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A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular

The history taugh in the teching of reading for young and adults: national curricula parameters and the sense of past in popular education

Resumos

Este artigo analisa como as concepções de história aparecem nos currículos destinados a educação de jovens e adultos, utilizando-se como fonte a proposta de Parâmetros Curriculares Nacionais, para educação de jovens e adultos. Aborda, também, questões relativas a produção de parâmetros na educação brasileira e a elaboração pedagógica de seus conteúdos.

educação popular; ensino de história; currículo


This article intent analyses how the conception of history appear on the curriculum purpose to the education of juvenile and adult, have as principal font of analysis the Parameters National Curriculum, to as much will be approach questions relating to production of parameters in the Brazilian education and the pedagogical elaboration of their contends.

popular education; teaching history; curriculum


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular* * As reflexões desenvolvidas neste artigo são parte da pesquisa de doutorado intitulada, História do Brasil história de brasileiros, memória e representação no Brasil contemporâneo, orientada pela Profª Dr.ª Ana Maria de Oliveira Burmester - Departamento de História, UFPR. 1 Tema abordado no final dos anos oitenta, por historiadores, entre os trabalhos mais conhecidos no Brasil está o de Francis Fukuyama. 2 A Lei 9.394/96 que me refiro é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, aprovada em 1996, depois de anos de discussão no Congresso Nacional. 3 Os documentos do Banco Mundial analisados por vários autores, entre eles FONSECA (1995), afirmam que as metas de financiamento do Banco nos anos 90, consideram a educação como fator direto de crescimento econômico, especialmente do ensino fundamental e médio. 4 A disciplina Estudos Sociais que faço referência é a instituída pela Lei 5692/71 que substituiu História e Geografia no ensino fundamental. Durante o período de vigência do regime militar o conhecimento histórico perdeu sua autonomia enquanto disciplina, aparecendo como conteúdo na disciplina de Estudos Sociais, Organização Social dos Problemas Brasileiros e Educação Moral e Cívica. Só a partir dos anos oitenta e o fim da Ditadura Militar é que a disciplina de História voltou ao currículo do ensino fundamental e médio, com a emergência de várias propostas curriculares em muitos Estados brasileiros. 5 Tal preocupação com a perda das características específicas do conhecimento histórico, tanto na sua produção quanto na sua transmissão dentro do sistema escolar, não se limita ao Brasil, como podemos ver no documento formulado pela Academia de La História de Espanha, intitulado Informe sobre los textos y cursos de história em los centros de Enseñaza media, Madri, 2000. Mimeog.

The history taugh in the teching of reading for young and adults: national curricula parameters and the sense of past in popular education

Marlene Rosa Cainelli

Professora da Universidade Estadual de Londrina-PR. cainelli@uel.com.br

RESUMO

Este artigo analisa como as concepções de história aparecem nos currículos destinados a educação de jovens e adultos, utilizando-se como fonte a proposta de Parâmetros Curriculares Nacionais, para educação de jovens e adultos. Aborda, também, questões relativas a produção de parâmetros na educação brasileira e a elaboração pedagógica de seus conteúdos.

Palavras-chave: educação popular, ensino de história, currículo.

ABSTRACT

This article intent analyses how the conception of history appear on the curriculum purpose to the education of juvenile and adult, have as principal font of analysis the Parameters National Curriculum, to as much will be approach questions relating to production of parameters in the Brazilian education and the pedagogical elaboration of their contends.

Key-words: popular education, teaching history, curriculum.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 10 mar. 2001

Texto aprovado em 10 nov. 2001

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  • *
    As reflexões desenvolvidas neste artigo são parte da pesquisa de doutorado intitulada,
    História do Brasil história de brasileiros, memória e representação no Brasil contemporâneo, orientada pela Profª Dr.ª Ana Maria de Oliveira Burmester - Departamento de História, UFPR.
    1 Tema abordado no final dos anos oitenta, por historiadores, entre os trabalhos mais conhecidos no Brasil está o de Francis Fukuyama.
    2 A Lei 9.394/96 que me refiro é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, aprovada em 1996, depois de anos de discussão no Congresso Nacional.
    3 Os documentos do Banco Mundial analisados por vários autores, entre eles FONSECA (1995), afirmam que as metas de financiamento do Banco nos anos 90, consideram a educação como fator direto de crescimento econômico, especialmente do ensino fundamental e médio.
    4 A disciplina Estudos Sociais que faço referência é a instituída pela Lei 5692/71 que substituiu História e Geografia no ensino fundamental. Durante o período de vigência do regime militar o conhecimento histórico perdeu sua autonomia enquanto disciplina, aparecendo como conteúdo na disciplina de Estudos Sociais, Organização Social dos Problemas Brasileiros e Educação Moral e Cívica. Só a partir dos anos oitenta e o fim da Ditadura Militar é que a disciplina de História voltou ao currículo do ensino fundamental e médio, com a emergência de várias propostas curriculares em muitos Estados brasileiros.
    5 Tal preocupação com a perda das características específicas do conhecimento histórico, tanto na sua produção quanto na sua transmissão dentro do sistema escolar, não se limita ao Brasil, como podemos ver no documento formulado pela Academia de La História de Espanha, intitulado
    Informe sobre los textos y cursos de história em los centros de Enseñaza media, Madri, 2000. Mimeog.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Jun 2002

    Histórico

    • Recebido
      10 Mar 2001
    • Aceito
      10 Nov 2001
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