Resumos
Este artigo analisa como as concepções de história aparecem nos currículos destinados a educação de jovens e adultos, utilizando-se como fonte a proposta de Parâmetros Curriculares Nacionais, para educação de jovens e adultos. Aborda, também, questões relativas a produção de parâmetros na educação brasileira e a elaboração pedagógica de seus conteúdos.
educação popular; ensino de história; currículo
This article intent analyses how the conception of history appear on the curriculum purpose to the education of juvenile and adult, have as principal font of analysis the Parameters National Curriculum, to as much will be approach questions relating to production of parameters in the Brazilian education and the pedagogical elaboration of their contends.
popular education; teaching history; curriculum
ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA
A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular*
The history taugh in the teching of reading for young and adults: national curricula parameters and the sense of past in popular education
Marlene Rosa Cainelli
Professora da Universidade Estadual de Londrina-PR. cainelli@uel.com.br
RESUMO
Este artigo analisa como as concepções de história aparecem nos currículos destinados a educação de jovens e adultos, utilizando-se como fonte a proposta de Parâmetros Curriculares Nacionais, para educação de jovens e adultos. Aborda, também, questões relativas a produção de parâmetros na educação brasileira e a elaboração pedagógica de seus conteúdos.
Palavras-chave: educação popular, ensino de história, currículo.
ABSTRACT
This article intent analyses how the conception of history appear on the curriculum purpose to the education of juvenile and adult, have as principal font of analysis the Parameters National Curriculum, to as much will be approach questions relating to production of parameters in the Brazilian education and the pedagogical elaboration of their contends.
Key-words: popular education, teaching history, curriculum.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Texto recebido em 10 mar. 2001
Texto aprovado em 10 nov. 2001
Referências bibliográficas
- CARVALHO, J. M. Pontos e bordados, escritos de história e política. Belo Horizonte: Humanitas, 1999.
- COSTA, E. V. A dialética invertida: 1960 -1990. Revista Brasileira de História, Anpuh, Marco Zero, p. 09-26, 1994.
- FALCON, F. História e representação. In: SEMINÁRIO DA LINHA CULTURA E PODER, 1., 2000, Maringá. Anais... Maringá: mimeo, Programa de Mestrado UEL/ UEM, 2000.
- FERREIRA, A. C. A história fast food (ou alguns problemas da teoria e da narrativa histórica neste final de século. In: SILVA, Z. L. (Org.). Cultura histórica em debate São Paulo: Edunesp, 1995.
- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação de jovens e adultos - proposta curricular para o I segmento do ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação e Desporto, 1998.
- REIS, C. E. Ensino de história e pulverização da História enquanto conhecimento construído. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HIS-TÓRIA, 1999, São Paulo. Anais... São Paulo: Humanitas, 1999. p.163-177.
- SHARPE, J. A História vista de baixo. In: Burke, P. A escrita da História São Paulo: Edunesp, 1992.
- VORRABER, M. Educação popular hoje São Paulo: Loyola, 1998.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Jun 2002
Histórico
-
Recebido
10 Mar 2001 -
Aceito
10 Nov 2001