Acessibilidade / Reportar erro

Mobilização do legado de Pierre Bourdieu 20 anos depois: a atualidade de um debate para a educação

RESUMO

O presente artigo se propõe a discutir o legado de Pierre Bourdieu para os debates em Educação, 20 anos após seu falecimento. Inicia-se com a exposição de obras inéditas de e sobre o sociólogo, que podem auxiliar a tarefa de apropriação e utilização de seu quadro teórico de análise. Como forma de atestar a profícua utilização de seu arcabouço, realiza-se uma exposição de pesquisa inédita realizada em bases de dados que contemplam as produções de pós-graduação, tentando identificar quantitativamente e qualitativamente, teses e dissertações que referenciam o sociólogo no título, resumo ou entre as palavras-chave, predispondo que o utilizam para tecer suas argumentações e a inferência de dados produzidos empiricamente e, a partir do mesmo, constroem conhecimento em Educação. Finaliza-se o texto com a recuperação do exposto ao longo do artigo, culminando com a sustentação do argumento da imprescindível presença e das mobilizações de Bourdieu para o campo científico educacional brasileiro.

Palavras-chave:
Pierre Bourdieu; Mobilização; Atualidade; Legado; Educação

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br