Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte1 1 Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - “Educação e educadores(as) no Ceará do século XX: práticas, leituras e representações”. Parecer do CEP: 630.923/14.

Maria Neli Sobreira: history and memory of education in Juazeiro do Norte

Lia Machado Fiuza Fialho Zuleide Fernandes de Queiroz Sobre os autores

RESUMO

Maria Neli Sobreira, madre educadora, foi responsável pela alfabetização de crianças e assistência social (1946-2017) às famílias na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, em período marcado, predominantemente, pela atuação de professoras leigas no meio rural. Questionou-se, todavia, que formação educacional e atuação profissional foram desenvolvidas por Neli Sobreira para que se constituísse figura relevante na memória coletiva local. Objetivou-se compreender a formação educativa ensejada a Neli Sobreira, especialmente em sua atuação profissional, na interface com o contexto sócio-histórico, que fomentou o desenvolvimento educacional no interior do Ceará. Por meio de uma pesquisa amparada metodologicamente na história oral biográfica, constatou-se que Sobreira foi uma freira que não atuou apenas no campo religioso de Juazeiro, mas também foi pioneira na política, elegendo-se vereadora. Na atuação educacional, foi a primeira professora normalista com habilitação específica equiparada ao ensino superior; além de muito atuante na área da assistência social, galgando importante papel na educação de crianças e na luta pela garantia de direitos à população pobre no Cariri.

Palavras-chave:
Maria Neli Sobreira; Biografia; Juazeiro do Norte; Educação.

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar.ufpr2016@gmail.com educar@ufpr.br