira, sejam no que se refere à primeira experiência vivenciada na gestão escolar - idade mais jovem e menor tempo de manejo de sala de aula -, sejam relacionadas aos tipos de incentivo recebidos e à forma de provimento do primeiro cargo na gestão escolar. O provimento por concurso público possibilita uma aparente igualdade entre mulheres e homens no que se refere à idade de ingresso nos cargos de especialistas, embora não garanta uma igualdade na distribuição de mulheres e homens entre os diversos cargos. Os homens estão percentualmente mais presentes em cargos relacionados mais especificamente à face administrativa da gestão - vice-direção, direção e supervisão - do que naqueles dedicados mais diretamente à face pedagógica - orientação e coordenação pedagógica -, o que evidencia uma relação entre gênero e escolha na ascensão na carreira docente.

Palavras-chave:
Carreira Docente; Gênero; Gestão Educacional; Concurso Público

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